terça-feira, 7 de agosto de 2012

Ecologia pessoal

Este INFOGRAMA está inspirado no livro: 
 LA MILAGROSA DIETA DEL PH de Robert O. Young.


A ecologia pessoal está constituída pela ecologia espiritual, emocional e corporal. Estas três partes devem estar sempre integradas, porque não existe saúde corporal sem sua contrapartida espiritual e emocional. Devemos cuidar com o mesmo zelo destes três corpos para que a saúde seja nossa natureza.

Entretanto, não podemos deixar de assinalar que a alimentação é uma parte muito importante deste programa!

Por que Hipócrates, pai da medicina disse: " Que o medicamento seja tua comida, e tua comida o teu medicamento"?

Porque o equilíbrio do PH em nosso corpo é o grande aliado para uma vida saudável e a cura de muitas enfermidades.

O INFOGRAMA da imagem está inspirado no livro: LA MILAGROSA DIETA DEL PH de Robert O. Young e ressalta justamente a importância da qualidade dos alimentos para a nossa saúde.

Utilize esta dica em sua alimentação diária e viva feliz, com muita saúde. Ponha os ensinamentos ecológicos dentro de seu corpo e viva o mais naturalmente possível, saiba o que consumir, quanto consumir e como consumir seus alimentos. Outra dica, não se endivide, viva uma vida simples, é muito mais saudável também (as dívidas levam ao stress que é inimigo da saúde)
Existem muitos tipos de tratamentos naturais contra o câncer e em todos eles constam: eliminar alimentos industrializados, adotar alimentos naturais e de preferência crus, procurar eliminar sentimentos negativos como raiva, ressentimento, inveja, vingança etc. Procurar viver atento, no momento presente para evitar sentimentos negativos (passado), ansiedade (preocupação com o futuro).

E, por fim, a prática da meditação é muito recomendada pois indus a produção de hormônios pró-saúde no organismo ao dar sensação de paz, tranquilidade e prazer. 

Procure manter-se informado sobre os avanços nos campos da nutrição, psicologia e espiritualidade e após submetê-los à sua análise criteriosa adote-os no seu dia a dia.






