sábado, 4 de outubro de 2014

EM BREVE, ALÉM DE POBRE, VOCÊ SERÁ PLEBEU...


Imagem Google

Acabo de ler o artigo : "Em breve, além de pobre, você será plebeu", o qual muito me impressionou pela qualidade de suas colocações e por conter um alerta para todos os que não fazem parte das 85 famílias que detém quase 50% do patrimônio mundial. Por isso, disponibilizo o link para este artigo para os que tiverem curiosidade poderem constatar o que acabei de informar.

O link
http://papodehomem.com.br/em-breve-alem-de-pobre-voce-sera-plebeu/

Lí em seguida um artigo sobre o livro de Piketty que é muito interessante também porque ao final sintetiza a sua análise com a seguinte frase: 
"Ele é bom para identificar o problema, mas não para encaminhar soluções. O fato é que as propostas do livro não são resultado de um debate tão longo, nem contaram com o apoio de uma equipe tão ampla e qualificada quanto a que fez o diagnóstico da dinâmica da desigualdade. Seu trabalho é primoroso e seu livro é um sucesso, mas teria sido glória maior para Piketty terminar seu livro seguindo o exemplo do autor de O Capital com K: as propostas de solução de Marx foram lançadas em outras obras, separando aquilo que é daquilo que deve ser."
Link para o artigo acima: vistapiaui.estadao.com.br/edicao-92/tribuna-livre-da-luta-de-classes-ii/piketty-e-nos

INTERESSE PESSOAL X INTERESSE SOCIAL

 
Imagem Google


O Movimento Zeitgeist (MZ) é uma organização que luta por mudanças no clima intelectual, moral e cultural dominante da época. Neste sentido, tem criado material de divulgação visando sua definição e seus objetivos enquanto movimento social. O trecho abaixo faz parte do ensaio : O MOVMENTO ZEITGEST: UMA NOVA FORMA DE PENSAR. Estou reproduzindo-o porque me pareceu interessante que possamos refletir a questão da individualidade e do egoismo para podermos atingir uma concepção do mesmo mais condizente com a realidade na qual estamos inseridos atualmente.
"A noção de "interesse pessoal" é claramente inerente ao desejo comum do ser humano de sobreviver. Isso é bastante óbvio e é fácil ver como, historicamente, a necessidade bruta de sobrevivência pessoal, que muitas vezes se estende à família e, em seguida, à "tribo" (comunidade local), configuraram o cenário para o complexo e divisório paradigma que existe hoje. Do ponto de vista histórico, deveria ser esperado que grandes teorias econômicas seriam baseadas na noção de competição e desigualdade, como na obra de Adam Smith. Considerado o pai do livre mercado, ele tornou popular a suposição de que se todos tivessem a ética de cuidar apenas de si, o mundo progrediria como uma comunidade [87].


Esta noção de "Mão Invisível" de progresso humano decorrente do estreito auto-interesse pessoal pode ter sido uma filosofia viável há muitos anos atrás, quando a simplicidade da própria sociedade era baseada na ideia de todos como sendo produtores [88]. No entantoa natureza da sociedade mudou muito ao longo do tempo com o aumento da população, estruturas com propósitos inteiramente diferentes, e a tecnologia avançando exponencialmente. Os riscos associados a este tipo de pensamento estão agora a revelar-se mais perigosos do que benéficos, e a definição de "interesse pessoal" está tomando um contexto maior do que nunca.


