quinta-feira, 11 de julho de 2013

CLIMA DE MONTANHA EM PERNAMBUCO - TRIUNFO

Cachoeira dos Pingas
http://diasamenos.blogspot.com.br/2011_01_01_archive.htm
Cachoeira dos Pingas



Theatro-Cinema Guarany na Lagoa João Barbosa


Antigo convento que funciona como hotel

Centro Educacional de Triunfo
http://centroeducacionaldetriunfo.blogspot.com.br/2010/06/bem-vindos.html

Pedalinho no lago João Barbosa
http://rrejane.blogspot.com.br/2010/02/blog-post.html

File:Theatro-Cinema Guarany (Triunfo, PE).jpg
Theatro-Cinema Guarany
Foto de Allan Patrick
Casa Grande das Almas onde fica o Museu do Cangaço
http://fazendoturismoufpe.blogspot.com.br/2011/09/pe-na-estrada-triunfo-pe.html
Cacimba de João Neco




Careta do carnaval de  Triunfo - uma tradição pernambucana


Se você gosta de clima de montanha e de cidadezinhas com arquitetura antiga, com belezas naturais e cultura interessante, então o lugar para ir é Triunfo.
Poucos municípios têm o privilégio de reunir tantos atrativos, a começar pelo clima, que contradiz a aridez do sertão nordestino, com temperaturas oscilantes entre 8ºC no inverno e 28ºC no verão. O município pernambucano de Triunfo, distante 399 km de Recife e a uma altitude de 1.004m, tem vegetação diferente da que predomina na região e uma variedade de lugares a se visitar sem similar em todo Sertão nordestino. Com tudo isso Triunfo passou a ser conhecida como “O Oásis no Sertão”.

O famoso açude João Barbosa Sitônio localizado no centro da cidade, adornado pela presença do Cine Teatro Guarany inaugurado em 1922 e construído com rocha e óleo de baleia para dar sustentabilidade aos três pavimentos do prédio que é uma das 20 Maravilhas de Pernambuco segundo votação realizada pela Fundarpe e sem esquecer do teleférico que tem seus assentos movidos por cima das montanhas de Triunfo passando sobre as águas do açude.

Tudo em Triunfo parece ter sido talhado com primor: as ruas cheias de ladeiras e calçadas com paralelepípedos, o casario singelo, as antigas construções datadas do século XIX, os seculares e tradicionais convento e igrejas, as edificações em pedra bruta, a história do cangaço que nos fazem voltar no tempo, os mirantes, cachoeiras, grutas, a belíssima visão que o Pico do Papagaio o ponto mais alto de Pernambuco com 1260 m proporciona, de onde se a vista seis cidades do vale do Pajeú, os caretas com seus trajes que deixam os visitantes curiosos e deslumbrados com tamanha beleza com mais de um século de existência.
A Cacimba de João Neco localizado no sítio Lajes a 5 km da cidade trata-se de um poço vertical com aproximadamente 25 metros de profundidade, com um túnel com medidas aproximadas de largura de 1,20m, altura de 2,5m e com extensão de 30m.
Escavado sozinho pelo proprietário do terreno chamado João Neco o qual foi concedido a homenagem póstuma de nomear o local.

João na tentativa de amenizar os moradores da comunidade do efeito da seca no ano de 1932 e percebendo a dificuldade com a qual seria para os idosos e para as crianças retirarem a água do poço, ele escavou um túnel com escadaria perpendicular ao poço, este túnel chega até a nascente do poço facilitando a retirada e a locomoção dos moradores.
Com uma arquitetura artesanal de homem simples, mas uma obra de um grande engenheiro, na entrada foi feito um arco com pedras brutas, um trabalho bem arrojado para a épa sua construção. 
Além do clima muitas atrações estão presentes para encantar cada vez mais os turistas. Os engenhos de rapadura, os poetas, a gastronomia, a caatinga e a história do cangaço são só alguns dos atrativos. A cultura e o povo local são quase um atrativo, gente simpática e muito simples. 
Todos que visitam Triunfo têm uma verdadeira aula de arquitetura, história e cultura. Cidade de um povo hospitaleiro, rodeada de serras e vegetação sempre verde.


Vídeos de Triunfo