quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Mantras : Gayatri Mantra

Fonte : Google Images (deusa Gayatri)






Mantra (do sânscrito Man -mente - e tra - alavanca) é uma sílaba ou poema religioso normalmente em sânscrito. Os mantras originaram do induísmo, porém são utilizados também no budismo e jainismo.


Os mantras são entoados como orações, repetidos como as do cristianismo. Contudo, diferentemente do cristianismo, não constituem propriamente um diálogo com Deus. O budismo mahayana do Tibete, usa mantras em tibetano, o zen-budismo do japão os usa em japonês.

John Blofeld encontrou em Hong Kong no começo  do século XX mantras cuja língua ninguém sabia identificar, e que pareciam uma alteração de um original sânscrito.


Os mantras em geral são muito curtos, um breve verso comportando algumas sílabas e com sentido bem claro. Mas eles também podem consistir numa extensa combinação de sílabas aparentemente desprovidas de sentido. Os "sons semente", formados de uma única sílaba e que terminam quase sempre por uma nasal, como m ou n, constituem mantras ainda mais complexo e enigmáticos.


Dentro  desta categoria, o mantra mais conhecido é OM (AUM), palavra que diz-se contém a chave do universo. OM corresponde às três principais divindades - Brahma, Vishnu e Shiva. 

Os mantras são compostos de diferentes formas, eles podem ser o produto de uma inspiração comunicada diretamente pelo Cosmos ou podem resultar também de uma meditação, e nesse caso, ser uma emanação do espírito inconsciente de um iogue. 

Alguns são recolhidos diretamente do akasha, o éter cósmico ou memória universal, por adeptos de altíssimo grau, outros mantras são obras de poetas, cantores ou de místicos. 


Muitos mantras, considerados dentre os mais eficazes, foram compostos através de um dos vários métodos usados para reduzir a uma curta fórmula hermética toda uma obra importante, este procedimento é, às vezes, utilizado em proporções inimagináveis, é desta forma por exemplo, que um livro sagrado contendo milhares e milhares de versos pode ser resumido num só capítulo.

 Este capítulo pode, em seguida, ser reduzido a um só parágrafo, depois a um verso e, finalmente, a uma única sílaba. Esta sílaba última tem um poder tão grande que de forma análoga a um micro ponto da moderna computação, encerra a essência de todo o tratado. O domínio desse mantra conferirá imediatamente ao discípulo uma compreensão intuitiva do conjunto do texto.



Além de OM, existem outros mantras do tipo "som-semente", tais como krim, hrim, vam, gam, ram, shrim, yam, etc. ..., cujas vibrações são inicialmente concentrada e depois projetadas seja para o interior de si mesmo, seja para o exterior, na forma de invocações, ordens bênçãos com o propósito de agir como instrumento de proteção, de poderes curativos e armas de defesa.


Os mantras"internos" são dirigidos para uma parte do corpo, tal como a cabeça, o espaço entre as sobrancelhass, o pleo solar ou os órgãos sexuais, onde produzem vibrações de energias precisas. Dessa forma, os mantras orientais dirigidos para o crânio, provocam ressonância nos alvéolos do cérebro, criando um tipo de iluminação mística. 

Afirma-se mesmo, na mantra ioga, que certos mantras efetuam uma viagem circular no corpo humano e que suas reverberações provocam o desaparecimento de tecidos usados e gastos, substituindo-os por tecidos novos. Os mantras podem ser dirigidos para uma parte específica do corpo que tenha necessidade de ser revigorada ou curada.



Acredita-se que existe um mantra para todos os estados e todas as doenças e melhor ainda, para todos os problemas, de qualquer natureza. Todos podem ser resolvidos com a entoação dos sons convenientes e apropriados, porque cada mantra é um som, e as vibrações sonoras constituem a própria base do universo. As doutrinas orientais atribuem enorme importãncia ao conhecimento e uso dos mantras.


É comum admitir que os efeitos de um mantra são reforçados com a repetição do mesmo: a entoação sem fim da fórmula aumenta o efeito de seus benefícios. O mantra age sobre o espírito, permitindo gradualmente ao praticante compreender seu significado profundo. Sua constante repetição, sobretudo quando combinada com os pranayamas, ou técnicas respiratórias, contribui para suscitar um estado de transe e provocar uma ilumnação mística. 


