Em português a palavra bonsai significa plantado em uma bandeja.
Assim, a natureza poderá ser contemplada de perto, através da miniatura de uma árvore posta em uma bandeja.
O bonsai é duplamente admirado: pelo que é e pelo que representa.
O bonsai não é um fake, um truque de ilusão ótica. Um exemplar que dê flores e/ou frutas e que atravesse várias gerações não é uma jovem muda, é uma árvore madura.
Nesta arte o homem e a natureza interagem. O hhomem tenta criar a natureza como Deus a criou. A natureza mostra ao homem como ela é. O bonsai é a natureza em si e também sua representação. Tal obviedade é comumente despercebida.
O cultivo do bonsai é a combinação de arte e horticultura. As duas são necessárias para que belas árvores sejam obtidas a primeira é considerada mais importante e também mais difícil de ser aprendida, pois a parte artística depende do talento individual do cultivador. Embora as técnicas, como a amarração, por exemplo, possam ser ensinadas e aprendids, é o senso artístico que imaginará um belo desenho.
É claro que o tempo aprimora o senso estético do cultivador, mas haverá sempre diferenças na maneira de expressar cada talento. Cada bonsai é único, não existem, no mundo todo, dois exatamente iguais.
O bonsai é uma obra de arte em constante movimento de transformação, pois sempre está crescendo, não importa quão pequeno e devagar seja esse crescimento. Estará mudando a cor de suas folhas, que surgirão e cairão, assim como as flores e os frutos: a textura do tronco e galhos também estará continuamente se alterando com o passar do tempo.
Talvez por isso seja o onsai conhecido em arte, como obra aberta. Nele, um galho poderá sempre ser orientado em outra direção ou mesmo podado.
No bonsai, a obra de arte é um ser vivo. É uma obra de arte que respira, alimenta-se, cresce e pode dar origem a novas árvores.
Fonte: Trecho do livro: Cultivando Bonsai no Brail - Fábio Antakly Noronha
Imagens: Google Imagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
seus comentários são sempre bem vindos. Agradeço sua participação.