quinta-feira, 4 de julho de 2013

AMETISTA NA DECORAÇÃO OFERECE BEM-ESTAR

4405242-ametista
http://espacoholisticoodara.wordpress.com/ametista-nao-deixem-de-ler-esse-artigo-e-muito-importante/

As pedras são como flores eternas: nos trazem a consciência da beleza e da perfeição pela sua simples presença em um espaço. Assim, qualquer cristal usado em cômodos da sua casa pode ter efeitos enobrecedores maravilhosos, fazendo bem para corpo e alma. No entanto, quando as pedras são utilizadas em alguns lugares específicos, podem otimizar ainda mais esses efeitos, melhorando a qualidade dos espaços e a vida dos moradores.
Um dos melhores exemplos é a Ametista, uma pedra que oferece a consciência da transformação, ajudando cada um a ficar de bem consigo mesmo e com o mundo, e se aceitar como realmente é. Com sua cor violeta, a pedra traz consigo um sentido de nobreza, que sempre convoca o que há de melhor dentro de nós.

AMETISTA PODE SER USADA EM VÁRIOS AMBIENTES

Quando usamos a Ametista no centro de nossas casas, estamos incentivando uma mudança positiva no lar como um todo. Afinal, o centro da casa é o coração pulsante do lar. Usar a pedra violeta neste local faz com que mágoas, tristezas, dificuldades, transtornos e obstáculos sejam encarados de forma mais positiva, tornando-os mais fáceis de serem trabalhados.
Outra possibilidade é usar a Ametista no quarto de dormir. Neste caso, esta linda pedra poderá nos auxiliar a superar questões mais delicadas, como traumas antigos e dificuldades em relacionamentos.
As Ametistas usadas em banheiros nos ajudam a transmutar a energia mais densa que normalmente se acumula nestes espaços, tornando-os mais leves e, consequentemente, elevando todo o padrão energético da casa.
Se quisermos trabalhar e melhorar a nossa vida social e profissional podemos usar Ametistas na sala de estar ou no escritório.
Alguns cuidados no uso de pedras em casa:
  • 1Quando usadas na decoração, as pedras devem ter o tamanho mínimo de um punho fechado, para que possam interferir positivamente no ambiente. Sendo assim, a pedra utilizada deve ser preferencialmente ser uma drusa (imagem acima).
  • 2As pedras devem ser lavadas todo mês, em água corrente.
  • 3A Ametista, quando recebe luz direta, vai perdendo um pouco da sua cor com o passar do tempo. Isso é normal e faz parte do trabalho de transmutação da pedra.
  • 4A Ametista pode estar visível na decoração dos cômodos ou ser colocada "escondida", embaixo de móveis, por exemplo.
Um geobiólogo ou profissional de Feng Shui pode fazer com que o uso desta pedra seja ainda mais aprimorado em sua residência.

DIMINUIR CONSUMO DE LEITE PODE MELHORAR SAÚDE

Não adianta chorar pelo leite derramado. Com o perdão do trocadilho, o fato é que cerca de 60% da população mundial tem algum tipo de sensibilidade aos laticínios, segundo matéria publicada no USA Today (e algumas estatísticas chegam até a 75%). Essas pessoas podem apresentar sintomas como alergias respiratórias, sinusite, nariz que escorre com frequência, muco persistente, inflamações e infecções de garganta e ouvidos, diarreia e dores de cabeça.
A questão é que a habilidade de digerir o açúcar (lactose) e as proteínas (caseína e whey) do leite não é uma doença, e sim um traço absolutamente normal nos humanos. A retenção da capacidade de digerir leite e seus derivados após a infância é uma mutação genética, mais comum na população europeia, principalmente nórdica.
De acordo com o naturopata americano Peter D"Adamo, criador da Dieta do Tipo Sanguíneo, a habilidade de digerir leite surgiu quando os humanos migraram para regiões mais próximas do pólo, onde os alimentos eram escassos pela impossibilidade de cultivo de plantas. Então as pessoas passaram a usar o leite dos animais como fonte de nutrição alternativa. Esta teoria diz que as pessoas descendentes desta população, com sangue tipo B, são as que possuem maior possibilidade de digerir laticínios sem problemas. Já asiáticos, africanos, índios e seus descendentes são os que mais apresentam sintomas de intolerância ao consumir leite, seus derivados e preparações, como queijo, iogurte e cremes.
Além disso, os processos de industrialização do leite e seus derivados também contribuem para aumentar as estatísticas de intolerância ao alimento. A pasteurização e a homogeneização causam transformações moleculares nos laticínios. Além disso, as vacas são alimentadas com milho e soja geneticamente modificada, e tratadas com hormônios e antibióticos. Tudo isso pode explicar um número cada vez maior de sintomas e doenças associadas ao consumo de leite e derivados.

COMO SUBSTITUIR O LEITE?

Diversas pesquisas médicas vêm também desconstruindo o mito de que precisamos de leite diariamente na dieta para adquirir cálcio para os ossos, como os estudos do médico cientista de Harvard, Walter Willet. 

