quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

EXISTE UM VOCÊ? - Palavras de UG

Imagem google

Toda vez que um pensamento nasce, você nasceu. Quando o pensamento se foi, você se foi. Mas o 'você' não deixa o pensamento ir, e o que dá continuidade a esse "você" é o pensamento. Na verdade não existe uma entidade permanente, um você, na totalidade de todos os seus pensamentos e experiências. 

Você acha que há "alguém" que está pensando os seus pensamentos, "alguém" que está  sentindo seus sentimentos --- essa é a ilusão. Posso dizer que é uma ilusão, mas não é uma ilusão para você.

Suas emoções são mais complexas, mas é o mesmo processo. Por que você tem que dizer a si mesmo que você está com raiva, que você está com inveja de outra pessoa, ou que o sexo está incomodando você? 

Há uma sensação, e você diz que você está deprimido ou infeliz ou feliz, ciumento, avarento, invejoso. Esta rotulagem traz à existência o que é traduzir essa sensação. O que você chama de "eu" não é nada, o que há são estas palavras "saco vermelho ',' banco ',' passos ',' corrimão ',' lâmpada ',' raiva ',' feliz ',' inveja ', ou o que seja. 

Você está todo tempo colocando as células do cérebro numa atividade desnecessária e faz  as células da memória operarem o tempo todo, destruindo a energia que está lá. Esta rotulagem é necessária quando você deve se comunicar com alguém ou com você mesmo. Mas você se comunica consigo mesmo o tempo todo. 

Por que você faz isso? A única diferença entre você e a pessoa que fala em voz alta para si mesmo é que você não fala em voz alta. No momento em que você começar a falar em voz alta, junto vem o psiquiatra. Esse camarada, é claro, está fazendo a mesma coisa que você está fazendo, comunicar a si mesmo o tempo todo - 'saco', 'saco vermelho', 'obsessivo', 'compulsivo', 'complexo de Édipo', 'guloso', 'banco', 'corrimão', 'martini'. Então ele diz que algo está errado com você e coloca você no sofá e quer mudá-lo, para ajudá-lo.

Por que você não pode deixar as sensações sozinhas? Por que precisa traduzir, interpretar? Você faz isso, porque se você não comunicar a si mesmo, você não está lá. E esta perspectiva  é assustadora para o 'você'.

O que quer que você experimenta - a paz, a felicidade, o silêncio, a bem-aventurança, o êxtase, a alegria, Deus sabe o que - será  de segunda mão. Você já tem conhecimento sobre todas essas coisas. O fato de que você está em um estado de felicidade ou num estado de enorme silêncio significa que você sabe sobre isso. Você deve saber uma coisa, a fim de experimentá-la. 

Esse conhecimento não é nada maravilhoso ou metafísico; 'banco', 'saco', 'saco vermelho ", é o conhecimento. O conhecimento é algo que é colocado em você por outra pessoa, e ele tem que partir de uma outra pessoa, que não é você.
Você pode experimentar uma coisa simples como aquele banco que está colocado à sua frente? Não, você só experimenta o conhecimento que você tem sobre o assunto. E o conhecimento vem de algum agente externo, sempre. 

Você pensa os pensamentos de sua sociedade, sente os sentimentos de sua sociedade e vivencia as experiências de sua sociedade, não há nova experiência.
Então, tudo o que qualquer homem jamais pensou ou sentiu deve sair do seu sistema. E você é o produto de todo esse conhecimento - que é tudo que você é.

Trecho de Mystique de Enligtenment: de UG Krishnamurti

EXISTE UM ALÉM? - Palavras de UG Krishnamurti


Existe um além? 
Porque você não está interessado nas coisas do cotidiano e os acontecimentos ao seu redor, você inventou uma coisa chamada 'além', ou 'eternidade', ou 'Deus', 'Verdade', 'Realidade', 'Brahman', 'iluminação ', ou o que quer que seja, e você procura por isso. 

Não pode haver qualquer além. Você não sabe nada sobre isso, o que sabe é o que lhe foi dito, o conhecimento que você tem sobre isso. Então, você está projetando esse conhecimento. 

O que você chama de "além" é criado pelo conhecimento que você tem sobre esse  além, e qualquer conhecimento que você tem sobre um além é exatamente o que você vai experimentar. O conhecimento cria a experiência, e a experiência, em seguida, fortalece o conhecimento.

O que você sabe nunca pode ser o além. O que quer que você experimenta não é o além. Se houver alguma além, esse movimento de 'você' está ausente. A ausência desse movimento provavelmente é o além, mas o além não pode ser experimentado por você, quando o "você" não está lá. Por que você está tentando experimentar uma coisa que não pode ser experimentada?

Nota: O que entendi é que UG não afirma nem nega que exista um além, ele apenas diz que ninguém pode ter a experiência de um além. As experiências são sempre sobre o conhecimento que nos foi inculcado como sendo o além. São sempre as experiências do mundo mental. Um mundo criado pela mente.

Trecho do livro Mystique de Enligtenment: de UG Krishnamurti em: http://www.well.com/~jct/