quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Análise Tarológica para 2012




Análise tarológica do ano de 2012

O objetivo procurado ao realizar esta análise é sinalizar para o fato de que quem tiver interesse em melhorar sua "performance" no nível dos relacionamentos e do amadurecimento psicológico, poderá fazê-lo desenvolvendo seu autoconhecimento e autotransformação através dos ensinamentos proporcionados pela leitura/interpretação dos arcanos regentes deste ano.


Boa leitura.


O Tarô é a unidade  comentada de 22 maneiras simbólicas. Iremos fazer aqui o comentário simbólico de quatro Arcanos relacionando-os com a soma teosófica dos algarismo que compõem o número 2.012. Para chegar a este resultado, foi feita a soma teosófica dos algarismos 2+0+1+2=5 (arcano regente do ano).


Para a consecução deste estudo foram utilizados os arcanos  V - O Hierofante, o arcano II - A Sacerdotisa ou A Papisa, o arcano 0 - O Louco e o arcano 12 - O Enforcado. 


Os algarismos  0, 2 e 12 correspondem aos três arcanos que também estão influenciando este ano de forma complementar ao arcano regente. Então, recapitulando, neste ano de 2012, o arcano regente é o arcano V, O Hierofante, juntamente com o arcano II, A Sacerdotisa, o arcano 0, O Louco e o arcano XII, O Enforcado ou O Pendurado, seus coadjuvantes neste processo


O HIEROFANTE, O PAPA OU SUMO SACERDOTE




Este arcano é a estrada celestial por onde viaja O Carro. Sua função básica é ligar o microcosmos ao macrocosmos ou seja, o Grande Universo às Manifestações. Ele é o Pontifex, o construtor de pontes que proporciona uma ligação entre a experiência exterior e a iluminação interior.

Observe a figura. Ele apresenta um gesto que simboliza uma benção. A benção é a colocação em ação do poder divino que transcende o pensamento e a vontade individuais daquele que abençoa e daquele que é abençoado. 

Em outras palavras, a benção é um ato essencialmente sacerdotal. A benção vivificante se derrama sobre todos que praticam a oração, seja ela de que forma for. Quem não ora vai se asfixiando aos poucos porque perde o contato com o mundo espiritual e deixa de receber as bençãos que necessita.
A oração é uma espécie de respiração. É uma respiração vertical, do que está em baixo que recebe os ares, as bençãos do que está em cima. Existem vários modos de orar, por exemplo, a sede de verdade é um tipo de oração. O sofrimento é sempre uma oração, e a consolação, a paz e a alegria que podem vir depois dele são efeitos da benção ou da graça que lhe correspondem.

O esforço da vontade, o verdadeiro trabalho, é também uma oração que provoca bençãos como resultado.
O Papa guarda o equilíbrio entre o esforço humano e a graça divina

Assim, no ano de 2012, estaremos sendo convocados para nos elevar às questões do espírito, para compreender aquilo que Deus deseja de nós. Estaremos buscando a sintonia  com o nosso mestre espiritual, nossa essência divina que está dentro de cada um de nós,  o intermediário capaz de estabelecer uma ligação entre nossa consciência terrena e o conhecimento  intuitivo da lei divina. O mestre que nos indicará o que devemos fazer para entrar em sintonia com o divino. 

Este ano, é propício para  buscar respostas de ordem filosófica para os dilemas de nossa existência, estaremos em busca do sentido da vida.


ARCANO II - A SACERDOTISA OU A PAPISA





Nesta análise, o arcano II - A Sacerdotisa, sinaliza para a necessidade de trabalhar em todos os níveis do ser com muita sabedoria, intuição e introspecção, guardando o silêncio para escutar a alma. O mundo da sacerdotisa é denso e misterioso e não pode ser compreendido pelo intelecto, é o nosso elo com o inconsciente.

Seu mundo está cheio de riquezas ocultas e mistérios a serem desvendados. Este universo contém os potenciais a serem desenvolvidos, bem como as facetas sombrias e mais primitivas de nossa personalidade.

 Ela se revela apenas nos fragmentos dos sonhos ou por meio das estranhas coincidências da vida e das intuições. Entretanto se quisermos dominar este mundo e colocá-lo ao lado do intelecto para nosso próprio benefício, ele emudece e escapa do nosso alcance.

É nesse mundo misterioso que residem os padrões do nosso destino e o real objetivo de nossa vida. Os ensinamentos deste arcano podem contribuir para uma vivência mais sábia e intuitiva do cotidiano.

Ao nível dos relacionamentos, este arcano aconselha guardar o silêncio e aprender a ouvir, falando apenas quando isto for útil ou acrescentar alguma coisa de valor a quem escuta.

Ao nível psicológico nos convida a fazer um mergulho nas profundezas da alma. É lá que está guardado um tesouro muito precioso : a sabedoria e a energia que cada um precisa para o trabalho de crescimento espiritual e construção da maturidade psíquica.

A Sacerdotisa conhece o nosso passado, ela escreveu nossa história no livro que está mostrando. O acesso a este conhecimento é um dos fatores que contribuirão para o sucesso da realização de nossa missão nessa vida


ARCANO XII - O ENFORCADO


Neste arcano, o enforcado aparece entre duas árvores das quais foram cortados 12 ramos (zodíaco) então o enforcado não está sob a influência do zodíaco.  Ele, por assim dizer, engoliu o zodíaco e sua vontade se tornou a Vontade que se manifesta de 3x4 maneiras diferentes.


 Ele traz em si as doze modalidades da ação da Vontade Divina, ou antes, é carregado por ela. O enforcado representa a redução das doze modalidades da Vontade, êle está suspenso invertido porque mudou sua gravitação.

 Ele está sendo puxado pelo alto.
Neste arcano se trata da identificação da vontade humana com a vontade divina, a atração para o alto em seus dois  aspectos o do êxtase e o da morte.
O enforcado é imagem do sacrifício voluntário em benefício de um bem maior.


 Ele consegue acolher as mudanças da vida que trazem sacrifícios e sofrimento. Algumas pessoas não conseguem se adaptar as mudanças de situação e se apegam ao passado. Outras tornam-se amargas, desiludidas e culpam a vida, a sociedade e até mesmo Deus pelos seus fracassos. 

O enforcado consegue antever e compreender que tais mudanças provavelmente são necessárias para o desenvolvimento de algum desígnio superior que ainda não se manifestou. Ele representa uma atitude de submissão voluntária ao eixo misterioso por traz do qual se realizam as voltas da Roda do Destino. 

O enforcado aceita e espera na escuridão, sem compreender ainda qual é o desígnio que está por traz das mudanças. Ele sofre a ansiedade e o medo de que o seu sacrifício seja em vão. Entretanto sua expressão é serena e porque acredita que o sofrimento terminará afinal, transformando-o assim como sua relação com Deus. 

Ele abriu mão do controle para que uma vida melhor possa surgir. Êle possui a fé verdadeira aquela que adquirimos quando realmente nos arriscamos na vida. Ele agora confia no Outro, aquele que sabe mais que o ego. 

O Louco, o buscador, aceita o desafio das trama invisíveis do inconsciente que se manifestam através das mudanças de situações na vida, sem resistência e com confiança  e fica quase sempre com ansiedade e medo na esperança de uma vida melhor.