segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

AONDE FORES TEU UNIVERSO TE ACOMPANHA



No blog Arca do Autoconhecimento li uma historinha simplória mas com um profundo ensinamento: Aonde fores levarás teu universo. Comprove:


Era uma vez um ancião que passava os dias sentado junto ao poço na entrada do povoado.
Um dia, um jovem se aproximou dele e perguntou:
- “Nunca estive por aqui. Como são os habitantes desta cidade?”
O ancião respondeu-lhe com outra pergunta:
- “Como eram os habitantes da cidade de onde vens?”
- “Egoístas e maus, por isso fiquei feliz de ter saído de lá.”
- “Assim são os habitantes desta cidade”, respondeu-lhe o ancião.
Pouco depois, outro jovem se aproximou e fez a mesma pergunta:
- “Estou chegando a este lugar. Como são os habitantes desta cidade?”
Como da vez anterior, o ancião devolveu a pergunta:
- “Como eram os habitantes da cidade de onde vens?”
- “Eram bons, generosos, hospitaleiros, honestos e trabalhadores. Tinha tão bons amigos que me custou muito separar-me deles.”
- “Os habitantes desta cidade também são assim”, respondeu o ancião.
Quando o jovem se afastou, um homem que levara seus animais para beber da água do poço e acabara por escutar a conversa, disse ao ancião:
- “Por que respondeste assim para estas duas pessoas?”
- “Veja” - respondeu ele – “cada pessoa carrega o universo em seu coração”.
“Quem nada encontrou de bom em seu passado, tampouco encontrará aqui.” “Ao contrário, aquele que tinha amigos em sua cidade, aqui também encontrará bons amigos.”
“As pessoas refletem o que existe em si mesmas. “Encontram, sempre, o que esperam encontrar.”

Conto Sufi


DEIXE QUE O ANO NOVO CELEBRE VOCÊ


http://mundodadanca1.blogspot.com/2012/11/danca-cigana-povo-gitano.html


CELEBRAÇÃO


Permita que o tempo celebre a sua presença. As pessoas geralmente fazem um pedido para o Ano Novo, mas, este ano, não faça pedido algum. Deixe que o Ano Novo celebre você. Se o Ano Novo quiser trazer coisas mais agradáveis para você, apenas permita isso. Geralmente você está perdido na celebração. Quando você permite que o tempo celebre você, você é uma testemunha no meio da celebração.

O Ano Novo é afortunado porque você está vivendo neste tempo. Quando você está vivendo para o benefício do mundo, o mundo é afortunado. Você não está vivendo para si mesmo, mas para o mundo. O que quer que o mundo precise ou queira, você está aqui para isso.


Sri Sri Ravi Shankar

NOTA: Alguém há de se perguntar por que estas imagens marcando este post?
Restosta: Porque, para mim, não há maior celebração que a dança!

Buda - Superação do Ego e a Iluminação


Ego pode significar muitas coisas: Algumas pessoas usam para se referir ao lado "problemático" da mente, aquele que sucumbe facilmente à ganância, gula, luxúria, ódio, preguiça, inveja e vaidade/orgulho. Sigmund Freud veio com um novo conceito sobre o ego, como sendo a identificação com determinado processo da mente, que seria a objetificação do "Eu". Carl Jung usou para definir a estrutura da mente humana, a qual se encontra dentro de uma estrutura maior.

Quando vemos o ego como algo "problemático" o que sentimos imediatamente é a vontade de separa-lo, exclui-lo, mas isso só ira gerar mais conflito. O ego não é um inimigo, a não ser que você faça ele um. É apenas um processo mental, o qual valorizamos muito mais do que outros, e com isso acabamos por dar boa parte do nosso poder para essa parte de nossa mente nos controlar.

O que precisamos fazer é tomar consciência da estrutura mental que construirmos, e podemos fazer isso de maneira eficiente  através da auto-observação, ou qualquer tipo de observação, pois é essa a nossa essência, O ObservadorIsso que é transcender o ego, não é destruí-lo, mas compreender porque ele existe, e usa-lo com sabedoria. E ninguém pode fazer isso por você, você precisa entender isso por si mesmo, o máximo que as pessoas podem lhe fazer é dar exemplos e destacar alguns pontos, mas você que precisa conecta-los.

Nas palavras de Lao Tzu: "A verdade não pode ser dita, se for dita, não é a verdade".

"Little Buddha" é um filme que aborda a história de Siddhartha Gautama, que é contada para uma criança que acredita-se ser a reencarnação de um grande monge.
 O filme é direcionado para crianças, aborda o tema de maneira bem básica e simplificada, mas é muito interessante para quem não conhece a história e a filosofia Budista.

SINOPSE DO FILME : Um dia, ao voltar para casa, o arquiteto Dean Conrad (Chris Isaak) encontra dois monges budistas tibetanos, Lama Norbu e Kenpo Tensin, sentados na sua sala de estar, conversando com Lisa, sua esposa. Guiados por vários sonhos perturbadores, os monges viajaram do Nepal até Seattle pois acreditam que um garoto de 10 anos, Jesse, o filho de Dean, possa ser a reencarnação de Lama Dorje, um lendário e místico budista. Inicialmente Dean e Lisa ficam céticos, especialmente quando os monges manifestam interesse em levar Jesse para o Butão, na intenção de comprovar ou não se ele é a reencarnação de Lama Dorje. Porém após o suicídio de Even, um sócio de Dean, este muda de ideai. Após deixar Lisa nos Estados Unidos, Dean viaja com o filho para o Butão.

Este vídeo faz parte do filme "O Pequeno Buda" e retrata um diálogo entre Sidarta e Ego, eu o selecionei porque achei muito significativo ilustrativo de tudo que se fala sobre o "ego".