quinta-feira, 24 de julho de 2014

207 cidades divulgam estratégias de adaptação às mudanças climáticas

Sprengben [why not get a friend]/Creative Commons
Sprengben [why not get a friend]/Creative Commons

Responsáveis por 80% do Produto Interno Bruto (PIB) global, por abrigar mais da metade da população mundial e pelo consumo de dois terços do consumo de energia do planeta, as cidades serão as principais atingidas pela mudança do clima, revela último relatório do Painel Intergovernamental pelas Mudanças Climáticas (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU).
Mobilizados por meio do programa Cities 2014, do CDP*, 207 municípios de todo o mundo – entre eles, 29 brasileiros – divulgaram 757 estratégias e ações de adaptação às mudanças climáticas. “Porém, uma colaboração maior com empresas é necessária para aumentar a resiliência das cidades”, avalia Larissa Bulla, responsável pelo programa.
Segundo novo relatório do CDP, Protecting our Capital, que examina dados de 50 dessas cidades, 76% dos participantes relataram que o aquecimento global pode impactar os negócios, levando o governo local a concentrar suas ações na identificação de riscos e mitigação.
O total de municípios participantes do programa este ano representa quase o dobro de 2013. Segundo o CDP, esse aumento decorre da crescente preocupação das administrações municipais com a responsabilidade ambiental e com o monitoramento do desempenho.
Dados das cidades participantes, como emissões de gases de efeito estufa, riscos, ações de adaptação e atividades de redução de emissões, podem ser consultados no infográfico produzido pela iniciativa (em inglês).
BRASIL
Três quartos das cidades brasileiras informaram que os efeitos da mudança do clima ameaçam sua estabilidade econômica, causam danos a propriedades, infraestruturas, comprometem o bem-estar social, entre outros. Além disso, metade enxerga benefícios no combate às mudanças climáticas, informou a assessoria de imprensa.
A cidade de São Paulo (SP), por exemplo, reportou que durante eventos extremos do clima – tais como tempestades – houve aumento de enchentes, que impactam negativamente as vias mais importantes do centro da cidade, aumentando o congestionamento e a pressão sobre o sistema de transporte público.
Conheça os 29 municípios participantes: Aparecida (SP), Aracaju (), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Caieiras (SP), Campinas (SP), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Guarulhos (SP), Jaguaré (ES), João Pessoa (PB), Macapá (AM), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Bernardo do Campo (SP), São Luís (MA), São Paulo (SP), Sorocaba (SP) e Vitória (ES).
Autor: Antônio Teixeira e  Marina Maciel
:Fonte: Comunicação Ambiente Sustentabilidade ( http://terragaia.wordpress.com/)

2050 - AS MEGACIDADES


Imagem Google
Moradia, infraestrutura, transporte, energia e emprego são alguns dos desafios das megacidades, como Rio, São Paulo e Belo Horizonte. Na imagem, criança na Favela Sônia Ribeiro, conhecida como ‘favela do Piolho’, atingida por um incêndio em setembro de 2012. Foto: Marcelo Camargo/ABr
As próximas décadas trarão mudanças profundas no tamanho e distribuição das população global. A contínua urbanização e o crescimento geral da população fará com que 2,5 bilhões novas pessoas passem a viver em áreas urbanas em 2050, que abarcarão mais de 6 bilhões de habitantes dos 9,6 bilhões previstos para essa data.
São Paulo e Rio de Janeiro são citadas como megacidades e aparecem na lista das áreas urbanas mais povoadas do mundo, segundo o novo relatório “Perspectivas Globais de Urbanização” das Nações Unidas, lançado nesta quinta-feira (10).
Os continentes mais impactados por este rápido crescimento serão a África e a Ásia, onde se espera que 90% dessa nova população de 2,5 bilhões de habitantes residirá – mais especificamente na Índia, China e Nigéria, que contabilizarão 37% do crescimento mundial da população urbana entre 2014 e 2050.
Megacidades brasileiras
Produzido pela Divisão de População do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (DESA), o relatório também destaca que de 1990 até 2014 as megacidades, com registro de população superior a 10 milhões, saltaram de 10 para 28, incluindo quatro na América Latina.
Entre elas se encontram a Grande São Paulo, com 20,8 milhões de residentes, e o Grande Rio, com 12,8 milhões de habitantes atualmente. Para 2050, o relatório estima que 79% da população brasileira viverá em centros urbanos.
São Paulo aparece na quinta posição de maiores aglomerações urbanas com mais de 5 milhões de habitantes, atrás apenas de Tóquio (Japão), com 37,8 milhões; Deli (Índia), com 24,9 milhões; Xangai (China), com 22,9 milhões; e Cidade do México (México) com 20,8 milhões. A lista também inclui Belo Horizonte na posição 59, com 5,6 milhões de residentes.
Crescimento em cidades pequenas em países em desenvolvimento
Com a população mundial urbana superando os 6 bilhões de habitantes, os países em desenvolvimento serão os mais impactados por este rápido crescimento. O documento informa que grande parte desse crescimento acontecerá em pequenos assentamentos humanos, que atualmente registram menos de 500 mil habitantes.
Os países africanos, onde grande parte dessa urbanização acontecerá, enfrentarão os maiores desafios para encontrar meios de atender as necessidades relacionadas com esse aumento populacional, incluindo moradia, infraestrutura, transporte, energia e emprego, assim como serviços básicos e educação.
“Administrar áreas urbanas se transformou num dos maiores desafios de desenvolvimento do século 21. Nosso sucesso ou fracasso para construir cidades sustentáveis será um fator relevante no sucesso da agenda de desenvolvimento da ONU pós-2015”, disse Johan Wilmoth, diretor da Divisão de População da DESA.
O relatório ressalta que uma agenda de planejamento urbana de sucesso precisará focar em assentamentos urbanos de todos os tamanhos. Se bem administrada, as cidades oferecem oportunidades importantes para o desenvolvimento econômico e para a expansão do acesso de serviços básicos.
Fornecer transporte público, assim como moradia, eletricidade, água e saneamento para uma população urbana densamente estabelecida é normalmente mais barato e prejudica menos o meio ambiente que fornecer um serviço similar em áreas rurais dispersas.
Esta revisão de 2014 do “Perspectivas Globais de Urbanização” traz informação nova e atualizada das tendências de urbanização globais e crescimento das cidades. Os dados são vitais para estabelecer prioridades políticas para promover um desenvolvimento inclusivo, equitativo e sustentável para as áreas urbanas e rurais.
Ao reconhecer a importância das cidades pequenas e municípios, essa última revisão expande a recopilação de cidades e fornece, pela primeira vez, uma estimativa e projeção populacional para todos os assentamentos urbanos do mundo com mais de 300 mil habitantes em 2014.
Acesse todos os dados disponíveis em http://esa.un.org/unpd/wup/.

