terça-feira, 25 de junho de 2013

UMA DAS ESTRATÉGIAS DO EGO


Reclamar e reagir são as formas preferidas da mente para fortalecer o ego.
Para muitas pessoas, grande parte da atividade mental e emocional consiste em
reclamar e reagir contra isso ou aquilo. Procuram fazer com que os outros ou as
coisas estejam errados e só elas estejam certas. 


Estando certas, elas se sentem superiores e, assim, fortalecem seu ego. No entanto, estão apenas fortalecendo a ilusão do ego. Pare um pouco e pense: você tem esses padrões de
comportamento? Consegue perceber a voz em sua mente que está sempre reclamando e apontando os outros como culpados? O eu autocentrado precisa do conflito para fortalecer sua identidade. 


Ao lutar contra algo ou alguém, ele demonstra para si mesmo que isto sou eu e aquilo não sou eu. É comum que países, tribos e religiões procurem fortalecer sua sensação de identidade coletiva colocando-se em oposição aos seus inimigos. Quem seriam os crentes se não existissem os que não creem?

Ao se relacionar com pessoas, você é capaz de perceber em si mesmo sentimentos sutis de superioridade e de inferioridade em relação a elas? Quando isso acontece, é o ego que está se manifestando, porque ele precisa da comparação para se afirmar. A identidade do ego depende da comparação e se alimenta do mais. Ele se agarra a qualquer coisa. 

Quando nada disso funciona, as pessoas procuram fortalecer seu ego considerando-se  doentes ou mais infelizes do que os outros. Quais são as histórias que você cria para encontrar sua própria identidade?

O Poder do Silêncio - Eckhart Tolle