domingo, 8 de janeiro de 2012

O CHAMADO DE GAIA

O nascimento de Gaia



Li um artigo com este título que achei muito bom. Assim, como decidi compartilhar tudo que acho de bom com os leitores, fiz um link para este artigo.
Boa leitura.

GUERRILHA URBANA : JARDINAGEM LIBERTÁRIA


Fonte da imagem :  http://arquiteturapaisagismo.blogspot.com/2011/02/jardins-inusitados.html 


Este fusquinha ficou uma graça todo coberto de plantas que nasceram sobre ele, jardinagem libertária da própria natureza. Não tenho certeza se foi espontâneo o nascimento das plantas ou se foi alguém que o fez, propositalmente. De qualquer forma achei muito interessante.

Guerrilha Verde, o que é?


Tudo começou quando Richard Reynolds decidiu que iria, na calada da noite, dar um jeito nos abandonados canteiros dos arredores de sua casa em Londres,  não sabia que passava a integrar um verdadeiro exército verde. Mas ao criar o site guerrillagardening.org para divulgar os “ataques”, então cada vez mais frequentes e audaciosos, Reynolds descobriu que, assim como ele, outras pessoas lutavam pela preservação do espaço público cultivando-os ilicitamente.




Assim surgiu a comunidade Guerrilla Gardening onde os ativistas de todo o planeta divulgam suas ações, trocam experiências e discutem a guerrilha verde. No site há um mapa-mundi com os lugares em que a jardinagem guerrilheira acontece. Apesar de não estarem ainda lá, achei no fórum os guerrilheiros brazucas do Jardinagem Libertária, que segundo o blog já atuam em Campo Grande, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.
Torço prá idéia pegar por aqui, chega de Shopping Centers, quero espaços de convivência ao Sol!
Assim se expressou o blogger do http://rebobine.wordpress.com/category/propaganda/guerrilha/

Então eu pergunto:
E aí ? Quem está disposto a abraçar essa guerrilha urbana ?
Em sua cidade existem espaços urbanos abandonados cheio de sujeira e lixo ?
Está disposto a transformá-lo num espaço ajardinado e belo, já que as autoridades responsáveis não o fazem?
Então, mãos a obra. Descubra como fizeram os integrantes do grupo jardinagem libertária.



Carta de José Lutzenberger ao Prefeito de Estrela-RS sobre Paisagismo Urbano





Um trecho de uma das cartas de José A. Lutzenberger sobre consultoria para arborização de parques.


Este não é propriamente um "laudo técnico", é um trabalho de conscientização. O problema não é técnico, é quase filosófico, tem a ver com nossas atitudes e visão do mundo. Por isso, não se atêm só a detalhes da situação das áreas verdes de Estrela. Estas servem de exemplo, apenas. Procuro mostrar o absurdo dos enfoques predominantes e alertar para uma visão mais ecológica.


Quer ler mais, fique à vontade!

A Amazônia não é o pulmão do mundo, é um grande aparelho de ar condicionado que contribue, junto com outras florestas, para o equilíbrio da temperatura no planeta.

Mapa da ecorregião amazônica



As florestas tropicais úmidas, que antes da devastação das últimas décadas totalizavam algo em torno de nove milhões de quilômetros quadrados (mais da metade do continente americano), foram importantíssimas neste processo de manutenção das condições de vida do Planeta. 


Elas não foram o pulmão, como se dizia, e sim uma colossal bomba de calor. O que é "bomba de calor"? O refrigerador e o ar condicionado são bons exemplos. O primeiro tira o calor de seu interior e o dissipa do lado de fora. O ar condicionado pode tanto tirar calor da peça e jogá-lo para fora, quanto tirá-lo de fora e jogá-lo para dentro. A floresta tropical úmida é um colossal aparelho de ar condicionado, que regula a temperatura do Planeta. 


Há pouco tempo eu estava fazendo uma palestra no Canadá, quando um estudante perguntou como a floresta tropical úmida sobreviveu à Idade Glacial. A maioria das pessoas imagina que durante as Idades glaciais, que duraram milhares de anos cada uma (foram quatro), o Planeta inteiro ficou gelado. Nada disto! O gelo avançou na Europa, na Sibéria, na América do Norte, e um pouco aqui no sul da Argentina e da Austrália. Mas as temperaturas no Ecuador continuaram as mesmas. 


No auge dos períodos glaciais, quando o norte da Europa e o Canadá estavam cobertos por dois ou três quilômetros de gelo, as temperaturas nas regiões de Manaus ou Belém eram as mesmas de hoje. Os cinturões tropicais, estes sim, ficaram mais estreitos.


Gostou ? Leia mais !

Cedro do Líbano, uma bela árvore, suas florestas estão em extinção.


A reserva florestal de cedro de Líbano em Becharre



Um bonsai de cedro do Líbano





As pinhas (fruto do cedro do Líbano)

Bandeira do Líbano
É com muita tristeza que constatamos a quase extinção desta árvore maravilhosa, o cedro do Líbano. Na foto temos uma relíquia ... uma das  florestas preservadas de cedros-do-Líbano (Cedrus libani)
 Em  1876, a Rainha Vitória patrocinou a construção do muro que protege os cedros existentes na floresta Bsharri (Becharre) (ver foto) 
As florestas de cedro do Líbano são as mais antigas florestas da história documentada. Os cedros foram suficientemente importantes na história do homem para estarem presentes nos mais antigos registros humanos,  como o dos Sumérios do terceiro milénio aC. O Cedro do Líbano é mencionado mais de 70 vezes na Bíblia. 

Tem sido o símbolo nacional do Líbano. Há 18 reservas de cedros do Líbano, principalmente, a floresta Barouk e a floresta dos cedros de Deus em Bsharri.

A árvire ten folhagem perene. Tem copa em forma de cone quando jovens e copa rasa com andares disintos quando na forma adulta. Os ramos são dimórficos: com pequenos (braquiblastos) e grandes (macroblastos) ranis. 

As folhas, com forma de agulhas espaçadas nos ramos maiores e em grupos de 15 a 45 folhas nos ramos menores. As folhas medem de 5 a 30 mm de comprimento, são quadrangulares em secção transversal, variando do verde para o glauco azul-esverdeado, com  bandas estomáticas nas quatro faces.

Os estróbilos (pinhas) são produziodos geralmente de dois em dois anos, amadurecendo 12 meses após polinização, os estróbilos maduros, no mês de outubro, medem cerca de 8 a 11 cm de comprimento e 4 a 6 cm de diâmetro, são resinosos e abrem para dispersar as sementes aladas ao longo do inverno. 

As sementes medem cerca de 15 mm de comprimento e 6 mm de diâmetro, com uma asa triangular de 20 a 25 cm de comprimento. É uma árvore de grande longevidade, podendo viver durante séculos.
Fontes
www.arabesq.com.br
http://etnobiodiversidade.blogspot.com