sexta-feira, 9 de agosto de 2013

SEMEAR O GRÃO, COLHER O FRUTO

"Aqueles que dizem querer a justiça sem  seu correlativo a injustiça, ou a ordem sem seu correlativo, a desordem, não entendem os grandes princípios do universo, nem a essência  de toda a criação. O mesmo acontece ao se falar na existência  do céu sem a da terra, ou do princípio negativo (yin) sem  o positivo (yang), o que é, evidentemente, impossível. E,  portanto, discute-se incessantemente". 

Esta observação pode ser aplicada à todos os esforços de auto melhoria empreendidos com o auxílio de gurus, de meditações, da prática da ioga, da aceitação de si, da psicoterapia, e mesmo da existência conduzida totalmente no momento presente. Tudo que se aprende é  que tais disciplinas contêm em si mesmas sua própria contradição, tanto quanto tentar se elevar do solo apoiando-se nos tornozelos. 

E essa descoberta pode ter seu lado bom, pois nossa energia psíquica e física se encontra, assim liberada de tarefas impossíveis para poder se concentrar apenas no possível: poderemos então semear os grãos, colher os frutos, construir casas, cantar canções, fazer amor, e viver até que a morte nos interrompa.

E eu chamo a atenção sobre esse ponto para melhorar a sorte da humanidade? Estaria então em contradição comigo mesmo. Digo-o mais para que nos permitamos semear os grãos e colher os frutos, em toda liberdade. Nada a fazer quanto ao que seja melhor ou pior, progresso ou recuo. 

Esses são juízos de valor  e disse-se bem: "Não julgueis, para que não sejais julgados. Pois sereis julgados do julgamento de que julgais e medir-vos-ão  com a medida com que medis." E se disser agora: "mais isso também é um julgamento!" - ainda assim se elabora um outro julgamento. É melhor não julgar? Não, trata-se apenas de viver e morrer, dia e noite, de ir e vir, um estado de coisas onde o mal e o bem não podem ser isolados.

Alan Watts em:Tabu, p. 141-142. Tradução de Fernando de Castro Ferreira e Olavo de Carvalho.

Nota: De acordo com este posicionamento, para se auto realizar, basta viver, ou seja, semear o grão, colher o fruto, simples assim, mas... consciente de tudo que isto implica ....

Fonte da imagem: http://deusguianossospassos.blogspot.com.br/2013_03_01_archive.html

CONTO DE NASRUDIM SOBRE OS GURUS

http://scienceblogs.com.br/socialmente/2011/10/pseudoprofundidade-receitas-para-simular-profundidade-aspirantes-a-gurus-tomem-nota/

SOBRE OS GURUS

Um famoso guru do povoado pretendia ser capaz de ensinar uma pessoa analfabeta a ler mediante uma técnica relâmpago. Nasrudin saiu do meio do povo.

— Pois bem, me ensine então!

O guru tocou a testa de Nasrudin e disse:

— Agora vá imediatamente para sua casa e leia um livro!

Passada meia hora, Nasrudin voltou à praça do mercado com um livro nas mãos. O guru já tinha ido embora.

— E então, você é capaz de ler agora, Mullá? — perguntaram-lhe as pessoas.

— Sim, posso ler, mas este não é o caso. Onde está aquele charlatão?

— Como pode ser um charlatão se fez com que você conseguisse ler sem nenhum aprendizado?

Este livro, que provém de autoridades indiscutíveis, diz:
“Todos os gurus são uma verdadeira fraude”.