domingo, 18 de agosto de 2013

As Qualidades Indispensáveis do Despertar - (Adyashanti)



http://viva-aprendendo.blogspot.com.br/p/sintomas-do-despertar-espiritual.html



Na essência, a totalidade do empenho espiritual é muito simples: a Espiritualidade trata essencialmente do despertar como sendo a consciência intuitiva da unidade e a dissolução do nosso apego à consciência egóica. 
Ao dizer que a espiritualidade é uma coisa muito simples, não quero dizer que seja fácil ou difícil. Para alguns pode ser muito fácil, enquanto para outros pode ser mais difícil. Há muitos fatores e influências que desempenham um papel no nosso despertar para a realidade maior, mas os maiores fatores são em alto grau a nossa sinceridade, determinação e coragem.

A sinceridade é uma palavra que, ao ensinar, uso muitas vezes para transmitir a importância de se estar arraigado nas qualidades de honestidade, autenticidade e legitimidade. Não pode haver nada falso ou premeditado nas nossas motivações se devemos despertar totalmente para o nosso estado natural e íntegro de consciência unificada. 

Embora os ensinamentos e os mestres possam nos induzir a olhar para dentro “para a paz que está além de todo o entendimento", será sempre ao longo do fio da nossa sinceridade interior, ou da necessidade dela, que viajaremos. Pois o ego é inteligente e astuto na arte da dissimulação, e só a honestidade e a legitimidade do nosso ser inefável estão além da influência do ego. 

A cada passo e a cada respiração é-nos dada a opção de agirmos e respondermos, tanto interna como externamente, a partir do condicionamento da consciência egóica - que valoriza o controle e a separação acima de tudo mais - ou a partir da consciência intuitiva da unidade - que reside no silêncio interior do nosso ser.
Sem sinceridade, é fácil até para os maiores ensinamentos espirituais virarem um pouco mais do que brinquedos da mente. 

No nosso mundo veloz de consertos rápidos, de grandes promessas e de curtos lapsos de atenção, é fácil permanecermos em um nível muito superficial da consciência. Embora o estado desperto esteja sempre presente e mais próximo do que os seus pés, mãos ou olhos, ele não pode ser abordado de uma maneira descuidada ou não sincera. 

Há um motivo pelo qual se pede aos buscadores do mundo inteiro que tirem os sapatos e falem em voz baixa antes de entrarem em lugares sagrados. A mensagem que é transmitida é que devemos “tirar e aquietar” o nosso ego antes de nos ser concedido o acesso ao divino. Todas as tentativas do nosso ego de controlar, de exigir e analisar a realidade não têm nenhuma influência, senão a de tornar a vida mais conflituosa e difícil. Mas uma mente aberta e um coração sincero têm o poder de nos conceder acesso à constatação do que sempre esteve presente desde o início.

Quando as pessoas perguntavam ao grande sábio indiano Nisargadatta qual ele achava que era a qualidade mais importante de se ter para despertar, ele dizia "a dedicação". Quando você é dedicado, você é tanto sincero como determinado; ser determinado significa manter a atenção em uma coisa só. Descobri que a coisa mais desafiadora de se fazer para a maioria dos buscadores espirituais é ficarem concentrados numa só coisa por muito tempo. A mente pula p'ra lá e p'ra cá com os seus interesses e perguntas de momento a momento. É raro ela ficar com uma pergunta o tempo bastante para penetrá-la profundamente. 

Na espiritualidade é muito importante não deixar a mente egóica ficar saltando de um assunto a outro como um cão não adestrado. Lembre-se, o acordar trata da constatação da sua verdadeira natureza e da dissolução de todo apego à consciência egóica.

Minha avó que faleceu há alguns anos costumava dizer-me jocosamente, “envelhecer não é para os medíocres.” Ela estava bem ciente dos desafios de um corpo que envelhece, e, embora nunca se queixasse ou sentisse qualquer compaixão por si mesma, ela sabia diretamente que o envelhecimento tinha seus desafios bem como seus benefícios. Havia uma coragem dentro de minha avó que lhe servia bem ao aproximar-se do fim da vida, e fico feliz em dizer que quando ela se foi, foi de uma maneira disposta e sem medo. 

De uma maneira semelhante, o processo de chegar a um despertar pleno e maduro requer coragem, já que não só a nossa visão da vida, mas a própria vida se transforma para alinhar-se com a visão mística interior. Um coração sincero é um coração robusto e corajoso disposto a soltar-se diante da grande expansão desconhecida do Ser — uma expansão que a mente egóica não tem como saber ou entender.

