segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Porque no meio da dor os negros cantam, dançam e riem?

407827_3093547095856_1179412000_3277414_875194690_n
Imagem google

"...A África além de ser o lugar geográfico de nossas origens, comparece como o arquétipo primal: o conjunto das marcas, impressas na alma de todo ser humano. Foi na África que este elaborou suas primeiras sensações, onde se articularam as crescentes conexões neurais (cerebralização), brilharam os primeiros pensamentos, irrompeu a criatividade e emergiu a complexidade social que permitiu o surgimento da linguagem e da cultura. O espírito da África, está presente em todos nós...."

Leia mais em:http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/12/leonardo-boff-por-que-meio-da-dor-os-negros-cantam-dancam-e-riem.html

O MERCADO E A MERCADORIA COMO EIXO ESTRUTURADOR....


"...Qual é o sonho dominante de nosso paradigma civilizatório que colocou o mercado e a mercadoria como o eixo estruturador de toda a vida social? É a posse de bens materiais, a acumulação financeira maior possível e o desfrute mais intenso que pudermos de tudo o que a natureza e a cultura nos podem oferecer até à saciedade. 

É o triunfo do materialismo refinado que coopta até o espiritual, feito mercadoria com a enganosa literatura de autoajuda, cheia de mil fórmulas para sermos felizes, construída com cacos de psicologia, de nova cosmologia, de religião oriental, de mensagens cristãs e de esoterismo. É enganação para criar a ilusão da felicidade fácil...."

Leonardo Boff

Fonte:
Leia mais em : http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/11/leonardo-boff-os-sonhos-homem-branco.html

A VERDADE

Imagem do Google
Na Inglaterra havia um homem que, apesar de ter bastante dinheiro, esposa e dois filhos maravilhosos, resolveu um dia sair pelo mundo em busca da verdade.

Conversou sobre isso com a mulher, providenciou para que nada lhe faltasse durante muitos anos, na sua ausência, e saiu pelo mundo.


Andou durante muitos anos perguntando sobre a Verdade, pelos quatro cantos da Terra.


Até que um dia alguém lhe apontou uma montanha e disse:


- Lá em cima tem uma gruta. Dizem que é onde mora a Verdade.


- O homem subiu e encontrou uma velha suja e maltrapilha sentada na entrada da gruta.


- Você é a Verdade? - ele perguntou.


Ela respondeu que sim, numa voz tão cristalina e encantadora, que o homem não teve dúvidas de que estava diante do que procurava.


Resolveu ficar morando por ali, e aprendendo mais sobre a vida e as coisas.

Depois de um ano e um dia, sentiu finalmente saudades de casa, e resolveu voltar.


A Verdade não se opôs. Ao se despedir, o homem perguntou.


- O que eu poderia fazer por você depois de tudo o que fez por mim?


A verdade pensou, pensou, levantou o seu dedinho de velha e respondeu:

- Quando perguntarem sobre mim, diga que sou jovem e bonita.

Fonte:http://www.planetamais.com.br/view/mensagem/?detail=136

Haja o que houver, eu sempre estarei a seu lado!


Na Romênia, um homem dizia sempre ao filho:
-Haja o que houver, eu sempre estarei a seu lado!
Houve, nesta época um terremoto de grande intensidade. Na hora do tremor o homem, que estava em uma estrada, correu para casa e verificou que sua esposa estava bem, mas seu filho tinha ido para a escola. Correu para lá e a encontrou totalmente destruída. Não restava uma única parede de pé.
Tomado de uma enorme tristeza, ficou ali recordando o filho e sua promessa não cumprida: "Haja o que houver, eu estarei sempre a seu lado". Seu coração estava apertado, e apenas conseguia ver a destruição.
Mentalmente, percorreu inúmeras vezes o trajeto que fazia diariamente segurando a mão do filho, o portão, o corredor, as paredes, virava a direita e o via entrar. Mas agora estava tudo destruído. Resolveu então, fazer em cima dos escombros o mesmo trajeto.Portão...Portas... Corredor...Virou a direita...E parou em frente ao que deveria ser a porta da sala em que seu filho estudava.Nada! Apenas uma pilha de material destruído. Nem ao menos um pedaço de alguma coisa que lembrasse a classe.
Olhava. Tudo destruído. Ficou desolado. Mas continuava a ouvir sua promessa:
-Haja o que houver, eu sempre estarei a seu lado! E ele não esteve quando ele mais precisou...
Começou a cavar com as mãos.
Enquanto fazia aquilo chegaram outros pais, que embora bem intencionados, e também desolados, tentavam afastá-lo de lá dizendo:
-Vá para casa. Não adianta, não sobrou ninguém.
Ele retrucava:
- Você vai me ajudar?
Mas ninguém ajudava, e aos poucos, todos se afastavam. Chegaram os policiais, que também tentaram retirá-lo dali, pois viam que não havia chance de ter sobrado ninguém com vida. A única coisa que o homem dizia para as pessoas que tentavam retirá-lo de lá era:
-Você vai me ajudar?
Chegaram os bombeiros, e foi à mesma coisa...
Ele trabalhou quase sem descanso, apenas com pequenos intervalos, cinco, 10, 12, 22, 24, 30 horas. Já exausto, dizia a si mesmo que precisava saber se seu filho estava vivo ou morto. Até que ao afastar uma enorme pedra, sempre chamando pelo filho, ouviu:
-Pai... Estou aqui!
Feliz, o homem fazia força para abrir um vão maior e perguntou:
-Tem mais alguém com você?
-Sim, dos 36 da classe, 14 estão comigo, estamos presos em um vão entre dois pilares. Estamos todos bem. Pai, eu falei a eles: vocês podem ficar sossegados, pois meu pai vai nos achar. Eles não acreditavam, mas eu dizia a toda hora... Haja o que houver, meu pai estará sempre a meu lado!
-Vamos, abaixe-se e tente sair por este buraco, disse o pai.
-Não Pai! Deixe os outros saírem primeiro... Eu sei que haja o que houver... Você estará me esperando!
(Esta história é verídica).
Fonte: http://www.planetamais.com.br/view/mensagem/?detail=123