sábado, 14 de junho de 2014

CIÊNCIA E ESPIRITUALIDADE NÃO SE EXCLUEM, NECESSÁRIAMENTE

http://www.brainpickings.org/index.php/tag/carl-sagan/


"Quando reconhecemos nosso lugar na imensidão de anos luz e no transcorrer das eras, quando compreendemos a complexidade, a beleza e a sutileza da vida, então o sentimento sublime, misto de júbilo e humildade, é certamente espiritual. Como também são espirituais as nossas emoções diante da grande arte, música ou literatura, ou de atos de coragem altruísta exemplar como os de Mahatma Gandhi ou Martin Luther King. A noção de que a ciência e a espiritualidade são de alguma maneira mutuamente exclusivas presta um desserviço a ambas."


Carl Sagan em O MUNDO ASSOMBRADO PELOS DEMÔNIOS



***************************


Um pouco da vida deste homem extraordinário  


Carl Edward Sagan foi um cientista e astrônomo dos EUA. Nasceu em Nova Iorque a 9 de novembro de 1934 e faleceu em      de dezembro de 1996 em Seatle. Obteve o título de doutor pela Universidade de Chicago. Dedicou-se à pesquisa e à divulgação da astronomia, como também ao estudo da chamada exobiologia. Foi um excelente divulgador da ciência (considerado por  muitos o maior divulgador da ciência que o mundo já conheceu). 

Morreu aos 62 anos de pneumonia, no Centro de Pesquisas do Cancro Fred Hutchinson, depois de uma batalha de dois anos com uma rara doença na medula óssea. A Ciência perdeu um grande defensor, divulgador e incentivador dela na atualidade.

Carl Sagan teve um papel significativo no programa espacial  americano desde o seu início. Foi consultor e conselheiro da NASA desde os anos 50, trabalhou com os astronautas do Projecto Apollo antes de suas idas à Lua, e chefiou os projetos da Mariner e Viking, pioneiras na exploração do sistema solar. que permitiram obter importantes informações sobre Vênus e Marte. Participou também das missões Voyager  e da sonda Galileu. Foi decisivo na explicação do efeito estufa em Vênus e na descoberta das altas temperaturas do planeta, na explicação das mudanças sazonais da atmosfera de marte e na descoberta das moléculas orgânicas em Titã, satélite de Saturno.

Foi autor de mais de 600 publicações científicas, e também autor de mais de 20 livros de ciência e ficção científica. Foi durante a vida  um grande defensor do ceticismo e do uso do método científico, promoveu a procura de sinais de vida extraterrestre através do projeto SETI e instituiu o envio de mensagens a bordo de sondas espaciais, destinadas a informar possíveis civilizações extraterrestres sobre a existência humana.

Carl Sagan é reconhecido pelos seus livros de divulgação científica e pela premiada série de televisão dos anos 80 - COSMOS - UMA VIAGEM PESSOAL, que ele mesmo narrou e  co-escreveu. O livro Cosmos foi publicado para complementar a série. Sagan escreveu o romance Contacto, que serviu de base para um filme com o mesmo nome (1997). Em 1978, ganhou o prêmio Pulitzer de literatura geral de não-ficção pelo seu livro Os Dragões do Éden.

Para conhecer um pouco mais sobre este homem extraordinário visite o portal dedicado a ele no seguinte endereço:  http://www.carlsagan.com/











BRAHMA BABA (Mestres Indianos)

 
Fisicamente, Brahma Baba era um homem de estatura alta, com cabelos brancos lisos e de grande simpatia. Espiritualmente, tinha uma presença gentil e harmônica; de seus olhos emanavam sabedoria, entendimento, compaixão e força
Brahma Baba chamava-se Lekhraj Kripilani e nasceu num lar humilde, em 1876, filho de um professor primário do vilarejo onde vivia. Lekhraj foi educado de acordo com as disciplinas da tradição hindu. Não seguiu a carreira de seu pai, como professor; mas decidiu tornar-se um mercador de jóias, o que lhe rendeu uma fortuna considerável trabalhando com diamantes. Como   homem de negócios e um homem de família, pai de cinco filhos, Dada Lekhraj sempre manteve uma posição muito respeitável junto à comunidade local e tornou-se conhecido por sua filantropia.
Em 1936, aos 60 anos, enquanto a maioria de seus colegas planejava a aposentadoria, Dada Lekhraj entrou na fase mais ativa e fascinante de sua vida, quando tornou-se conhecido como Brahma Baba.
Inicialmente, ele sentiu-se atraído em utilizar grande parte de seu tempo em reflexão silenciosa e solitude. Até que um dia, enquanto meditava, Brahma Baba sentiu um fluxo aquecido de energia à sua volta, que o preenchia de luz e o expôs a uma série de visões intensas. Essas visões continuaram periodicamente, por vários meses. A partir disso, ele despertou para uma nova percepção acerca das qualidades da alma humana: foi a ele revelada a entidade misteriosa de Deus e detalhado o processo de transformação do mundo. A intensidade das mensagens recebidas por meio dessas visões foi tal que Brahma Baba sentiu-se compelido a encerrar seu negócio mundano e dedicar-se a entender o significado e a aplicação desse conhecimento revelado. Embora as visões tivessem parado, sua Fonte permaneceu com ele pelas 3 décadas seguintes, orientando sua transformação, bem como a daqueles a seu redor.

O LEGADO DE BRAHMA BABA

Passaram-se 70 anos desde que Brahma Baba recebeu essa série de visões. Quem poderia imaginar – exceto aqueles que já tiveram uma experiência similar de visões – que as jovens mulheres, as quais ele colocou à frente da instituição, teriam agora reconhecimento internacional, compartilhando palcos com líderes políticos e religiosos do mais alto nível e vivendo um estilo de vida revolucionário que atualmente é seguido por quase um milhão de pessoas de todas as tradições culturais e religiosas, todas as raças e comunidades? Ou mesmo que milhões de outras pessoas – num momento em que a perda de integridade na mente e corações dos seres humanos conduziria muitas pessoas ao desespero – estariam se beneficiando dos ensinamentos que ele transmitiu, encontrando força para o presente e esperança para o futuro?
As habilidades demonstradas em vida por Brahma Baba provaram ter sobrevivido ao teste do tempo. As jovens mulheres que ele colocou à frente têm agora entre oitenta e noventa anos de idade e tornaram-se uma referência de doação de amor, paz e felicidade num mundo cada vez mais conturbado por relacionamentos desordenados, ganância, vícios, raiva e violência.

BRAHMA BABA – TORRE DA PAZ

Brahma Baba faleceu em 1969, aos 93 anos de idade. A Torre da Paz, localizada no Campus de Madhuban, é um tributo ao espírito infalível desse ser humano extraordinário que atingiu a grandeza ao aceitar o desafio das verdades profundas da vida.
Fonte: http://www.brahmakumaris.org/brazil/who-we-are-pt/brahmababa.htm-pt?set_language=pt