sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Coonvergëncia entre o Ser e o Saber

CRÉDITO DA IMAGEM: http://anaamaral.tumblr.com



Eis um aspecto desafiador e paradoxal da crise contemporânea: a existência de uma hipertrofia de informações e de conhecimentos, de acesso amplo, irrestrito e imediato, ao mesmo tempo em que sofremos de uma atrofia do processo de discernimento e de compreensão. Como bem denuncia Heidegger, nunca estivemos tão alienados com relação à questão humana.

Sobre a compreensão da realidade, Basarab Nicolescu (1) inicia o seu livro, Qu’est-ce que la réalité?, de forma contundente:

“A palavra ‘realidade’ é uma das mais prostituídas de todas as línguas do mundo. Todas as pessoas acreditam saber o que é a realidade mas, quando nos interrogamos, descobrimos que há tantas concepções desta palavra quantos são os habitantes da terra. Assim, não é surpreendente que os inumeráveis conflitos agitam, sem cessar, os indivíduos e os povos: realidade contra realidade. Nestas condições, é por algum tipo de milagre que a humanidade ainda existe (...). Todavia, a tripla revolução que atravessou o século XX – a revolução quântica, a revolução biológica e a revolução informática – deveria mudar, em profundidade, nossa visão da realidade.” 

 Artigo de Roberto Crema
 Reitor da UNIPAZ