segunda-feira, 4 de março de 2013

Modelagem em concreto celular (Fazendo montanhas e pedras com concreto celular)

http://pegueinarede.blogspot.com.br/2009_03_01_archive.html
http://pegueinarede.blogspot.com.br/2009_03_01_archive.html
http://aidobonsai.com/2009/01/19/12-modelagem-de-concrteto-celular/#more-1684

Para criar trabalhos de Penjing ou florestas, criando pedras, escarpas, montanhas, leitos de rio e até mesmo para fazer vasos sob medida para os nossos bonsais, o concreto celular ou cimento aerado é uma ótima opção. Este material é usado para atenuar o peso de grandes construções como shopping centers, que precisa de um número de divisões de lojas muito grande.

 

O concreto celular é  um bloco encontrado em três tamanhos distintos, só variando a largura. O tamanho maior é de 60X30X20 cm. É de fácil modelagem, porém tem o inconveniente de quando trabalhado sem ser molhado produzir, com  o atrito e rotação da  retificadeira, um pó muito fino. Mesmo molhando o concreto e trabalhando com groza e formão, é nescessário saber que em apartamentos fechados ou casas a modelagem  irá sujar muito o ambiente. 

   O concreto celular, depois de texturizado com vários tipos de terra, através da ação paciente do tempo, irá com a umidade adquirida com a rega constante dos bonsais, criar musgo e favorecer o crescimento de outras plantas pequenas, que dão naturalidade ao trabalho e deixarão o conjunto muito orgânico e bonito.

É muito gratificante poder desenhar uma pedra na proporção exata do que precisamos para o nosso paisagismo. O concreto pode ser utilizado para fazer fontes e criar um verdadeiro ecossistema, com lagos, cavernas, cortes de rio etc. Para aqueles que sonham em ter uma pedra de grande porte em seu quintal e criar um jardim japonês, os blocos de concreto podem ser unidos com cimento na sua forma bruta criando-se um grande e único bloco  que depois de trabalhado como uma escultura, com formão e retificadeira pesada (Makita 38000 rotações p/m) trará a beleza de uma pedra de grande porte ao nosso jardim. 

Veja mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seus comentários são sempre bem vindos. Agradeço sua participação.