quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Maturidade é a habilidade de amar.

Fonte da Imagem : http://noturnayoung.blogspot.com

Aqui vai mais um trecho de palestra do Guia de Eva Pierrakos, que gosto de reler de vez em quando e estou postando para que possam também ter a oportunidade de lê-la.


"[...]Aqueles que não podem amar são imaturos. Imaturidade causa irrealidade. A irrealidade, sendo falsa deve, forçosamente, causar infelicidade e conflito, escuridão e ignorância. Assim, maturidade é realmente a habilidade de amar.

Também discutimos que a criança dentro de nós requer uma  quantidade ilimitada de amor. A criança é tão irracional, desprovida de compreensão, exigente e parcial quanto qualquer criatura imatura.   
Suas necessidades impossíveis são : ser amada por todos, ser totalmente amada, ter todo desejo gratificado instantaneamente e ser amada apesar de sua irracionalidade e egoismo. É por isso que temos medo de amar.
A criança em nós faz com que desejemos reinar supremos sobre aqueles que devem amar-nos, os quais se tornam pouco mais do que escravos submissos. Há também, momentos e aspectos em nós dos quais nos tornamos escravos submissos. 
Isto não deve ser tomado literalmente, pois refere-se somente a certas reações emocionais. Isto acontece se o amor, a aceitação e o acordo de uma pessoa específica tornam-se uma necessidade para vocês, ao mesmo tempo em que vocês percebem que essa necessidade pode não ser gratificada.
No nosso medo de rejeição e derrota, essa submissão parece ser a única forma de conseguir o que queremos. Como certos aspectos externos de tal comportamento submisso parecem, na superfície, amor verdadeiro, é fácil, especialmente quando nós estamos neste estado sombrio, enganar a si mesmos e acreditar que quando nos submetemos é que amamos de verdade.[...]"


Fonte : Palestra n. 72 do Guia de Eva Pierrakos