Quando nossa consciência se abre além do estado onírico da consciência egóica para o nada infinito da consciência intuitiva, é comum para o ego sentir muito medo e terror quando começa esta transição. Embora não haja nada para temermos sobre o nosso estado natural do Ser infinito, tal estado está além da capacidade do ego de entender e, como sempre, os egos temem o que eles não entendem nem podem controlar. Logo que a nossa identidade deixa o reino do ego e assume o seu lugar legítimo como o infinito nada/tudo da consciência, todo o medo desaparece da mesma maneira como quando despertamos de um sonho ruim. 

Da mesma maneira que minha avó dizia: “Envelhecer não é para os medíocres,” também se pode dizer que, para se fazer a transição do estado de sonho ao estado maduro e desperto, é preciso coragem.

Sinceridade, determinação e coragem são qualidades indispensáveis no despertar do estado de sonho do ego para a paz e a tranqüilidade do Ser acordado. Só o que resta fazer é vivê-lo.

SOBRE O SOFRIMENTO

http://happy-stiletto.blogspot.com.br/2009_11_01_archive.html

Será que o sofrimento é realmente necessário?
Se você não tivesse sofrido o que sofreu, não teria profundidade como ser
humano, não teria humildade nem compaixão. Não estaria lendo este texto agora.
O sofrimento rompe a casca do ego do eu autocentrado e promove uma
abertura até atingir um ponto em que cumpriu sua função.


O sofrimento é necessário até que você se dê conta de que ele é
desnecessário. A infelicidade precisa de um eu construído pela mente, um eu com uma
história e uma identidade. Precisa do tempo passado e futuro. Quando você
elimina o tempo da sua infelicidade, o que sobra? 


A situação daquele momento.
Pode ser uma sensação de peso, agitação, aperto no peito, raiva ou até enjôo.
Isso não é infelicidade nem um problema pessoal. Não há nada de pessoal no
sofrimento humano. 


Trata-se apenas de uma forte pressão ou uma grande energia
que você sente em alguma parte do corpo. Se você concentra sua atenção nessa
energia, a sensação não se transforma em pensamento e assim não reativa o
eu infeliz.


Há muito sofrimento e tristeza quando você acha que cada pensamento que
passa por sua cabeça é verdadeiro. Não são as situações que causam infelicidade. São
os pensamentos a respeito das situações que deixam você infeliz. As interpretações
que você faz, as histórias que conta para si mesmo é que deixam você infeliz.


Eckhart Tolle - O poder do silêncio.

CONTOS DE NASRUDIM - A JUSTIÇA OU O DINHEIRO?



A JUSTIÇA OU O DINHEIRO?

Certo dia, um juiz perguntou ao mestre Nasrudin:


- Mestre, se tivesse que escolher entre a justiça e o dinheiro, o que você escolheria?

- O dinheiro, é claro - respondeu Nasrudin, sem pestanejar.

- O quê?! - disse o juiz. Pois eu escolheria a justiça sem pensar duas vezes!!A justiça não é fácil de ser encontrada. Quanto ao dinheiro, este não é tão raro assim. Podemos encontrá-lo por aí sem grandes dificuldades. Estou sinceramente espantado com a sua opção, mestre Nasrudin. Não o julgava capaz de tamanha ambição, sendo um mestre!

- Meritíssimo, cada um deseja aquilo que mais lhe falta! - respondeu tranquilamente o mestre Na
srudin.

Líderes africanos lutam para que continente deixe de ser “o lixão da europa”

Muitos dos equipamentos chegam na África em forma de doações, mas estão inúteis A-tagged-TV-that-was-disp-001

Líderes africanos lutam para que continente deixe de ser “o lixão da europa”

by Antonio Carlos Teixeira

Enviados comumente do Reino Unido, França e Alemanha, computadores, televisores e celulares inúteis vão se acumulando nos lixões dos países africanos. Algumas vezes esses aparelhos são destinados em forma de doação, mas estão inutilizados e acabam também em lixões, causando problemas ambientais que impactam na vida e na saúde dos africanos.
Para tentar diminuir este problema, 23 nações africanas, membros da Convenção de Bamako, reuniram-se para elaborar um documento no qual exigem da União Europeia que parte de seus países deixe de transformar a África em um grande lixão, informou o site Euractiv.
Para continuar lendo


Já passou da hora de os países ditos de primeiro mundo deixarem de tratar os demais países como suas lixeiras.

É o cúmulo da ignorância, eles acham que jogando a poluição para bem longe ela não voltará para eles? Coitados, não sabem que todos estamos num só ecossistema e tudo é de todos e volta para todos?