O especialista recomenda incluir no cardápio folhas verde-escuras, gergelim e tahine, algas marinhas como nori, além de sardinhas e outros peixes pequenos consumidos com ossos. Seus estudos inclusive apontam para uma incidência maior de fraturas e de câncer nos consumidores de laticínios.
Indo na direção contrária, nós brasileiros consumimos diariamente e em grandes quantidades leite, manteiga, queijo, iogurte, creme de leite, requeijão e alimentos industrializados - que mesmo sem lactose, contêm diversos derivados do leite, como a proteína whey.
Na minha prática como coach de Saúde da Mulher, eu recomendo eliminar ou diminuir consideravelmente o consumo do leite, particularmente para as mulheres que experimentam problemas menstruais e hormonais (TPM, ausência ou excesso de sangramento, ovário policístico, miomas, infertilidade) e sintomas como espinhas, enxaqueca, síndrome do intestino irritável, constipação e flatulência. Mesmo os orgânicos devem ser evitados, pois o leite possui naturalmente hormônios que interferem em nosso sensível sistema endócrino.
Como também não recomendo usar os substitutos feitos de soja, sugiro fazer seu próprio leite alternativo em casa, com amêndoas, castanhas e sementes. É muito fácil, prático, dura cerca de 4 a 5 dias na geladeira, tem um sabor delicioso e oferece sensação de saciedade, pois é mais rico em proteínas.

LEITE DE AMÊNDOAS

Ingredientes
  • 1 xícara de amêndoas
  • 3 xícaras de água
Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador na potência máxima, até ficar bem homogênea. Se quiser o leite deixar bem liso, retire a polpa usando uma peneira bem fina, um pano de prato, ou uma sacola de algodão ou musselina.
Outra dica é deixar as amêndoas de molho na água em uma tigela de inox ou vidro, de 6 a 12 horas, descartando a água ao final, para eliminar os antinutrientes naturalmente presentes nesses alimentos. Depois disso, basta adicionar a mesma quantidade de água especificada na receita e bater as amêndoas no liquidificador.

CHOCOLATE QUENTE

Ingredientes
  • 1 xícara de leite de amêndoas
  • 1 colher de sobremesa de cacau em pó
  • 1 colher de chá de canela
  • 1 colher de café de noz moscada ralada na hora
  • Mel a gosto para adoçar
Modo de preparo

Minha deliciosa vida sem leite

Minha deliciosa vida sem leite

Vim passar duas semanas em São Paulo, a capital gastronômica do Brasil, e meu programa favorito é aproveitar os maravilhosos restaurantes da cidade. E então me lembro que tem queijo na pizza e no macarrão da cantina italiana, manteiga e creme de leite nos bistrôs franceses, a coalhada do árabe, e diversos laticínios usados nas opções vegetarianas. 
Volta e meia, ainda me deparo com o fato de que não poder consumir leite e derivados é uma limitação muito chata. É praticamente impossível de se achar numa cardápio de restaurante uma opção de sobremesa que não leve laticínios, que não seja a sem graça “fruta da estação”.

Desde que comecei a evitar consumi-los, fui investigando aqui e ali opções que me trouxessem de volta essa sensação cremosa que só os laticínios conseguem dar na comida. E vi que a luz no final do túnel estava nas castanhas e sementes!

Essas coisinhas naturalmente crocantes ficam cremosas e sedosas quando transformadas em leites e pastas, por conta de seus óleos naturais. Muito ricas em proteínas e cálcio, elas ainda tem várias vantagem sobre o leite de animais: não tem gorduras saturadas, nem hormônios (naturais e artificiais) ou substâncias tóxicas criadas pelos processamentos em sua composição, entre outras coisas que tanto impactam no equilíbrio do sistema endócrino feminino, respiratório, digestivo, além de ser um grande causador de alergias e sensitividade.

Não estou dizendo que o leite e seus derivados devem ser banidos da alimentação sem dó nem piedade (só em caso de alergia e intolerância mesmo). Mesmo porque é gostoso e tem muitos nutrientes. Mas preste atenção na quantidade e na qualidade do que você consome. Prefira os laticínios de origem orgânica e frescos da fazenda que não passem por pasteurização e homogeneização. Preste atenção na lista de ingredientes para saber se não há adição de açúcar, sal e outros aditivos artificiais.

Mesmo que você não precise ou não queira tirar o leite da sua vida, comece a explorar essas opções muito saborosas e cremosas feitas de castanhas e sementes, e ganhe variedade no seu cardápio.
Receitas:
  • Leite: faça seu leite de castanhas, sementes, grãos diversos, ou use leite de coco.
    Amêndoas ou Castanha de Caju: 1 xícara de castanhas para 3 de água.
    Arroz Integral ou outros grãos: 1/2 xícara de arroz cozido para 2 de água.
    Bata no liquidificador até ficar bem liso. Se quiser retirar a polpa, peneire ou filtre em uma sacola de algodão. Outra dica é deixar os ingredientes de molho por, no mínimo, 8 horas, descartando a água, para eliminar os antinutrientes naturalmente presentes nessas plantas.
  • Creme de Leite: faça seu leite de castanhas, sementes, grãos diversos com menos água, ou use leite de coco. UseTahini (pasta de gergelim) ou outra pasta de castanhas ou sementes diluída em um pouco de água.
    Pasta de amendoim: bata 3 xícaras de amendoim cru em um processador bem potente até ficar cremoso, parando de tempos em tempos para raspar a borda do copo.
    Pasta de amêndoas ou outras castanhas e sementes: bata 3 xícaras de amêndoas com 1/4 de xícara de óleo (coco, girassol ou gergelim extravirgem, ou canola para não interferir no sabor). Acrescente mais um pouco de óleo se necessário. Refrigere até o dia seguinte e retire o óleo que porventura se formar no topo.
  • Manteiga: use qualquer outro óleo na mesma quantidade. Eu normalmente uso de coco, e refrigero ele para ficar com consistência mais firme, se necessário.
Confira aqui neste link outras opções interessantes de substituições.