O mantra penetra nos reinos sobrenaturais, e de certa forma, compele os deuses a responder às preces que lhes são feitas. Se uma pessoa repete (com correção) cem mil vezes um certo mantra que objetiva poder, homens e mulheres lhe obedecerão implicitamente; se essa pessoa o repete duzentas mil vezes, ela poderá dominar todos os fenômenos naturais; com um milhão de vezes, conseguirá a faculdade de viajar através de todo o universo. 


Utilizam-se rosários especiais para controlar o número de repetições. São feitos geralmente de grãos secos, enfiados num cordão. Por meio de um único mantra pronunciado em voz alta, ou murmurado, ou repetido mentalmente, pode obter aquilo que procura, pois todas as coisas são formas de manifesação do som. E o próprio Brahma é o Som do qual se nutre o universo.

Entre todos os milhões de mantras compilados e guardados nos arquivos do Extremo Oriente, o mantra Gayatri é universalmente considerado a essência detodos os mantras. As palavras em sânscrito contém todo o seu poder e potencial espiritual.



De acordo com a cosmologia védica, existem sete círculos de luz brilhante. Cada um desses círculos ou esferas é espiritualmente mais elevado e sublime do que o precedente. Numa semelhanta impressionante com as do Paraíso de Dante em a Divina Comédia, esses círculos luminosos são progressivamente alcançados pelo desenvolvimento espiritual humano até, finalmente fundir-se com Deus. Então só poderemos voltar à Terra se Deus quiser ou precisar que realizemos algum serviço, como parte do grande plano do universo.
As várias esferas de luz são as moradas dos santos e sábios, profetas e rishis, anjos e arcanjos, e dos Grandes Salvadores da humanidade que vêm de tempo em tempos. Apesar de existir mais de um meio de alcançar essas esferas, um meio comum a todos é o respeitável mantra Gayatri.
O mantra Gayatri é uma simples meditação focalizada na luz espiritual. Enquanto os outros mantras são ótimos para seus objetivos, esse é recitado especificamente para iluminar a mente e o intelecto. Para o verdadeiro poder espiritual, o acúmulo da suprema luz espiritual e a obtenção da iluminação, não existe nada que seja comparável ao mantra Gayatri. Praticado por hinduístas e budistas de diferentes tendências, ele é reconhecido comoo recurso supremo para se alcançar a iluminação.
Mantra do sânscrito


De acordo com os ensinamentos védicos, cada uma das sete esferas tem uma única vibração, que é uma vibração condensada de toda a esfera. É um resumo da esfera na forma de uma única palavra. Quando entoamos a vibração dessa esfera, nós a trazemos para dentro de nós mesmos. Estabelece-se então um contato entre nós e a esfera. 

No início, esse contato é fraco e sutil. Mas com o tempo, com a prática espiritual constante, esse contato torna-se tão forte que a pessoa consegue manter a vibração dessas esferas mesmo enquanto estamos vivendo no corpo físico, durante as atividades corriqueiras. Em sânscrito, esse estado às vezes é chamado de sahaja samadhi, ou o “o estado natural de iluminação”.

O mantra gayatri fórmula longa 
Om Bhuh, Om Bhuvaha, Om Swaha
Om Maha, Om Janaha, Om Tapaha,
Om Satyam, Om Tat Savitur Varenyam
Bhargo Devasya Dhimahi
Dhiyo Yonaha Prachodayat
Ó Luz Auto-resplandecente que deu origem a todas as lokas
[esferas da consciência], que é digna de devoção e aparece através
da órbita do Sol, ilumina o nosso intelecto.



O mantra gayatri fórmula abreviada
Om Bhuh, Om Bhuvaha, Swaha
Om Tat Savitur Varenyam
Bhargo Devasya Dhimahi
Dhiyo Yonaha Prachodayat


Ó Luz Auto-resplandecente que deu origem a todas as lokas
[esferas da consciência], que é digna de devoção e aparece através
da órbita do Sol, ilumina o nosso intelecto.


O mantra é também atribuído às deusas Gayatri, Savitri e Saraswati, onde Saraswati representa a perfeita expressão, a harmonia e unidade; Gayatri governa os sentidos e Savitri governa as energias vitais.

Fontes: wikipédia