sexta-feira, 23 de agosto de 2013

PARA CONSTRUIR UM MUNDO MELHOR



Porque você acha que o Homem, Jesus Cristo, trouxe tanta censura sobre si mesmo quando esteve em manifestação neste mundo? A autoridade humana o censurou por que Ele se associou à ralé, com criminosos comuns e prostitutas. Essas pessoas que o seguiam viam nele o tipo de autoridade que possuía uma bondade verdadeira e que compreendia as razões pelas quais elas eram o que eram.

Elas sentiam que Ele não as julgava, sentiam que Ele estava em sua companhia apesar de se opor aos seus atos e às suas atitudes erradas. Jesus Cristo é o tipo de autoridade pela qual se deve lutar.

Tente entender a atitude do outro, compreendendo a sua própria, ria com ela, construa algo em comum. Não se coloque como um juiz, embora possa fazê-lo de forma inconsciente.

Isso não implica que o transgressor da lei deva ficar impune. Não é essa a questão. Quando se torna perigoso para o bem estar dos outros, ele tem que aprender uma lição. Mas se isso acontece é porque o tipo errado de autoridade prevaleceu por tempo demais e impeliu o transgressor profundamente para a ignorância e a escuridão, em lugar de elevá-lo.

Todas as infelicidades desta terra, os problemas reais tais como criminalidade, guerras, injustiças de qualquer tipo, doenças, etc. São o resultado de falhas de longa duração.

A guerra certamente é trágica, mas é, em certos casos, um último recurso que se torna inevitável e mesmo necessário, porque a humanidade negligenciou a busca pelas raízes internas dos problemas. Os criminosos comuns têm que ser impedidos de prosseguir com seus atos, por instituições defensoras da lei que são, necessariamente, imperfeitas.

Novamente, a solução tem que ser encontrada antes, de forma que este resultado final e drástico da reação em cadeia possa ser evitado. Em todos esses círculos viciosos todos estão envolvidos, não apenas o transgressor da lei, não apenas o aparente perpetrador do crime.

Para construir um mundo no qual círculos viciosos são evitados ou rompidos antes que cheguem à última e infeliz manifestação externa, você pode fornecer as pedras angulares, examinando as suas próprias reações e compreendendo de que maneira contribuiu ou está contribuindo através de suas próprias reações emocionais inconscientes para desencadear uma avalanche de situações críticas.

Dessa forma, você e muitos outros podem ajudar a evitar toda a reação em cadeia e construir um mundo melhor, com mais harmonia, amor e paz.

Fonte: Excertos da Palestra nº 46 do Guia de Eva Pierrakos

MATURIDADE EMOCIONAL



Maturidade emocional, saúde emocional, significa saber o que se quer, querer o que se pode ter e estar disposto a pagar por isto.

CRESÇA UM PASSO DE CADA VEZ



Faça a distinção entre perfeição e crescimento. Se você deseja crescer e se perceber que só pode crescer um passo de cada vez, embora ainda esteja longe da perfeição, não haverá como estagnar. A aceitação da imperfeição não significa desejo de ficar estagnado. Significa apenas que você sabe que jamais poderá tornar-se perfeito nesta vida, mas deseja, com todo o coração, crescer e mudar em todos os aspectos possíveis. Esta é a única maneira de crescer.

Nos aspectos em que tentamos ser perfeccionistas estão presentes os aspectos negativos do orgulho, obstinação e medo. Há o orgulho de querer ser perfeito, de precisar ser perfeito. A obstinação diz: eu tenho que ser perfeito agora. Uma vez que se sabe que isto não é verdade, adota-se pelo menos uma perfeição superficial que é uma máscara. Tanto o orgulho como a obstinação levam ao fingimento, ou seja, distância da verdade.
Eva Pierarkos

AS ROSAS E OS ESPINHOS



A rosa simboliza muito bem a experiência de viver em plenitude nossos sentimentos porque se desejamos a beleza da rosa não podemos prescindir dos seus espinhos, assim, sentir prazer, implica a possibilidade de sentir dor.
Eva Pierarkos

O QUE REALMENTE INTERESSA JÁ É.

flw pic

‘Protea visits Dunedin’

Protea 
sp., Dunedin Botanical Garden, New Zealand

Você está tão acostumado a se esforçar pelo impossível que não lhe ocorre que não há pelo que se esforçar, porque o que é realmente valioso já é. (já está lá, já existe).

Eva pierrakos