MEU MESTRE/FILÓSOFO PREFERIDO: SÓCRATES

Sócrates - O primeiro homem a ter um pensamento humanista

http://www.brasilescola.com/filosofia/socrates-humanismo.htm
Entre os filósofos que estudei quando fazia matérias isoladas no curso de Filosofia da UFPE, o que mais me apaixonou foi Sócrates porque ele, no meu entender encarna o modelo do mestre.
 Preocupado com o crescimento moral de seus alunos, queria formar verdadeiros cidadãos da cidade-estado de Atenas na época, que, almejava na época, ser um modelo de democracia e da sabedoria. Neste período eu dava aulas sobre ética e ninguém mais do que Sócrates viveu e morreu por este ideal: caráter, moral, ética, postos em prática, vividos no quotidiano não apenas palavras, teoria, mas vivência. 
Pesquisando na NET, encontrei este texto que achei muito bom e que resume algumas coisas que é importante saber sobre Sócrates. Então, Boa leitura e reflexão e, principalmente, buscar uma forma de por em prática tudo que achar pertinente e importante na filosofia de Sócrates.
O mestre em busca da verdade
Biografia
Sócrates nasceu em Atenas por volta de 469 a.C. Adquiriu a cultura tradicional dos jovens atenienses, aprendendo música, ginástica e gramática. Lutou nas guerras contra Esparta (432 a.C.) e Tebas (424 a.C.) Durante o apogeu de Atenas, onde se instalou a primeira democracia da história, conviveu com intelectuais, artistas, aristocratas e políticos. Convenceu-se de sua missão de mestre por volta dos 38 anos, depois que seu amigo Querofonte, em visita ao templo de Apolo, em Delfos, ouviu do oráculo que Sócrates era “o mais sábio dos homens”.
Deduzindo que sua sabedoria só podia ser resultado da percepção da própria ignorância, passou a dialogar com as pessoas que se dispusessem a procurar a verdade e o bem. Em meio ao desmoronamento do império ateniense e à guerra civil interna, quando já era septuagenário, Sócrates foi acusado de desrespeitar os deuses do Estado e de corromper os jovens. Julgado e condenado à morte por envenenamento, ele se recusou a fugir ou a renegar suas convicções para salvar a vida. Ingeriu cicuta e morreu rodeado por seus amigos, em 399 a.C.
Sócrates marca uma reviravolta na historia humana. Até então, a filosofia procurava explicar o mundo baseada na observação das forças da natureza. Com Sócrates, o ser humano voltou-se para si mesmo. Como diria mais tarde o pensador romano Cícero, coube ao grego “trazer a filosofia do céu para a terra” e concentrá-la no homem e em sua alma (em grego, a psique). A preocupação de Sócrates era levar as pessoas, por meio do autoconhecimento, à sabedoria e à prática do bem.
Nessa empreitada de colocar a filosofia a serviço da formação do ser humano, Sócrates não estava sozinho. Pensadores sofistas, os educadores profissionais da época, igualmente se voltavam para o homem, mas com um objetivo mais imediato: formar as elites dirigentes. Isso significava transmitir aos jovens não o valor e o mérito da investigação, mas um saber enciclopédico, além de desenvolver sua eloqüência, que era a principal habilidade esperada de um político.
Sócrates concebia o homem como um composto de dois princípios, alma (ou espírito) e corpo. De seu pensamento surgiram duas vertentes da filosofia que, em linhas gerais, podem ser consideradas como as grandes tendências do pensamento ocidental. Uma é a idealista, que partiu de Platão (427-347 a.C.), seguidor de Sócrates. Ao distinguir o mundo concreto do mundo das idéias, deu a estas o status de realidade; e a outra é a realista, partindo de Aristóteles (384-322 a.C.), discípulo de Platão que submeteu as idéias, às quais se chega pelo espírito, ao mundo real.
 Ensino pelo diálogo
 Nas palavras atribuídas a Sócrates por Platão na obra Apologia de Sócrates, o filósofo ateniense considerava sua missão “andar por aí (nas ruas, praças e ginásios, que eram as escolas atenienses de atletismo), persuadindo jovens e velhos a não se preocuparem tanto nem em primeiro lugar, com o corpo ou com a fortuna, mas antes com a perfeição da alma”.
Defensor do diálogo como método de educação, Sócrates considerava muito importante o contato direto com os interlocutores – o que é uma das possíveis razões para o fato de não ter deixado nenhum texto escrito. Suas idéias forma recolhidas principalmente por Platão, que as sistematizou, e por outros filósofos que convieram com ele. Sócrates se fazia acompanhar freqüentemente por jovens, alguns pertencentes às mais ilustres e ricas famílias de Atenas. Para Sócrates, ninguém adquire a capacidade de conduzir-se, e muito menos de conduzir os demais, se não possuir a capacidade de autodomínio. Depois dele, a noção de controle pessoal se transformou em um tema central da ética e da filosofia moral. Também se formou aí o conceito de liberdade interior: livre é o homem que não se deixa escravizar pelos próprios apetites e segue os princípios que, por intermédio  da educação, afloram de seu interior.
Opondo-se ao relativismo de muitos sofistas, para os quais a verdade e a prática da virtude dependiam de circunstâncias, Sócrates valorizava acima de tudo a verdade e as virtudes – fossem elas individuais, como a coragem e a temperança, ou sociais, como a cooperação e a amizade. O pensador afirmava, no entanto, que só o conhecimento (ou seja, o saber, e não simples informações isoladas) conduz à prática da virtude em si mesma, que tem caráter uno e indivisível.
Segundo Sócrates, só age erradamente quem desconhece a verdade e, por extensão, o bem. A busca do saber é o caminho para a perfeição humana, dizia,introduzindo na história do pensamento a discussão sobre a finalidade da vida.
 O despertar do espírito
O papel do educador é, então o de ajudar o discípulo a caminhar nesse sentido, despertando sua cooperação para que ele consiga por si próprio “iluminar” sua inteligência e sua consciência.
Assim, o verdadeiro mestre não é um provedor de conhecimentos, mas alguém que desperta os espíritos. Ele deve, segundo Sócrates, admitir a reciprocidade ao exercer sua função iluminadora, permitindo que os alunos contestem seus argumentos da mesma forma que contesta os argumentos dos alunos. Para o filósofo, só a troca de idéias dá liberdade ao pensamento e a sua expressão – condições imprescindíveis para o aperfeiçoamento do ser humano.
 O nascimento das idéias, segundo o filósofo
Sócrates comparava sua função com a profissão de sua mãe, parteira – que não dá à luz a criança, apenas auxilia a parturiente. O diálogo socrático tinha dois momentos, o primeiro corresponderia às “dores do parto”, momento em que o filósofo, partindo da premissa de que nada sabia, levava o interlocutor a apresentar suas opiniões. Em seguida, fazia-o perceber as próprias contradições ou ignorância para que procedesse a uma depuração intelectual. Mas só a depuração não levava à verdade – chegar a ela constituía a segunda parte do processo. Aí, ocorria o “parto das idéias” (expresso pela palavra maiêutica), momento de reconstrução do conceito, em que o próprio interlocutor ia “polindo” as noções até chegar ao conceito verdadeiro por aproximações.
 A capital da democracia e do saber

