quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O Poder do Sentimento

Fonte: Google Images

Você já  se perguntou : "O que são sentimentos?, "De onde eles vêm?, "para que servem?" Talvez você não tenha feito essas perguntas exatamente deste modo e, contudo, gostaríamos muito de saber de onde provêm a raiva, o medo e a tristeza. Não satisfeitos com as explicações comuns  de que estes estados simplesmente acontecem, que são estados de ânimo e que todos nós os temos (embora algumas pessoas sejam mais melancólicas do que outras),  começamos a explorar a causa dos sentimentos.

No curso dessa exploração, chegamos a discernir os bons dos maus sentimentos, a motivação, a intenção e toda relação de atividade para um sentido de valores evolutivos. Porém o que não compreendemos de início é que a emoção é um fenômeno coletivo. Estamos na realidade, nos movendo num oceano de sentimentos de emoção, gerados por milhões de pessoas que já se foram antes de nós, milhões que estão ao nosso redor e milhões que estão esperando para continuar a sentir as emoções ou as ações das leis  de causa e efeito nos níveis inferiores da matéria.

Sentimento e emoção

O sentimento é a energia do amor, criativa e autogerada. E emoção são os movimentos humanos do sentimento, a miríade de permutações e qualidades do amor e de sua ausência. O sentimento é a faculdade de experimentar, e a energia gerada por tal experiência. A emoção é um fenômeno humano, enquanto o sentimento é uma faculdade, uma potência, um poder que se origina do além - um dos três poderes básicos no homem.

Há um mundo de diferenças entre sentimento e sensação. A sensação está relacionada aos sentidos físicos. O sentimento é não-físico. É realmente uma função do coração traduzida em irritação, raiva e ganância, medo, possessividade ou orgulho, pelo indivíduo, cuja consciência pode estar alocada num dos chakras inferiores. 

Para o indivíduo, cuja consciência  está sendo expressa através de um dos chakras superiores, este sentimento traduz-se em humanitarismo, alegria, prazer, generosidade, realização e uma vasta gama de satisfações estéticas.

Mecânica

Somos uma consciência, uma inteligência dentro de um veículo de matéria. A matéria é composta de diferentes ingredientes em diferentes tipos de atividade (atômica, molecular, elétrica, magnética, eletrônica, sônica, etc.). Vivemos tamém num corpo de sentimento que no que se refere à substância, não tem nada a ver com matéria física, mas ressoa em sincronia com ela. 

Este é o segundo corpo. O terceiro corpo, ou corpo mental inferior, possui um tipo diferente de substância e ressoa em sincronia com o primeiro e o segundo corpos.  Os três primeiros corpos realmente se movem como um só - estão entrelaçados naquilo que chamamos de personalidade.

Isso significa que o que quer que aconteça física, mental ou emocionalmente terá se originado ou motivado por agitações em um dos outros dois corpos. Poderíamos comparar a atividade dos três corpos inferiores à atividade dos elementos terra, água, ar e fogo. O corpo físico corresponderia à densidade, estabilidade e solidez da terra. 

O corpo emocional corresponderia à água, sua fluidez, suas propriedades de congelamento e evaporação, sua capacidade de correr, rolar, espelhar e contornar. O corpo mental corresponderia às propriedades do ar, frio, seco, cortante ou refrescante e estimulante. O fogo diz respeito à consciência, ou espírito, e acende todas as coisas para as quais se dirige - é  a centelha da vida superior dentro dos corpos.

 Estes três corpos e suas propriedades são parte da experiência do planeta. Todo mundo as tem, embora em diferentes graus e qualificações. É como se a cada um de nós tivesse sido confiada por esta grande entidade, o planeta Terra, uma parte de si mesma - estes três corpos. A maneira como deles cuidamos refletir-se-á na própria Terra.

O sentimento amplia a energia. Como inteligência, temos a capacidade de pressentir algo e dar-lhe energia através de nosso sentimento. Quando achamos que uma coisa é bela, esta coisa se torna realmente bela; quando achamos uma coisa feia ou pavorosa, tal coisa assim se torna. Tudo aquilo que observamos cria em nós um sentimento, ou através de repetição do passado, de novidade do presente ou através de uma intenção construtiva - um ato de vontade.

Fonte : Alquimia Interior p. 119 a 121 de Zulma Reyo, Tradução de Sílvia Branco Sarzana, Ed. Ground, S. Paulo, 1989.