O Mantra OM

Esclarecimentos a respeito do mantra OM encontrado nos Aforismos de Patanjali.
Es

Aforismos de Patanjali

Aforismo 27. Seu nome é OM.
Aforismo 28. A repetição do seu nome deve ser feita com reflexão sobre seu significado. 


Om é a primeira letra do alfabeto sânscrito.  A sua pronúncia envolve três sons, o de um longo au, o de um curto,  e o da conclusão, a consoante labial m.  A essa triplicidade se atribui um profundo significado místico. Ela significa, como realidades diferentes porém unidas,  Brahma, Vishnu e Shiva, ou criação, preservação e destruição. 

Vista como um todo, a letra implica “o Universo”. Aplicada ao homem, a se refere à centelha de Espírito Divino presente na humanidade;  u, ao  corpo através do qual o Espírito se manifesta; e m, à morte do corpo, ou sua dissolução em seus elementos materiais.

 Com relação aos ciclos que afetam qualquer sistema planetário, o OM implica o Espírito, representado por au como a base dos mundos manifestados; o corpo ou matéria manifestada é representado por u, através do qual trabalha o espírito; e, representado pelo m, “a conclusão ou o retorno do som à sua fonte”, o Pralaya ou a Dissolução dos mundos.

 No ocultismo prático, através dessa palavra é feita referência ao Som, ou Vibração, em todas as suas propriedades e seus efeitos, e esse é um dos maiores poderes da natureza. No uso dessa palavra como uma prática, através dos pulmões e da garganta, produz-se um efeito definido sobre o corpo humano.

 No Aforismo 28 esse nome é usado no sentido mais elevado, o que inclui necessariamente todos os sentidos inferiores. Toda pronúncia da palavra Om, como uma prática, tem uma referência potencial à separação consciente da alma em relação ao corpo.

Fonte: www.filosofiaesoterica.com










Nenhum comentário:

Postar um comentário

seus comentários são sempre bem vindos. Agradeço sua participação.