quinta-feira, 18 de outubro de 2012

O TESTE DA FLOR DA HONESTIDADE



Uma linda história mostra como os antigos valorizam a virtude da honestidade, ao ponto de criarem testes para que a virtude se revelasse numa pessoa que a possuía.

IR DO PENSAMENTO PARA A CONSCIÊNCIA





Nenhum pensamento é real.

O mesmo é verdadeiro à respeito do silêncio. Palavras surgem no lago do silêncio, palavras lindas, mas elas são apenas formas. Daí a insistência de todos os místicos: mova-se do som para o silêncio, mova-se da forma para o amorfo, do pensamento para a consciência.
Não se deixe envolver por formas, pensamentos, palavras. É isto que é meditação.

Não se identifique com tudo que surge em você e desaparece. Permaneça centrado naquilo que nunca aparece e nunca desaparece, que está sempre ai. Permaneça centrada na realidade permanente do seu ser e você conhecerá o maior êxtase possível, e você conhecerá a verdade que liberta.

Você conhecerá liberação de todas as formas - porque todas as formas criam amarrações. Você saberá que você não é nem um homem nem uma mulher, nem branco nem preto, nem isto nem aquilo - neti neti.

Você  saberá que você é apenas alerta puro que não tem nome nem forma.

 Isto é o que Budha diz: Você não tem nem forma nem um nome. Não deseje aquilo que você não é, porque desejar ser aquilo que você não é cria infelicidade para você. Apenas seja aquilo que você é, sempre foi e sempre será. 

Não tente tornar-se, seja! E isto você já é. Não é uma questão de se tornar, não é uma questão de desejar, não é uma questão de atingir algum lugar. Você já está lá. Apenas acorde! Acorde dos sonhos, de todos os sonhos - dos sonhos da noite e dos sonhos do dia. Acorde de todas as formas e viva no sem forma.

Tudo o que os "acordados" tem dito é a mesma coisa: conhecendo aquilo que é sem forma, conhecendo esta eternidade a sua vida se torna preenchida. VOCÊ ALCANÇA UM CONTENTAMENTO TREMENTODO, ÊXTASE E BENÇÃO.

TRECHO DE "THE DHAMMAPADA"