quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

O PODER DA OXITOCINA

http://me-cuidando.blogspot.com.br/2012/02/o-poder-da-ocitocina.html

10 razões pelas quais a oxitocina é a molécula mais incrível do mundo
A oxitocina embora muitas vezes referida como o "hormônio da confiança" é cada vez mais visto como uma substância química do cérebro que faz muito mais do que apenas unir os casais.
Uma nova pesquisa sugere que a oxitocina desempenha um papel crucial no que nos permite não apenas forjar e fortalecer as nossas relações sociais, mas para nos ajudar a evitar uma série de problemas psicológicos e fisiológicos também. 

Mas, mais conceitualmente, a oxitocina está provando ser um ingrediente crucial para o que nos torna humanos. Aqui estão dez razões pelas quais a oxitocina é simplesmente a molécula mais incrível do planeta:

1. É fácil de obter
Uma das coisas legais sobre a oxitocina é que você pode obter a sua correção em qualquer lugar e em qualquer momento. Tudo que você precisa fazer é simplesmente abraçar alguém ou apertar sua mão . 

O simples ato de contato corporal fará com que seu cérebro passe a aumentar os baixos níveis de oxitocina - tanto em si mesmo e na pessoa que você está tocando. É uma forma quase instantânea para estabelecer a confiança. E a boa notícia é que o efeito perdura depois.

Há ainda evidências de que simplesmente olhando para alguém irá fazer o truque - ou mesmo apenas pensando nelas . E você não deve sentir-se limitada pela espécie humana, mas também ajuda  abraçar e brincar com seus animais de estimação. E para aqueles que não podem produzir ocitocina suficiente por conta própria, ou que sentem que poderiam conseguir um aumento, a molécula pode ser facilmente sintetizada e administrada como uma droga.

2. A poção do amor que é construída na direita

10 razões pelas quais a oxitocina é a molécula mais incríveis do mundo
Muitas vezes referida como a "molécula do amor", a oxitocina é tipicamente associada por ajudar os casais a estabelecer uma maior sensação de intimidade e apego. A oxitocina, juntamente com a dopamina e norepinefrina, acredita-se ser altamente crítico na ligação do par humano. Mas não é só isso, ele também aumenta o desejo entre os casais ao olhar um para o outro , ele cria a excitação sexual , e ajuda os homens a manter suas ereções .
Quando você está sexualmente excitado ou animado, aumentam os níveis de oxitocina no seu cérebro de forma significativa - um fator primordial para provocar um orgasmo . E durante o próprio orgasmo, o cérebro é inundado com oxitocina - uma possível explicação por que (alguns) casais gostam de carinho depois.

3. Ela ajuda a mãe a ser mãe
Mas a ocitocina não se limita apenas a ajudar os casais a se unirem - é uma parte indispensável do parto e vínculo mãe-filho. A oxitocina ajuda as mulheres em trabalho de parto por estimular as contrações uterinas, e é por isso que é administrada por vezes (como oxitocina) durante o parto. 
Ele é conhecido por promover a entrega e acelerar as contrações. Após o nascimento, as mães podem estabelecer intimidade e confiança com seu bebê através de toques suaves e até mesmo um olhar amoroso. Além disso, as mães podem passar ocitocina para os seus bebés através de leite materno . 
E é interessante notar que os pais podem colher os benefícios da ocitocina, bem como, novos pais a quem são dadas um cheiro de spray nasal de oxitocina são mais propensos a incentivar os filhos a explorar durante o recreio e são menos propensos a ser hostil.

4. Reduz medos sociais
Dada a sua capacidade de quebrar barreiras sociais-down, induzir sentimentos de otimismo, aumentar a auto-estima , e construir a confiança , a oxitocina é cada vez mais visto como algo que pode ajudar as pessoas a superar suas inibições sociais e medos. 
Estudos estão mostrando que ela pode ser eficaz no tratamento da timidez debilitante  , ou para ajudar as pessoas com ansiedade social e transtornos de humor . Ele também pensou que a oxitocina poderia ajudar as pessoas que sofrem de transtorno de estresse pós-traumático . 
Além disso, dado que o autismo é essencialmente um distúrbio de comunicação social, ela está sendo considerada como uma forma de ajudar as pessoas no espectro também. E, por último, a oxitocina, através de suas ações de construção de confiança, pode ajudar a curar as feridas de um relacionamento danificado - outro exemplo de como a mente obtém sua plasticidade.

5. Cura e alívio da dor
Surpreendentemente, a oxitocina pode também ser utilizado para curar feridas (através das suas propriedades anti-inflamatórias). Estudos também têm demonstrado que um aumento nos níveis de oxitocina pode aliviar a dor - tudo, desde dores de cabeça, cólicas e dores corporais em geral. 
Agora, o que foi dito, o truque é fazer com que alguma ação da oxitocina, enquanto você está com dor - o que não é tão fácil. Este é o lugar onde os sintéticos pode certamente ajudar.  

6. A dieta ajuda
Talvez surpreendentemente,  pode ser usado para prevenir a obesidade, em alguns casos. Os pesquisadores observaram que  camundongos deficientes de receptores de oxitocina se tornarem obesos na vida adulta - e com ingestão normal de alimentos. Os cientistas acreditam que o hormônio poderia ser responsável por uma série de efeitos metabólicos benéficos, tanto em ratinhos como em humanos. 
Além disso, ao dar infusões de oxitocina a ratinhos obesos deficientes em  oxitocina, o seu peso voltou aos níveis normais. Os ratinhos também mostraram redução  na  intolerância à glicose  e resistência à insulina. Isto sugere claramente uma opção alternativa para aqueles que lutam para manter o peso.

