domingo, 14 de julho de 2013

SOMOS UMA CONSCIÊNCIA QUE TEM UM CORPO


Maharaj diz-nos repetidamente que estamos tão acostumados a pensar de nós mesmos como corpos tendo consciência, que achamos muito difícil aceitar ou mesmo entender a situação real. Na realidade, é a consciência que manifesta a si mesma em inumeráveis corpos. 

É, portanto, essencial perceber que nascimento e morte são apenas o início e o fim de uma corrente de movimentos na consciência, os quais são interpretados como eventos no espaço e no tempo. 

Se pudéssemos entender isto, deveríamos também compreender que somos puro ser-Consciência-felicidade em nosso estado original imaculado, e, quando em contato com a consciência, somos apenas a testemunha dos (e totalmente separados) vários movimentos na consciência. 

Este é um fato evidente porque, obviamente, nós não podemos ser o que percebemos; o percebedor deve ser diferente do que ele percebe.

Autor:  Sri Nisargadatta Maharaj 
Livro: "Sinais do Absoluto"

OS DOIS MANICÔMIOS


"No jardim de um hospital psiquiátrico conheci um jovem formoso de rosto pálido e encantador...

Sentando-me a seu lado num banco, perguntei-lhe:

- Porque estás aqui?

Olhando-me, com estranheza, disse:

- Essa é uma pergunta pouco própria, mas, de qualquer modo, responderei.

Meu pai quis fazer de mim uma cópia dele; o mesmo ocorreu com o meu tio. Minha mãe queria que fosse igual ao seu pai. Minha irmã apontava o seu esposo, oficial da marinha, como o modelo de perfeição a seguir. Meu irmão, excelente atleta, pensava que eu devia ser como ele.

E também os meus professores, de filosofia, de música, de matemática, me incitavam a ser um reflexo deles num espelho.

Por isso vim para aqui. Parece-me mais saudável. Pelo menos poderei ser eu mesmo.

De repente, voltou-se para mim, e disse:

Diz-me tu, agora. Vieste parar a este lugar guiado pela educação e pelos bons conselhos?

Eu respondi:

- Não, sou só um visitante.

Então ele disse:

- Ah!!!. És um daqueles que vive no manicômio, mas, do outro lado do muro?


 Khalil Gibran


Fonte da imagem: 
http://doidoehpouco.blogspot.com.br/2010/08/reforma-psiquiatrica-no-brasil-parte-2_10.html


O UNIVERSO = DEUS BRINCANDO


Escondido na flor do maracujá

"Quando Deus brinca de se esconder e finge que é você e eu, esconde-se tão bem que demora muito tempo a lembrar-se de onde e como se escondeu. Mas essa é a parte mais divertida - trata-se exatamente do que ele queria fazer. Não quer encontrar-se demasiado depressa, já que isso estragaria o jogo.

É por isso que é tão difícil, para você e para mim, descobrirmos que somos Deus disfarçado, fingindo que ele não é ele. Mas quando a brincadeira já durou muito, todos nós acordamos, paramos de fingir e recordamos que somos todos um só ser - o Deus que é tudo aquilo que existe e que vive para sempre e sempre."
Alan Watts

POR QUE NÃO VEMOS DEUS?

Google Images
"Deus é o Ser do mundo, mas você não pode ver Deus, pela mesma razão que não deixa você, sem um espelho, ver seus próprios dentes ou olhar para dentro de sua cabeça. Seu ser está escondido muito inteligentemente porque é Deus escondendo-se"
Alan Watts