domingo, 25 de dezembro de 2011

POEMA DO MENINO JESUS


BETÂNIA INTERPRETA FERNANDO PESSOA.

Este homem, Fernando Pessoa,  foi uma alma sensível e singela mas de um talento como poucos para a arte da escrita. Tão grande ele foi em tudo que escreveu, que sua prosa se confundia com os versos de sua maravilhosa poesia.

REFORMULANDO O BLOG






ANO NOVO, BLOG RENOVADO


Queridos leitores, peço mil desculpas a todos, estou arrumando a casa (o blog), distribuindo as postagens por tema em páginas separadas, já notaram não é? 

Mas isto envolve um trabalhão porque o blog já tem mais de 300 postagens! Então, está sendo um pouco demorada a arrumação e nessas ocasiões sempre existe um pouco de balbúrdia, de confusão.

 Acredito, no entanto, que vai valer a pena, pois estou fazendo correções e  tornando as postagens mas compatíveis com minha visão de mundo, pois este é o objetivo, compartilhar com todos como penso e sinto a vida. Grata pela paciência e pela fidelidade com que têm me acompanhado nesta viagem.

A autora do blog.

Nota atualizada em novembro de 2013: Infelizmente a reformulação não deu certo porque o formato que queria dar era mais compatível com um site. Então, depois de muito penar percebi que o formato inicial era, afinal, o mais adequado.

O PODER CURATIVO DOS EUCALIPTOS


Um Libertador da Melancolia e da Tristeza

Vera Lúcia Monari


00000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000

Nota do Editor:
É possível ser amigo de outros seres, além dos seres
humanos.   Os budistas sabem disso: para eles, o universo
é uma comunidade viva,  uma fraternidade  infinita de seres
biológicos e não biológicos.  Os pitagóricos ensinam sobre
uma “amizade universal” que nos une às estrelas e astros no
céu.  São Francisco de Assis chamava de irmãos o sol, a lua,
o vento, a terra, a água e o fogo.  Olavo Bilac defendia a tese
de que é possível ouvir as estrelas. E os animais? E as pedras?
E os vegetais? Podemos sentir amizade por esta ou aquela árvore.
Motivos não faltam.  Pode ser porque ela nos dá sombra, ou porque
comemos seus frutos. Pode ser  porque ela abriga pássaros que
cantam,  ou porque que ela embeleza a paisagem.  Mas também é
possível ter  uma  amizade direta e consciente com toda uma espécie
de árvores. Os eucaliptos, por exemplo. Eles acompanham muita gente
desde a infância.  O calmo diálogo do vento com suas folhas rodeia
e inspira milhares de brasileiros [e portugueses] de todas as regiões. Considerados
como vilões ecológicos por alguns ― pelo fato de não serem nativos,  e
por absorverem muita umidade do solo ― os eucaliptos têm, no entanto,
poderes curativos e influências sutis mais importantes do que se pensa.

00000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000


Eucalipto - Eucalyptus Globulus
  
O eucalipto é um libertador da preocupação, da melancolia e da tristeza.

Tradicional óleo australiano, de ação descongestionante e expectorante acentuada, é usado para tratar gripes, resfriados, bronquites, tosse e peito congestionado, assim como é muito usado para combater malária, cólera e tifo.

Por suas propriedades bactericida, virótica e anti-séptica, é um óleo muito utilizado em ambientes onde há pessoas doentes, por ajudar a manter o espaço físico protegido e arejado contra os germes; tem grande poder desinfetante, principalmente em períodos de doenças contagiosas, para prevenir que a contaminação se espalhe.

Os aborígenes nativos da Austrália, fazem uso deste precioso curador da natureza, o  Eucalipto, para tratar e curar todo e qualquer tipo de ferimento de pele como: feridas infeccionadas, queimaduras e picadas de insetos, assim como para  tratar das febres, inclusive a malária; é conhecido como a “árvore da febre” (indicado para febre com calafrios)  e  também a “árvore das cascas”.

As propriedades analgésica e anti-espasmódica deste óleo o habilitam como remédio para tratar e aliviar as dores musculares.

Cirurgiões que praticam a medicina tradicional do Ocidente descobriram, neste óleo, um excelente produto de ação anti-séptica, para ser usado em processo cirúrgico  das cavidades, na prevenção de infecção e contaminação hospitalar por bactérias.

Cirurgiões dentistas também fazem uso das propriedades do Eucalipto, quando estão a tratar de cáries nos dentes, para ajudar a eliminar as bactérias e fortalecer a saúde bucal.

Na Índia, o Eucalipto é muito usado para conter e combater doenças contagiosas, assim como tratar a febre.

Por sua propriedade descongestionante, é indicado para aliviar condições respiratórias deficientes, limpar o muco, aliviar o peso da cabeça, especialmente  em períodos de gripes e resfriados.

De efeito refrescante no sistema nervoso, é uma escolha muito apropriada  para tratar do cansaço mental,  falta de concentração, dores de cabeça causadas por tensão mental, neuralgia  e debilidade em geral.

Exerce propriedades diurética e anti-séptica no sistema geniturinário; age no processo de cura em casos de infecção urinaria e cistite; ajuda a aliviar o inchaço, em casos de retenção de líquidos.

Repelente da natureza, age contra o ataque de mosquitos, pernilongos, borrachudos e pulgas.

Como rubefaciente, atua muito bem para aliviar os sintomas de reumatismo, artrite e circulação fraca.

De acordo com a tradicional medicina chinesa, o Eucalipto é excepcional para limpar fleuma e calor dos pulmões. Isto o faz uma boa indicação para combate a ataques de gripes, resfriados, garganta inflamada, sinusite e bronquite crônica.

É classificado como tônico da energia Qi dos pulmões − energia vital − melhora as funções respiratórias e promove a boa absorção do oxigênio pelos glóbulos vermelhos.

O Eucalipto dissipa sentimentos negativos, associados com situações do passado que não deram certo, oferece “espaço interno” para respirarmos e nos libertarmos de velhos medos.  

Indicado para pessoas que se sentem cercadas ou oprimidas pelas circunstâncias da vida, em casa, no trabalho ou na sociedade em que vivem e anseiam por liberdade, novas experiências de vida, mas não ousam agir, por excesso de precaução, hábitos repetitivos, medo ou excessiva responsabilidade, evitando a criação de situações que proporcionem liberdade, para buscar novas experiências. Estimula o ânimo e a coragem para agir positivamente.   

(Vera Lúcia Monari é aromaterapeuta.)

Fonte :http://www.vislumbresdaoutramargem.com/2010/04/o-poder-curativo-dos-eucaliptos.html