Sócrates
Sob o governo de Péricles (499-429 a.), a cidade-estado de Atenas, vitoriosa na guerra contra os persas e enriquecida pelo comércio marítimo, tornou-se o centro cultural do mundo grego, para o qual convergiam os talentos de toda parte. Fídias, o arquiteto e escultor que dirigiu as obras do Patenon, o maior templo da Acrópole, os dramaturgos Sófocles, Esquilo, Eurípedes e Aristófanes e o orador Demóstenes são nomes dessa época. O regime democrático ateniense – restrito aos cidadãos livres, deixando de fora estrangeiros e escravos – foi fortalecido por reformas que limitaram os poderes da burguesia rica e ampliaram os da assembléia e o júri popular.
A educação artística do povo foi estimulada pela exibição de obras de arte em locais públicos e pelas representações teatrais.
 Para pensar
Ao eleger o diálogo como método de investigação,Sócrates foi o primeiro filósofo a se preocupar não só com a verdade mas com o modo como se pode chegar a ela. Eis por que ele é considerado por muitos o modelo clássico de professor. Quando você prepara suas aulas, costuma levar em conta a necessidade de ajudar seus alunos a desenvolver procedimentos para que possam pensar por si mesmos?
AUTOR:  Héctor Hugo Palacio

A "PEDRA DOS PROBLEMAS" (COMO USAR)

Fonte  http://purajoia.blogspot.com.br/2011/09/jaspe.html 
Jaspe oceânico ou Jaspe Orbicular
Ffonte: http://purajoia.blogspot.com.br/2011/09/jaspe.html 
 Jaspe picture ou Jaspe paisagem
Fonte:  http://purajoia.blogspot.com.br/2011/09/jaspe.html 
Jaspe Roxo

Fonte:  http://purajoia.blogspot.com.br/2011/09/jaspe.html 
Jaspe Picasso


Como seria bom deixar os problemas de lado para poder respirar um pouco, se recompor... Não significa fugir, porque fugir dos problemas não ajuda em nada. Para lidar com as dificuldades quando estamos fragilizados, cansados e sobrecarregados uma boa alternativa é usar uma técnica conhecida como Pedra dos Problemas.

Assim como a "penseira" - objeto mágico do mago Dumbledore, que servia para rever lembranças, na saga Harry Potter - a Pedra dos Problemas não elimina as dificuldades, mas as guarda para que você volte a elas em um momento mais propício.

Normalmente utiliza-se essa técnica para deixar os problemas no trabalho e ir para casa e vice-versa. Ou seja, a ideia é deixar cada situação em seu lugar, de modo que um aspecto da vida não interfira no outro. Também é indicada para situações de crise. 

