sábado, 16 de novembro de 2013

O AMOR A SI MESMO



Quem é o SI MESMO?

O amor é um estado do "Ser". Não está do lado de fora, está bem lá dentro de nós. Não temos como perdê-lo e ele não consegue nos deixar. Não depende de um outro corpo de nenhuma forma externa.

O TEMPO PSICOLÓGICO

http://serfelizeserlivre.blogspot.com.br/
2010/05/diagese-e-discurso-narrativo-antes-de.html

Se estabelecemos um objetivo e trabalhamos para alcançá-lo, estamos empregando o tempo do relógio. Sabemos bem aonde queremos chegar, mas respeitamos e damos atenção total ao passo que estamos tomando neste momento. 

Se insistimos demais nesse objetivo, talvez porque estejamos em busca da felicidade, satisfação ou de um sentido mais completo do eu interior, deixamos de respeitar o Agora e ele é reduzido a um mero degrau para o futuro, sem nenhum valor intrínseco. 

O tempo do relógio se transforma então em tempo psicológico. Nossa jornada deixa de ser uma aventura e passa a ser encarada como uma necessidade obsessiva de chegar, de possuir, de "conseguir".

Aí não somos mais capazes de ver nem de sentir as flores pelo caminho, nem de perceber a beleza e o milagre da vida que se revela em tudo ao redor, como acontece quando estamos presente no Agora. No estado normal de consciência, o poder e o infinito potencial criativo do Agora estão completamente encobertos pelo tempo psicológico. 

Nossa vida perde a vibração, o frescor, o sentido de encantamento. Os velhos padrões de pensamento,emoção,comportamento, reação e desejo são encenados repetidas vezes,como um roteiro dentro da nossa mente que nos dá uma identidade,mas distorce ou encobre a realidade do Agora. 

A mente, então, desenvolve uma obsessão pelo futuro, buscando fugir de um presente insatisfatório. o que percebemos como futuro é uma parte intrínseca do nosso estado de consciência do momento. Se a nossa mente carrega um grande fardo do passado, vamos sentir isso.  

O passado se perpetua por falta da presença. O que dá forma ao futuro é a qualidade da nossa percepção do momento presente, e o futuro, é claro, só pode ser vivenciado como presente. Se é a qualidade da nossa percepção neste momento que determina o futuro, então o que é que determina a qualidade da nossa consciência?

O nosso grau de presença. Portanto, o único lugar onde pode ocorrer uma mudança verdadeira e onde o passado pode se dissolver é no Agora.

FONTE: Praticando o Poder do Agora- Eckhart Tolle