terça-feira, 17 de julho de 2012

NOSSA PRIMEIRA MAESTRINA: CHIQUINHA GONZAGA


 

Estreava em 11 de junho de 1912, a mais famosa peça teatral musicada por Chiquinha Gonzaga, libreto de Carlos Bettencourt e Luiz Peixoto. Um SUCESSO! Das mais de trinta peças musicadas pela compositora, Forrobodó sem dúvida foi a mais relembrada desde então. Aqui no site registramos duas remontagens, uma em 1995 e outra em 2004, confira!

Clique aqui para conhecer o libreto na íntegra, publicada na Revista de Teatro, em 1961.

Em 1914, a então primeira-dama do país, Nair de Teffé, escandalizou a república por executar ao violão o tango Corta-jaca de Chiquinha Gonzaga em recepção presidencial no Palácio do Catete. Era a primeira vez que a música popular penetrava nos salões elegantes.

Em maio de 2012, a primeira mulher presidente do Brasil, Dilma Rousseff, sancionou a Lei que institui o Dia Nacional da Música Popular Brasileira, em 17 de outubro, data do nascimento da primeira compositora e maestrina de sucesso que tivemos.

Quase 100 anos depois do episódio do Palácio do Catete, o tango Corta-jaca de Chiquinha Gonzaga foi executado ali, bem próximo ao Palácio da Alvorada, em apresentação no Museu Itinerante do Piano, pelo pianista Wandrei Braga.

Em um século, essas três mulheres se ligam para demonstrar a vitória da mais democrática das artes brasileiras.

Fonte:  http://www.chiquinhagonzaga.com/

Abaixo dois vídeos com as músicas Lua Branca e Corta Jaca.




Trazemos o Universo dentro de nós?





Não se pode ensinar nada a um ser humano, apenas ajudá-lo a encontrar as respostas dentro de si mesmo.
Galileu Galilei  (1564-1642)

Acredito piamente nesta frase de Galilei. Trazemos o universo dentro de nós, só precisamos descobri-lo. Nas duas fotos acima, temos na primeira uma imagem do universo e abaixo, das células cerebrais e suas ligações.

Macrocosmos e microcosmo, existe semelhança não acham?