quinta-feira, 22 de agosto de 2013

DESCONTENTAMENTO

http://harmonyspieces.blogspot.com.br/2011/06/o-descontentamento.html

A mente vive em descontentamento, esta é a sua comida. Estar descontente é a sua nutrição. Se você se torna contente a mente morre de fome... e a mente tem que morrer, é o único jeito de você saber quem você é. Então aprenda os "jeitos" de estar contente. 

O que quer que seja - sinta-se grato por aquilo. Não peça mais e você vai estar cortando as raízes da mente em si mesmas. A mente vive no querer mais. se você tem dinheiro ela diz: "Tenha mais". Se você tem conhecimento ela diz : "Tenha mais".

O que quer que seja que você tenha, não importa o que, a mente sempre diz: "Mais" e ela continua dizendo:
"Mais, mais..." Quando você alcançou aquele tanto, novamente ela pede por mais. Este mais nunca é satisfatório. Vendo o absurdo disto você o abandona. 

Não se quer mais correr para o horizonte porque sabe-se que não existe horizonte, apenas parece existir. Ele parece tão próximo, apenas à dez, quinze quilômetros de distância. Se você correr você pode chegar lá em duas horas. Mas, quando você chega lá,  ele não está mais lá, novamente ele está dez quilômetros mais para a frente... está sempre dez quilômetros mais para a frente. Não tem jeito de cobrir esta distância.

O "mais" é o horizonte, e a mente está sempre pedindo por mais; daí a mente vive na miséria. A mente é o inferno, e o melhor jeito de cortar as suas raízes é parar de pedir por mais. Em vez disso comece a curtir o que está disponível.

Em vez de ficar infeliz porque você não tem mais, fique feliz à respeito de que quer que você tenha e curta isto, regozije com isto, aprecie isto... e você vai ficar surpreso quando, imediatamente, você não for mais um pedinte. Quando o "mais" desaparece, a mente desaparece. A mente é equivalente a "mais"... "mais"... "mas"...

Deixe a mente morrer, só assim você pode renascer.

Osho Kyol Che