quarta-feira, 5 de setembro de 2012

DIAGNÓSTICO PRECISO DA DOENÇA DESTA CIVILIZAÇÃO

Fonte: Google Images


Hoje, lendo mais uma vez meu livrinho TABU de Alan Watts (é um dos meus preferidos), descobri que no prefácio do livro deste livro  ele foi capaz de fazer uma síntese maravilhosa, um diagnóstico preciso da doença da nossa civilização e do remédio que necessitamos. Por isso estou compartilhando esta página com vocês.

PREFÁCIO
"Este livro investiga um poderoso embora não reconhecido tabu: nossa conspiração tácita para ignorarmos quem ou o que realmente somos.


Em resumo, sua tese é que a sensação vigente de que nossa própria pessoa é um ego separado, distinto e encerrado num invólucro de pele, constitui uma alucinação que não se harmoniza nem com a ciência ocidental, nem com as religiões-filosofias experimentais do Oriente, particularmente com a filosofia central e germinal do hinduísmo: o vedanta.


Essa elucidação subjaz ao emprego abusivo da tecnologia para o domínio violento do meio ambiente natural do homem e, por conseguinte, à sua eventual destruição.
Assim, necessitamos urgentemente de um sentido de nossa própria existência, que se adapte aos fatos físicos e nos permita vencer o sentimento de estarmos alienados do universo.
Para conseguir este propósito,  recorri às intuições do vedanta, apresentando-as, contudo, num estilo completamente moderno e ocidental - de maneira que este volume não procura ser uma obra didática ou uma introdução ao vedanta no sentido comum.
É, antes, um enxerto fertilizante da ciência ocidental com uma intuição oriental.
.....
Sausalito, Califórnia
          Califórnia
          Janeiro de 1966
                                                                                                                Allan Watts 
Nota do editor do blog: Deixei de colocar o parágrafo final onde ele coloca os agradecimentos por não achar necessário.