quinta-feira, 17 de julho de 2014

ESSE MILAGRE VOCÊ PODE REALIZAR

Scrapbook photos

Imagine aquele reforço de metal no final dos cadarços do seu tênis. Eles protegem o tecido, certo?
Agora imagine os Telômeros, como estruturas do DNA situadas nas extremidades dos seus cromossomos. Essas pontinhas milagrosas protegem todo o seu patrimônio genético, controlam o início do envelhecimento e a estabilidade da sua saúde.
Buda já dizia que “tudo está na mente”. O que você conservar na mente, positivo e negativo, afeta o material genético, inicialmente nos telômeros que respondem ao estado mental. Se positivo, focado no melhor, apesar do pior, os telômeros recebem uma ordem de manter a integridade do seu equilíbrio e você permanece mais tempo saudável e jovem.
Infelizmente, o contrário também é verdadeiro. O estado mental negativo e focado em desgraças, sintomas físicos dolorosos e carência financeira passam a ser uma ordem de destruição dos telômeros, e, adeus proteção. Não precisamos desse reforço, porque os telômeros já se degradam por fatores naturais, estresse, má alimentação e sedentarismo.
Telômeros produzem a enzima telomerase, vital para a saúde, a longevidade e manutenção do estado mais jovem.
Quanto ao Buda e o “tudo está na mente”, podemos brigar com ele anos a fio e, um dia, descobrir: não é que Buda estava, aliás, está certo?
Numa aula, propomos aos nossos estudantes focarem a mente no ruído do ar condicionado por algum tempo. Em seguida, conduzimos suas mentes a uma viagem imaginária. E quando eles voltaram desse exercício, foram unânimes em dizer: “Durante a viagem imaginária, não ouvi o ruído do ar condicionado.”
Bem, uma coisa é o ruído externo. Desfocar a mente dos dramas internos é coisa bem diferente. Imagine controlar a mente para não sentir o saldo zerado no banco, com as contas a pagar lá nas alturas.
O treino agora é colocar a mente na sua melhor função: usar a imaginação positiva para cada memória negativa, para cada opressão gerada na dor, na carência afetiva e financeira.
Facinho? Se fosse, todos já seriam Budas. Iluminar a mente é também conquistar o domínio de colocá-la no bem, no bom e no belo. Então, o mal, o desagradável e o feio desaparecem da mente aos poucos. Isso significa construir também externamente uma nova realidade.
Treine durante sete anos anotando numa agenda se você faz esse exercício todos os dias, todos os dias, todos os dias. Mude sua mente. Mude seu DNA. Reconstrua seus telômeros. Não é milagre. É determinação, pelo tempo mínimo de sete anos. E não vale mentir, esquecer ou sabotar, queridos.
Grande abraço.
Nilsa Alarcon e J. C. Alarcon