Não é do seu interesse pessoal proteger e cultivar o habitat que o sustenta?  Não é do seu interesse pessoal cuidar da sociedade como um todo, provendo a seus membros, para que as consequências da privação, tais como o "crime", sejam reduzidas tanto quanto possível para garantir a sua segurança?  Será que não é interesse pessoal considerar as consequências das guerras imperialistas que podem produzir ódio xenofóbico/nacionalista feroz de um lado do planeta, apenas para, digamos, uma mala-bomba explodir atrás de você em um restaurante como um ato desesperado de "retribuição" e vingança?
Não é interesse pessoal garantir a todas as crianças das sociedades - não apenas as suas - que tenham a melhor criação e educação para que o seu futuro e o futuro de seus filhos possam existir em um mundo responsável, educado, e cada vez mais produtivo? Não é do seu interesse pessoal certificar-se de que a indústria esteja tão organizada, otimizada e cientificamente acurada quanto possível, de modo que não produzamos tecnologia barata, inferior, que possa talvez causar um problema social, no futuro, se falhar?
O ponto fundamental é que as coisas mudaram no mundo de hoje e seu "interesse pessoal" agora é apenas tão bom quanto o seu "interesse social". Ser competitivo e viver pra si mesmo, passar por cima dos outros, só tem uma consequência negativa no longo prazo, pois isso é não reconhecer o extenso sistema no qual estamos todos integrados.  Uma usina de energia nuclear barata feita no Japão pode não significar muito para as pessoas nos Estados Unidos. No entanto, se essa planta tiver uma falha técnica em grande escala, a precipitação e a poluição podem chegar até os lares americanos, provando que você nunca está seguro no longo prazo, a menos que tenha uma consciência global.
Finalmente, apenas uma visão consciente da terra-humanidade pode garantir um verdadeiro "interesse pessoal" a alguém no mundo moderno de hoje e, portanto, garantir, em muitos aspectos, o nosso valor adaptativo social [89]. A própria ideia de querer apoiar "seu país" e ignorar, ou até mesmo apreciar, o fracasso dos outros, é um estado de desestabilização das coisas...."
http://umanovaformadepensar.com.br/a_questao_da_unidade_humana

Nota: não faço pare deste movimento, nem faço apologia ao mesmo, apenas, acredito que todo cidadão deve se manter bem informado.
Para aprofundamento da filosofia deste movimento social veja os links:
Os 10 sites a seguir estão oficialmente relacionados com operações globais do Movimento Zeitgeist:
- Site Principal do Movimento: http://www.thezeitgeistmovement.com
Este é o site principal e centro de ações / eventos / atualizações relacionados ao MZ.
- Central de Capítulos Globais: http://www.tzmchapters.net/
Este é o principal centro mundial de informações dos Capítulos e materiais. Ele inclui mapas, um kit de ferramentas para os Capítulos e muito mais.
- Blog Global: http://blog.thezeitgeistmovement.com/
Este é o blog oficial que permite o envio de ensaios no estilo editorial.
- Fórum Global: http://www.thezeitgeistmovementforum.org/
Este é o nosso fórum oficial para os membros discutirem projetos e trocarem ideias por todo o mundo.
- Projeto Mídia Zeitgeist: http://zeitgeistmediaproject.com/
A página do Projeto Mídia hospeda e disponibiliza links para várias produções de áudio / vídeo / literária dos membros do MZ. Usuários doam seus trabalhos em postagens, que são frequentemente utilizados como um kit de ferramentas para flyers em gráfico, apresentações de vídeo, animações em logotipos e etc.
- ZeitNews: http://www.zeitnews.org/
ZeitNews é um serviço de notícias que contém artigos relacionados com avanços socialmente relevantes em Ciência e Tecnologia.
- Zeitgeist-Day ("Zday") Global: http://zdayglobal.org/
Este site se torna ativo anualmente para facilitar o nosso Evento Global "Zday", que ocorre em março de cada ano.
- Festival de Mídia Zeitgeist : http://zeitgeistmediafestival.org/
Este site se torna ativo anualmente para facilitar o nosso "Festival de Mídia Zeitgeist", que ocorre todo ano em Agosto.
- Global Redesign Institute: http://www.globalredesigninstitute.org/
O Global  Redesign Institute é um projeto de interface gráfica virtual baseado num grupo de estudos e de resolução de problemas ("Think Tank") que utiliza modelos de mapas/dados para expressar mudanças técnicas em várias regiões, de acordo com a linha de pensamento do MZ .
- MZ Rede Social: http://tzmnetwork.com/
MZ social é um site interligado que conecta muitas redes sociais on-line populares, criando um ponto de conexão mais central para a comunicação através de vários meios.

REDES SOCIAIS GERAIS:

TZM/MZ Global no Twitter: http://twitter.com/tzmglobal
TZM/MZ Global no Facebook: http://www.facebook.com/tzmglobal