segunda-feira, 23 de setembro de 2013

MARAVILHAS DA NATUREZA: AS PISCINAS DE PAMUKKALE NA TURKIA

piscina8


piscinas5

Pamukkale para os turcos significa Castelo de Algodão, um dos lugares mais fascinantes da Turquia. O lugar é uma maravilha natural com gigantescas cascatas brancas, estalactites e piscinas naturais formadas durante séculos. O lugar possui uma bela e exótica paisagem com terraços de rochas brancas e brilhantes formadas por calcário que, vistas à distância, parecem um imenso manto de algodão ou neve cristalizada. Essa deslumbrante plataforma rochosa possui  várias nascentes de águas termais e calcárias, que formaram piscinas naturais.
Quando as águas termais emergem e a pressão deixa de ser elevada, o dióxido de carbono, que está muito evidente na água, tende a vaporizar e o carbonato de cálcio decai, formando gradualmente as formações rochosas que compõem a paisagem. Essa  maravilha da natureza possui cerca de 2700 metros de comprimento por 160 de altura, que surgiram de recorrentes abalos sísmicos que atingiram a região originando inúmeras  nascentes cujas águas são ricas em minerais, sais e calcários.
Pamukkale é um tesouro turco protegido pela Unesco, localizado a mais de 400 quilômetros da capital Ancara, perto do rio Maeander. Gozando de um clima temperado durante a maior parte do ano, suas termas ficam quentes durante seis meses do ano e chegam atingir a temperatura de 33°C.