sábado, 7 de dezembro de 2013

2014, O ANO DO CARRO


2014
Imagem Google


Os Arcanos Maiores do Tarot representam nossa caminhada através da existência, ora somos o Mago, a Sacerdotisa, a Imperatriz, o Louco, e todos os demais arcanos. Cada Arcano tem uma lição a nos ensinar, resta para nós, ter a capacidade e a responsabilidade de aprender com os nossos erros.

Neste ano de 2014 as lições que serão aprendidas estarão a cargo dos arcanos: A SACERDOTISA, O LOUCO, A TEMPERANÇA E O CARRO. De acordo com a filosofia desta análise temos que estar atentos tanto aos aspectos positivos quanto os negativos de cada arcano que estará influenciando durante o ano vindouro. 

Será a oportunidade para aproveitar seus  aspectos positivos  e estar atentos para não estacionar em seus aspectos negativos ou ao menos aprender as lições que eles possibilitarão.


Arcano II - A Sacerdotisa

Vamos começar com o número 2, relacionado ao Arcano II a Sacerdotisa. Este arcano nos convida à introspecção e o silêncio, qualidades necessárias  para poder ler o livro da sabedoria que está inscrito em nosso próprio corpo e, principalmente no recôndito do nosso Ser. 

Se estivermos em silêncio e dispostos a escutar, esta sabedoria sempre estará disponível nos momentos em que precisarmos. Deste modo teremos mais discernimento, força e conhecimento para enfrentar as mudanças que sempre estão chegando em nossas vidas.


Arcano 0 - O Louco

Com o Arcano "O Louco" correspondendo ao numeral "0" vivenciaremos maior liberdade pois ele é a própria vida, a essência nutritiva, o fluido vital da árvore. Haverá um tempo, onde e como "loucos" chegaremos à única fonte de toda a força, de toda a sabedoria e bondade - que é a união da nossa alma individual com o solo divino no qual está enraizada: Deus.

O Louco, o Absurdo, o Irracional, o grande demais ou pequeno demais, é aquele que cortou os laços com todo o mundo, família, amigos para sair em busca de sua realização. Seu rosto expressa a inocência e a ingenuidade e até pisando no fio da navalha, na borda do precipício, ele tem a tranquilidade e a serenidade do inconsciente. 

Superando todos os medos lógicos, o Louco consegue aquilo que os prudentes demais nunca conseguirão. O Louco traz a manifestação da plenitude e a conclusão de um ciclo para o início de outro. E, aí, continuar a busca num patamar mais elevado. 

Palavra chave: destemor.
Este destemor  significa canalizar a energia de uma forma mais audaciosa. Aproveitar a sensação de liberdade, descompromisso e excentricidade para encarar a vida de forma mais leve, aberta e desejável. Curtir, amar e brincar (porque viver é coisa séria).

Um novo ano é sempre uma incógnita, algo desconhecido e para entrar neste novo mundo de possibilidades ilimitadas,  precisamos encontrar um jeito de nos expressarmos. Não podemos, entretanto, nos esquecer que a sorte e a fortuna são instáveis, ou seja, a roda segue girando.



Arcano XIV - A Temperança

Vejamos agora o número 14 que, nesta análise é simbolizado pela "Temperança". A imagem arcana desta lâmina do tarô corresponde a Iris, a deusa do Arco-Íris, que nos propicia a lição que precisamos aprender para trazer estabilidade e equilíbrio ao nosso coração. Ela representa também a Virtude da Temperança, boa e misericordiosa. 

Está ligada ao sentimento, à escolha refletida de um afeto. Íris tudo faz para atingir a harmonia, quaisquer que sejam as reações mutantes do fluxo das emoções, até mesmo a raiva e o conflito, a meta é sempre a cooperação, a harmonia e um relacionamento melhor.


Ao lado de Íris, Atena (deusa da justiça, VIII lâmina do tarô) formam duas partes complementares e também duas imagens contraditórias. Atena proclama a verdade às custas do coração do indivíduo priorizando o lado racional e Íris, o emocional. As duas apontam a necessidade do equilíbrio entre razão e emoção.

O aspecto que precisa ser trabalhado com Íris é que nada asfixia tanto o sentimento como  um relacionamento onde nada pode ser discutido, nenhuma diferença pode ser apontada porque a harmonia deve ser sempre priorizada a qualquer custo. Assim, a Temperança sem Justiça se torna estagnada, não permite mudanças e asfixia a razão. 

Na lâmina podemos observar dois vasos um azul (razão) e outro vermelho (emoção) que Íris trabalha passando seus conteúdos de um para o outro incessantemente, realizando uma alquimia entre razão e emoção, transmutando e harmonizando estas duas polaridades. Tenhamos em mente: a harmonia envolve sempre  razão e emoção em equilíbrio. É esta a lição deste Arcano.

Arcano VII - O Carro
E, finalmente veremos o arcano correspondente à soma teosófica de todos os números que vai sintetizar o arcano regente do ano ou seja O CARRO.

Por sua amplitude simbólica e pela beleza da sua composição, O carro figura entre os arcanos de maior prestígio do Tarô. É, também, um dos que oferecem maiores lacunas de interpretação.

A influência do arcano O CARRO desperta não só a vontade de alcançar propósitos mas também a pretensão de obter os recursos para chegar ao êxito desejado, e para isto, é necessário esforço, vontade e algumas habilidades para reconhecer os próprios talentos e aptidões para então, saber usá-los em benefício próprio. 

Pensamentos dispersos e incertezas não são recomendáveis e o domínio dos instintos é muito importante.

A energia proveniente deste arcano traz um sabor antecipado de vitória que vem restaurar a autoconfiança, a independência psíquica e o equilíbrio interior. No entanto aí reside um perigo que jaz sob a superfície, o excesso de confiança que pode trazer no seu bojo o orgulho e a arrogância capazes de cegar-nos para o valor dos obstáculos que teremos que enfrentar, subestimando-os.

Este aspecto da lâmina pode nos levar  a até mesmo  não enxergar os problemas nas suas verdadeiras nuances bem como deixar de escutar pessoas que certamente trarão subsídios e informações importantes para que tenhamos uma visão mais ampla e profunda das questões. 

É nesta situação que se torna importante considerar a presença do arcano XIV simbolizando a virtude da temperança que pode corrigir todo exagero do arcano VII. Bem como o silêncio, virtude da "Sacerdotisa" para nos ensinar a importância de saber escutar não somente nosso mestre interior mas também todos aqueles com os quais nos relacionamos. Quem escuta, aprende.

Mais um aspecto que precisa ser analisado no arcano "O Carro" é um alerta para as possíveis discordâncias que poderão surgir em qualquer nível, seja interno, no nosso relacionamento conosco mesmo ou externo nos vários relacionamentos que necessitamos ter em qualquer âmbito da sociedade. 

Assim, é preciso ter pulso forte, diplomacia, controlar as divergências e evitar o choque de polaridades. Para isto é necessário ter segurança no modo de agir.


Aproveitemos então, o ensejo, para seguir em frente com todos os nossos projetos, usando toda a nossa determinação e garra. Manter o foco nas metas e buscar os meios para alcançar os objetivos procurando superar com firmeza os obstáculos que certamente surgirão. Força de vontade e agilidade farão a ponte para alcançar o sucesso.

Feliz e próspero 2014!