terça-feira, 22 de janeiro de 2013

A BIOARQUITETURA NO BRASIL


.
http://www.nopatio.com.br/tag/moradia/

http://www.ipoema.org.br/
A bioarquitetura é um ramo da arquitetura que busca construir imóveis em harmonia com a natureza, com baixo impacto ambiental e custos operacionais reduzidos. Os adeptos do conceito, surgido nos anos 1960, priorizam o uso de técnicas construtivas sustentáveis (tijolo adobe, cimento queimado ou taipa de pilão, entre outras) e matérias-primas naturais, recicláveis, de fontes renováveis e que não possam ser aproveitadas integralmente. Bambu, palhas e madeira reflorestada, ou proveniente de manejo certificado, são bastante utilizados.

Sustenbilidade / Freiburg (cidade ecológica)











AS EARTHSHIPS (residências autosustentáveis)



Vista sul-leste da residência

Porta de entrada de uma earthship
Construção no UK
http://www.ecohabitar.org/earthship-viviendas-recicladas/
http://www.organiclifestylemagazine.com/green/issue-2/earth-to-earthships.php
http://www.ecohabitar.org/earthship-viviendas-recicladas/



http://project-humanity-earth.org/yahoo_site_admin/assets/images/earthship.24671939_std.jpg

Mike
Mike Reynolds o criador da bioarquitetura
Um Earthship é um tipo de casa com  energia solar passiva  feita de materiais naturais e reciclados. Concebidos e comercializados pela Biotecture Earthship de Taos, Novo México , as casas são construídas principalmente para trabalhar como edifícios autônomos e geralmente são feitas de pneus cheios de terra  , usando massa térmica de construção para regular naturalmentea  temperatura interior. Eles também costumam ter seu próprio sistema de ventilação natural especial. 
Os Earthships são casas geralmente off-the-grid , minimizando sua dependência de serviços públicos e dos combustíveis fósseis . São construídos para utilizar os recursos locais disponíveis, especialmente de energia do sol. Por exemplo, janelas em dom voltados para as paredes permitem iluminação e aquecimento, e os edifícios são muitas vezes em forma de ferradura (U) para maximizar a luz natural e ganho solar durante os meses de inverno. As grossas e densas paredes internas fornecem massa térmica que, naturalmente, regula a temperatura interior durante tanto as temperaturas exteriores, quentes  como as frias temperaturas.
O telhado de um Earthship é fortemente isolado - muitas vezes com duas camadas isolamento poli-iso de quatro polegadas - de eficiência energética.
O Earthship como existe hoje, começou a tomar forma na década de 1970. Mike Reynolds , fundador da Biotecture Earthship, uma empresa especializada na concepção e construção de Earthships, quis criar uma casa que iria fazer três coisas: primeiro, que seria uma arquitetura sustentável, utilizando material local em cada  região de todo o planeta, bem como materiais reciclados sempre que possível. 
Segundo, as casas dependem de fontes naturais de energia e são independentes do "grid", sendo, portanto, menos suscetíveis a desastres naturais e livre das linhas elétricas e de água que Reynolds consideradas feias e um desperdício. Finalmente, seria economicamente viável para que as pessoa médias e sem habilidades especializadas de construção, sejam  capaz de criar.
 Como conceito, a Earthship não foi limitada aos pneumáticos - qualquer material denso, com um potencial de massa térmica, por exemplo betão, adobe, Dirtbags ou pedra,  poderia, teoricamente, ser usado para criar uma construção semelhante a uma Earthship. No entanto, o pneu com terra batida  faz parte da definição de um Earthship.
Ao contrário de outros materiais, os pneus com terra batida são mais acessíveis para as pessoas médias. Pneus recicláveis são abundantes em todo o mundo e fáceis de encontrar, há um número estimado de 2.000 milhões de pneus em todo os Estados Unidos. 
A partir de 1996, algo  como 253 milhões de pneus recicláveis foram sendo gerados a cada ano nos Estados Unidos, com 70% sendo reclamados pelo mercado de sucata de pneus  (deixando talvez 75 milhões de pneus recicláveis disponíveis para reutilização como pneus inteiros). Além da disponibilidade de pneus velhos, o método pelo qual são convertidas em utilizáveis ​​"tijolos", a condensação da terra, é simples e barato.
Os pneus de  terra-batida de um Earthship são geralmente montados por equipes de duas pessoas trabalhando juntas, como parte de uma equipe maior de construção. Um membro da equipe de duas pessoas traz pás de terra s, que vem geralmente de o local da construção, colocando-o no furo de pneu, um de cada vez. O segundo membro, que fica sobre o pneu, usa uma marreta para comprimir a terra. 
Os movimentos da segunda pessoa são em círculo à volta do pneu para manter a terra e até mesmo evitar a deformação do pneu. Estes pneus de terra batida  em um Earthship são feitas no local, porque, quando bem feito, pesam até 300 quilos e pode ser muito difícil de transportar.
Benefícios adicionais da terra batida do pneu são a sua capacidade de carga grande e sua resistência ao fogo.
Um pneu totalmente totalmente batido, que é mede cerca de 2 metros de 8 centímetros de largura, é grande o suficiente para superar os requisitos convencionais de distribuição de carga estrutural para a terra. Uma vez que o pneu está cheio de solo, ele não queima quando exposto ao fogo. Em 1996, após um incêndio que varreu muitas casas convencionais, no Novo México, um Earthship descoberto no rescaldo estava relativamente ileso.  Apenas a parede de frente para o sul  e o telhado tinha queimado, em comparação com a destruição total das casas convencionais.
Atualmente, Earthships estão em uso em quase todos os estados dos Estados Unidos, assim como muitos países da Europa. A utilização de isolamento no lado de fora das paredes do pneu, o que não era comum nos primeiros desenhos, é a melhoria da viabilidade do Earthships em todos os climas sem comprometer a sua durabilidade. Earthships estão continuamente sendo construído por Biotecture Earthship em todo o mundo. Sua popularidade e uso de materiais de baixo custo tem inspirado muitos a construir suas próprias casas também.
fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Earthship





Holograma cósmico: será o Universo uma projeção vinda do futuro?

http://hypescience.com/nosso-universo-pode-nao-ser-o-primeiro-%E2%80%93-nem-o-ultimo/


Mais uma teoria sobre a origem do nosso universo.

Deseja conhecê-la? Poderá fazê-lo clicando neste link.



MENSAGEM DE VÁRIOS MESTRES (II)


Tarde é um tempo que não existe... O que existe é o momento certo para fazermos as coisas e o momento certo é quando sentimos que estamos prontos.

Sempre existe um motivo para todo acontecimento. Só precisamos ficar atentos para percebe-lo.


Não podemos vestir a personalidade do outro pois somos diferentes, mas em certas ocasiões é muito importante nos colocarmos no lugar dele para percebermos as coisas sob o seu ponto de vista. Não se colocar na posição do outro, muitas vezes pode motivar o egoismo.


Saber é importante, saber o que se sabe é ainda mais importante, porém, ser o que se sabe é onde reside a verdadeira sabedoria.

Brincar com coisas sérias pode ser imaturidade ou ignorância, transformar as coisas sérias em delicadas brincadeiras é fazer leve o fardo da vida, se é assim que você a considera.