sexta-feira, 20 de abril de 2012

INSÔNIA, O QUE É ?


http://bau-dos-livros.blogspot.com.br/2011/09/insonia.html


Olá a todos! Gostaria de falar um pouco sobre esse problema que afeta uma grande parte da população, a insônia.

- Mas o que é a insônia?

Gostaria de dizer minha visão, diante do que tenho experienciado.
Caso você tenha insônia, reflita sobre esses pontos que mencionarei aqui e poderá estar se tratando. Pois às vezes é um ponto que você ainda não parou para pensar.


Existem diversos fatores que favorecem a insônia.
Diante da metafísica, Insônia é:

- Tensão, culpa, medo, não confia no processo da vida.

Essa tensão e medo vem da ansiedade.

- Mas o que é ansiedade?

- Ansiedade é medo, e é quando a pessoa não tem confiança no fluxo e no processo da vida. 

Ora, se você notar é a mesma causa da insônia! O medo de deixar a vida rolar, o medo do amanhã.
Quando você está ansioso você fica pensando muito na situação que está por vir, que tanto você teme. Mas por que? Pois você está com medo da situação, medo do que pode acontecer, medo de falhar, medo de errar, medo de não dar certo.

Sendo assim, recomendo que você reflita bem sobre isso e busque não pensar muito e excessivamente no amanhã, no que está por vir. Apenas acalme-se e deixe fluir. O que tem que acontecer, vai acontecer e ponto final.

A ansiedade não causa somente a insônia, mas causa também problemas emocionais e metabólicos no físico. Ansiedade em casos mais graves, faz com que a pessoa tenha até mesmo síndrome do pânico, fobia social, e medos de um modo geral. Causa também distúrbios no aparelho digestivo, como dores de barriga, diarréias, cólicas, como também sensações de frio e de calor e sudorese.

Busque tranquilizar-se diante das situações do dia-a-dia e não estar se preocupando excessivamente com o que está por vir.

Existe também outros fatores que afetam, como;

- Horário de dormir
- Alimentação

O melhor horário para se deitar, diante do relógio biológico natural que todos temos, é as 20:00, e acordar as 04:00 da manhã.

Infelizmente na sociedade rotineira que vivemos, é muito difícil ir dormir essa hora. Então o que recomendo é dormir até no máximo umas 23:00 e acordar às 07:00 da manhã, dormindo então por 8 horas.
Mesmo que você não sinta sono, deite na cama nesse horário e acorde no horário que mencionei.


Acontece que, se a pessoa não estiver indo dormir nessa faixa de horário, ela vai começar a desenvolver cedo ou tarde problemas como; síndrome do pânico, depressão, medos e assim por diante.
Mas por que?
Pois das 20:00 horas às 04:00 nosso cérebro libera uma substância, um neurotransmissor, chamado Serotonina. Essa substância está relacionada ao prazer, é a substância do prazer. O que faz a pessoa estar feliz, de bem com a vida, digamos assim.
E acontece que, essa substância só é liberada nesses horários e se a pessoa estiver dormindo e de preferência no escuro.
Se não estiver dormindo entre esses horários das 20:00 às 04:00, ela não é liberada.

Essa substância sem estar sendo liberada ao longo do tempo, vai estar em falta no organismo da pessoa, então vai gerar uma depressão, trazendo tristeza, medos.

Outro fator é alimentação, principalmente antes de dormir.

- JAMAIS ingira produtos que contém cafeína, antes de dormir.
- JAMAIS tome leite antes de dormir (aliás... jamais tome leite na vida, isso irei explicar num outro post aqui no blog em breve).

Pois isso gera um estado mental ativo. Se você for uma pessoa agitada e sensível a cafeína, você deve cortar a cafeína PARA SEMPRE. Assim como eu fiz, por ser sensível a cafeína.


Não sinto falta, não passo mal por não tomar um "cafézinho"! De jeito algum! Me sinto mil vezes melhor do que antes, quando tomava café.
Faça um teste! Verás como uns 2 meses depois você estará muito melhor! Falo isso por experiência própria.

Resumindo, não se preocupe tanto com o "amanhã", ajuste seu horário de dormir diário e corte 100% produtos que contém cafeína.

-Como resolver a insônia senguindo essas etapas citadas:

- Ao deitar-se na cama, feche os olhos e tente dormir.
- NÃO levante-se, para ir ver TV, para ler um livro ou para fazer algo mais, fique na cama.
- Com isso, uma hora você vai dormir. Muitas vezes não é na primeira noite. Mas você deve persistir todas as noites, sem exceções.
- Acorde às 07:00 da manhã e levante da cama, sem ficar "enrolando".
- Mesmo que você não dormiu nada durante a noite, levante-se da cama e comece seu dia.
- NÃO tome café, chá preto, nem chá verde, pois eles estimulam. Nem de manhã, nem durante o dia (que é onde o sono vai vir). Você não pode estimular durante esse procedimento. Pois isso tudo é uma re-programação que você estará fazendo em sua vida.
- NÃO durma durante a tarde, pois isso vai afetar. E NÃO tome nada estimulante, apenas mantenha-se acordado.
- É difícil, caso você não ter dormido na primeira noite, ficar acordado bem durante o dia, mas você não pode nem cochilar. Se o sono for muito, cochile apenas por uns 30 "no máximo". Programe um despertador para você acordar.
- Com certeza, com a chegada da noite, você irá dormir.

Faça esse procedimento, caso você tenha dificuldades de dormir.
Qualquer dúvida entre em contato, por comentário ou por email:

portal_estelar@hotmail.com

Faça! Você irá notar um imensa diferença!
Agora depende de você mudar isso, ok.

Fique na paz!