sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Olho por olho dente por dente x A lei do perdão.

Imagem google

"[...] O verdadeiro progresso, a verdadeira evolução, é a passagem dos seres da vida sob uma lei para a vida sob outra lei, ou seja, sua mudança estrutural. É assim que a lei 'olho por olho dente por dente' é lenta e gradualmente substituída pela lei do perdão. 

É assim ainda   que a lei 'o fraco serve o forte, o povo serve o rei, o discípulo serve o mestre um dia cederá o lugar à lei da qual o Mestre deu o exemplo no Lava-pés. 

Segundo essa lei superior, o forte serve o fraco, o rei serve o povo, o mestre serve o discípulo - como nos céus, onde os Anjos servem os homens, os Arcanjos servem os Anjos e os homens, os Principados servem os Arcanjos, os Anjos e os homens, e assim por diante. E Deus? Ele serve todos os seres, sem exceção.


Assim a 'lei' da luta pela existência, que Darwin observou no domínio da biologia, um dia dará o lugar à lei da cooperação para a existência, que já existe na cooperação das plantas em flor e das abelhas,na cooperação entre as diferentes células de um organismo e na cooperação do organismo social humano.


O fim da 'lei' da luta pela existência e o triunfo futuro da lei da cooperação para a vida foram anunciadas pelo profeta Isaías:
"O lobo morará com o cordeiro, o leopardo se deitará com o cabrito. O bezerro, o leãozinho e o gordo novilho andarão juntos e um menino pequeno os guiará"(11,6-7)


Assim será, porque a nova 'lei' - isto é, uma mudança profunda na estrutura psíquica e física dos seres -  substituirá a 'lei' antiga, primeiramente na consciência, depois nos desejos e nas afetações e enfim na estrutura orgânica dos seres.


As leis se sucedem e mudam. Elas não são entidades metafísicas imutáveis. O mesmo vale para os 'princípios e as 'idéias':


"O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado, de modo que o Filho do Homem é senhor até do sábado." (Mc 1, 27-28).


É essa a relação entre os seres, de um lado, e as leis, os princípios e as idéias, do outro.[...]"
Fonte: Meditações sobre os Arcanos Maiores do Tarô. Por um autor que quis manter-se no anonimato. Prefácio de Robert Spaemann, Apresentação de Hans Urs von Balthasar. 2a. edição. (Tradução Benôni Lemos. São Paulo:  Paulinas, 1989 (Coleção amor e psique)