7. Um antidepressivo
A ocitocina foi observada pela primeira vez ter uma conexão com a depressão através de seus efeitos sobre as mães que sofrem de síndrome pós-parto . Os pesquisadores descobriram que algumas mães estavam lidando com a depressão por causa de baixos níveis de ocitocina. 
Na verdade, eles foram capazes de prever o pós-parto durante a gravidez se a gestante teve baixos níveis de ocitocina. Estudos recentes sobre os níveis sanguíneos e fatores genéticos em pacientes deprimidos têm revelado o potencial para tratar as pessoas com depressão clínica , e até mesmo transtornos de ansiedade.

8. Alívio do estresse
Não é de surpreender, dada a sua capacidade de aliviar a ansiedade social e produzir sentimentos de confiança, a oxitocina tem a capacidade periférico para reduzir o estresse- o que não é pouca coisa quando se considera o número de vítimas  do estresse. Foi observada a capacidade da oxitocina para reduzir o cortisol no corpo e reduzir a pressão arterial. 
Ele também é conhecido por melhorar a digestão , o que é muitas vezes perturbado por altos níveis de estresse. Curiosamente, os receptores da oxitocina  foram encontrados no tracto intestinal, o que melhora a motilidade do intestino e reduz a inflamação intestinal.

9. Aumenta a generosidade
No que poderia ser visto tanto como uma coisa boa ou ruim, a oxitocina tem sido observado como capaz de aumentar a generosidade em seres humanos. Os biólogos evolucionistas, em particular aqueles que subscrevem a teoria do gene egoísta, têm lutado muito para entender por que as pessoas às vezes compartilham ou doam coisas - muitas vezes a um custo pessoal. 
Várias linhas de investigação tem ligado oxitocina a sentimentos de empatia. Em um estudo que exigia que pessoas  compartilhassem dinheiro com um desconhecido, infusões de ocitocina mostraram capacidade de aumentar esta propensão generosa, em torno de  80% (uau!) a mais do que aqueles que receberam  um placebo.

10. É o que nos torna humanos
É claro que nós realmente não seríamos humanos sem ele - nós simplesmente não teríamos a capacidade de ser uma espécie social, como somos. Agora, deve-se notar, no entanto, que, apesar de oxitocina aumentar a confiança no grupo,  produz o sentimento oposto com relação aqueles de um grupo de fora - por isso não é a "droga perfeita" que alguns podem proclamar que ela seja. 
Dito isto, a oxitocina desempenha um papel crucial na formação de nossa capacidade de despertar e manter relacionamentos, enquanto dotando-nos com a capacidade de empatia, confiança, e até mesmo de amar uns aos outros. Sem ela, seria algo significativamente menor do que o que nós somos.
Então o que você está esperando? Vá la fora  abraçar alguém!
FONTES:

MAS....
A OXITOCINA PODE SER UM HORMÔNIO DE DUAS CARAS!
Você não precisa mais ir a eventos médicos ou ler livros sobre saúde para ouvir falar na oxitocina.

Com o chamativo apelido de "hormônio do amor", a oxitocina já é citada por palestrantes e escritores das mais diversas formações, com objetivos ainda mais diversos.

Mas agora uma constatação surpreendente mostrou que a oxitocina - ou ocitocina - também reforça memórias negativas, e pode até mesmo aumentar o medo e a ansiedade.

Ou seja, parece que o "hormônio do amor" tem duas caras.

Oxitocina

A oxitocina ficou conhecida como o hormônio que promove sentimentos de amor, união social e bem-estar.

Isto fez com que ela começasse até a ser testada como uma droga anti-ansiedade.

Mas pesquisadores da Universidade Northwestern (EUA) demonstraram agora que a oxitocina também pode causar dor emocional.

A oxitocina parece ser a razão pela qual situações sociais estressantes - como ser intimidado na escola ou atormentado por um chefe - reverberam muito além do evento, podendo provocar medo e ansiedade nos eventos futuros.

Isso porque o hormônio na verdade fortalece a memória social em uma região específica do cérebro - seja a memória social positiva ou negativa.

Se a experiência social é negativa ou estressante, o ex-hormônio do amor ativa uma parte do cérebro que intensifica a memória. A oxitocina também aumenta a suscetibilidade a sentir medo e ansiedade durante os eventos estressantes que poderão ocorrer no futuro.

Oxitocina e emoções

O estudo, realizado em cobaias, é particularmente relevante porque a oxitocina atualmente está sendo testada como uma droga anti-ansiedade em vários ensaios clínicos.

"Ao entender o papel duplo do sistema de oxitocina no desencadeamento ou redução da ansiedade, dependendo do contexto social, podemos otimizar tratamentos de oxitocina que melhorem o bem-estar, em vez de provocar reações negativas," disse Jelena Radulovic, orientadora do estudo, que foi publicado na revista Nature Neuroscience.

O trabalho segue três estudos humanos recentes com a oxitocina, cujos resultados, em conjunto, estão começando a oferecer uma visão mais complexa do papel do hormônio nas emoções.