sábado, 17 de março de 2012

A Mãe Cósmica - Um Aspecto de Deus

Krishna e Radha: Deus Pai e Deusa Mãe

" Devemos considerar Deus apenas como o Espírito vasto, impessoal, sem forma nem gênero? Ou podemos apelar ao Criador em alguma forma que seja mais familiar à mente humana? Se for assim, deveríamos dizer "PAI"  ou "MÃE" ?
Deus é ambos: Pai e Mãe. Parte de Seu Ser está oculta no espaço, para além do universo, onde nada existe senão pura sabedoria. Esse é o aspecto de Deus como Pai.
E a natureza inteira é o aspecto de Mãe, porque, aqui, encontramos beleza,doçura, ternura e generosidade. As flores, os pássaros a beleza das árvores, dos rios, tudo  nos fala do aspecto maternal, do instinto criativo e artístico de Deus. 
Sorrimos quando pensamos na Mãe, com Seus diamantes das estrelas e da Via Láctea, Seu perfume nas flores, Sua risada nas águas correntes, e todas as belezas que vemos na criação.
Quando olhamos para a Terra abundante de frutos, para todas as coisas que crescem, para o amor de todas as criaturas por seus filhotes, sentimos uma ternura surgir em nosso íntimo; podemos ver e sentir o instinto maternal de Deus. 
E, se um algumas ocasiões, a conduta da Natureza parece cruel e inexplicável (na Índia, quanto está assim enfurecida é conhecida como Kali), ora é assim também que as medidas disciplinares e protetoras da mãe se parecem à criança. "


É com estas poéticas palavras que Paramahansa Yogananda se refere ao seu conceito de Deus, em seu livro  "A Mãe Cósmica - Um Aspecto de Deus" que pode ser encontrado no site da Self-Realization Fellowship

 (http://www.yogananda-srf.org/)