Quando estamos sobrecarregados, podemos usá-la para focar em uma coisa de cada vez.
Imagine a sua Pedra dos Problemas como se fosse um pen-drive. Ele não resolve nada, não muda nada, mas armazena e guarda seus arquivos para quando você estiver pronto ou precisando utilizá-los. Esses arquivos podem ser prazos, conflitos no trabalho, problemas com clientes e fornecedores, contas à pagar, dificuldades com filhos, arrumação e organização da casa, etc.

COLOCANDO EM PRÁTICA

A técnica em si é simples, mas precisa de treinamento. Quanto mais fazemos, mais fácil e rápido fica o processo todo. Você segura uma pedra enquanto medita e visualiza que está transferindo seus problemas para ela. Pode ser um jaspe vermelho, que tem essa característica. Mas lembre-se: só não vale fugir dos problemas, ao invés de resolvê-los.

http://simonekobayashi.blogspot.com.br/2011/10/tempo-extra-para-lidar-com-problemas.html


Algumas informações sobre a pedra Jaspe :



Existem muitos tipos e cores de jaspe em todo o mundo, geralmente é fácil encontra-los em um areal, desertos, fundo de córregos e rios.
Os xamãs trabalham com o jaspe da imagem para alinhamento no ultimo chakra, o mulandhara por estar ligado à raiz e ao elemento Terra.
No Oriente é considerada uma pedra para meditação pois, a pedra trás muitas formas em desenhos e arquétipos como cenas, paisagens animais, rostos etc.

Cada cor de jaspe tem sua dureza e uso nas magias desde o inicio dos séculos.

Os Índios esculpiam no jaspe uma cruz e colocavam dentro das canoas para ter boa navegação e para proteger contra afogamentos.
Assim a pedra do jaspe mosqueados ou também conhecidas como jaspe-picture, rajados ou desenhadas são consideradas grandes amuletos de sorte e atraem a alegria de viver, bem estar físico, aguça a intuição e ajuda a ter uma maior visão do futuro.

Fonte do texto acima: http://www.lobobranco.com/pedras/pedra18.html


Nota: Coloquei neste post para ilustração, vários tipos de pedra jaspe, entretanto, neste procedimento da Pedra dos Problemas, pode ser usada qualquer tipo de pedra que esteja disponível. Boa sorte com o exercício.

Regras para ser um humano

 

Imagem google

1. Você receberá um corpo. 
Você pode gostar dele ou odiá-lo, mas ele será seu durante todo o período. 

2. Você vai aprender lições. 
Você está matriculado numa escola informal chamada Vida. A cada dia nesta escola você terá a oportunidade de aprender lições. Você pode gostar das lições ou considerá-las irrelevantes ou estúpidas.

3. Não existem erros, apenas lições.
O crescimento é um processo de tentativa e erro: ou seja, experimentação. Os "erros" nos experimentos são tão parte do processo quanto os experimentos que "funcionaram".

4. Uma lição é repetida até ser aprendida.
Uma lição será apresentada a você em várias e diferentes formas, até que a tenha aprendido. Quando você a tiver aprendido, então você pode ir para a próxima lição.

5. O aprendizado não termina.
Não há nenhuma parte da vida que não contenha suas lições. Se você está vivo, há lições a serem aprendidas.

6. "Lá" não é melhor do que "aqui".
Quando o seu "lá" se tornar um "aqui", você vai simplesmente arranjar outro "lá", que novamente parecerá melhor do que "aqui".

7. Os outros são apenas espelhos de você mesmo.
Você não pode amar ou odiar algo sobre outra pessoa, a menos que esse algo reflita oque você ama ou odeia em si mesmo.

8. O que você faz da sua vida é com você.
Você tem todas as ferramentas e recursos que você precisa. O que você faz com eles é com você. A escolha é sua.

9. A vida é exatamente o que você pensa que é.
Você cria uma vida que corresponda às suas crenças e expectativas.

10. Suas respostas estão dentro de você.
As respostas às questões da vida estão dentro de você. Tudo que você precisa fazer é olhar, ouvir e de confiança.

11. Você vai esquecer tudo isso.

12. Você pode se lembrar sempre que quiser.

Fontehttp://simonekobayashi.blogspot.com.br/2012/06/regras-para-ser-um-humano.html
Publicado na Revista Personare: http://www.personare.com.br