Fonte: Comunicação Ambiente Sustentabilidade ( http://terragaia.wordpress.com/)

O REINO ENCANTADO







Tela: paraiso - Wenzel
Fonte: http://ondacultural.org/images/administrables/100/images/



Existe no Reino Encantado um lindo lago de águas transparentes. Fica bem na divisa com as terras altas. Para atravessá-lo somente de barco é possível. Certo dia um jovem do reino vizinho veio conhecer o Reino Encantado. 

E quis ir até as terras altas, pois era lá que se encontravam os cavalos dançarinos que haviam sido treinados pelo Rei. Amanhecia, a brisa fresca soprava por sobre o lago, formando desenhos em sua superfície. O jovem solicitou então que o Rei o levasse para conhecer os tão famosos cavalos.


Um pequeno barco foi colocado na água para possibilitar a travessia. O barco, assim como os remos, havia sido construído com uma madeira especial, cuja árvore o próprio Rei havia plantado. Era de uma espécie muito forte e valiosa: guanandi. E fora também o Rei que havia entalhado em um dos remos, a palavra Acreditar e no outro Agir.

O jovem visitante, não se contendo, perguntou ao Rei o motivo daqueles nomes originais dados ao remo. O Rei então pegou o remo onde estava escrito Acreditar e remou com muita energia. O barco começou a dar voltas sem sair do lugar. 


Em seguida, pegou o remo em que estava escrito Agir e remou com todo vigor. Novamente o barco girou em sentido oposto, sem ir adiante. Finalmente, o Rei, segurando os dois remos, movimentou-os ao mesmo tempo e o barco, impulsionado por ambos os lados, navegou através das águas do lago, chegando, calmamente, à outra margem.

Foi então que o Rei Menino disse ao jovem visitante:

- Este barco pode ser chamado de Autoconfiança. A margem é a meta que desejamos atingir. Para que o barco da autoconfiança navegue seguro e alcance a meta pretendida, é preciso que utilizemos os dois remos ao mesmo tempo e com a mesma intensidade: Acreditar e Agir.

- Estou entendendo melhor o motivo de este reino ter o nome de Reino Encantado, respondeu o jovem.

Autora : Walkyria Garcia

Fonte: http://ignotus.com.br/profiles/blog/show?id=6519434%3ABlogPost%3A188464&xgs=1&xg_source=msg_share_post

EXERCÍCIO PARA ELIMINAR A TRISTEZA

iMAGEM : http://partedem-raawr.blogspot.com.br/2011/05/sorria.html

Experimente este exercício para eliminar a tristeza. Antes, quero ajudá-la a lidar com a decepção, uma das grandes causas desse estado de espírito. Já percebeu como nos frustramos por esperar demais das pessoas? Taí um erro. Pois é, o que não conseguimos entender é que até os entes mais queridos não têm condições de dar o que queremos ou simplesmente não querem dar, afinal todos são livres para fazer as próprias escolhas. E você aceita isso? Não, né? Ninguém aceita uma recusa.
Aonde eu quero chegar? Se você não esperar nada de ninguém, dificilmente se entristecerá. Repito: não espere nada de ninguém! Se vier, ótimo. Se não, siga em frente, sem alimentar o seu lado vítima, o “pobre de mim”. Quer saber? Como posso me desapontar comigo mesmo, também não espero nada de mim. Viu só? Incorporar certas ideias pode dar aquela leveza de que precisamos na vida. Agora procure um lugar calmo e leia o trecho abaixo:
"Eu estou aqui, vivo a vida com seus desafios. Eu não sou coitada e nem vítima dessa situação. Eu solto e assumo minha coragem! Assumo minha vontade de ir e a necessidade de elevar meu astral. Eu me alegro por falar o que quero. Por expressar meus sentimentos como são. Sim, eu posso me manter tranquila, deixando que as pessoas cuidem de seus problemas e assumindo os meus. Eu posso me manter tranquila não esperando nada de ninguém. Porque decido ter humor e não levar as coisas exageradamente a sério. Eu posso agir seriamente e sorrir sempre. Posso rir e jogar fora mágoas, tristezas e desilusões. Hum, que bom jogar fora as desilusões… Mais do que tudo isso, me aceito. Sou assim. Tenho uma série de defeitos e fraquezas. Mas é o que sou, é o jeito que eu sei fazer. Quero estar bem comigo. Os outros não fazem por mim. Eu me viro e vivo bem. Aconteça o que acontecer, eu me viro e vou arriscar."
Uma das chaves para sair da tristeza é arriscar. Então vamos lá, arregace as mangas, pise fundo e coloque uma coisa em mente: a gente vai ter sempre que enfrentar algo na vida. Encare-a, portanto, com boa vontade, bom sentimento e o seu melhor. A vida as vezes não caminha de acordo com nossos sonhos (por conta de outras leis do universo). Não faz mal. O importante é que nela há sempre um mistério que pode nos encantar.

Luis Antônio Gasparetto

Fonte: http://ignotus.com.br/profiles/blog/show?id=6519434%3ABlogPost%3A188503&xgs=1&xg_source=msg_share_post

SEUS PENSAMENTOS SÃO MAGNÉTICOS

pensamentos
Imagem Google
Nenhuma outra pessoa cria na sua experiência. Você faz tudo, o crédito é todo seu.
Você notou que aqueles que falam mais sobre doenças ficam doentes com muito mais frequência? Você notou que aqueles que falam sobre pobreza vivenciam mais pobreza e os que falam em prosperidade recebem mais dela? Quando compreender que seus pensamentos são magnéticos e que a atenção que você lhes dá aumenta o poder deles, fazendo com que o objeto do pensamento acabe se manifestando na sua experiência concreta, você passará a prestar muito mais atenção à maneira como se sente. E isso o ajudará a escolher mais deliberadamente a direção de seus pensamentos.
É fácil ver a Lei da Atração em funcionamento quando você conversa com outra pessoa. Por exemplo, imagine que uma amiga esteja falando sobre um problema que está vivendo. Como você gosta dela, presta atenção ao que ela diz e escuta suas estórias.
Ao ouvi-la, problemas semelhantes vividos por você surgem em sua mente, e, ao contá-los para a amiga, a vibração do pensamento vai ficando ainda mais forte. Mais histórias e pensamentos relacionados àquilo que não quer acabarão cercando você e sua amiga e disso resultarão situações desagradáveis e negativas.
Agora, se você ficasse atento à maneira como estava se sentindo assim que a conversa começou a caminhar na direção daquilo que você não quer, teria percebido a sensação de desconforto. Teria reconhecido sua Orientação, que estaria basicamente avisando: Você está pensando e falando sobre aquilo que não quer. E o motivo para esse sinal de aviso, para esse “sinal de alarme”, é a falta de harmonia entre quem você realmente é, aquilo que deseja e aquilo em que está concentrado neste momento. 
Suas emoções indicam a sua falta de alinhamento. A sua Orientação o está alertando para o fato de que, enquanto está pensando e falando sobre essas coisas indesejadas, você é um ímã atraindo circunstâncias, acontecimentos e outros Seres para você, e que logo terá em sua experiência a essência daquilo que afirma não querer.
Da mesma forma, se você está falando sobre aquilo que de fato quer, seus pensamentos serão mais atraídos para esse objeto. Você atrairá mais pessoas que irão querer conversar sobre aquilo que você de fato quer. E, durante todo o tempo em que estiver falando sobre aquilo que de fato quer, seu Ser Interior estará lhe oferecendo uma emoção positiva para fazê-lo saber que você está em harmonia com a essência do equilíbrio das intenções que mantém.
Autores: Esther e Jerry Hicks

Fonte: http://ignotus.com.br/profiles/blog/show?id=6519434%3ABlogPost%3A271839&xgs=1&xg_source=msg_share_post