quinta-feira, 14 de junho de 2012

O EGO OBSTRUI A TRANSCENDÊNCIA

Fonte da imagem : http://emeceartes.blogspot.com.br/

O EGO não atua no sentido de decidir ou provocar a iluminação. Atua passivamente, como no sonho, registrando a ocorrência da experiência. O que o ser humano pode fazer é preparar-se para este momento através da reflexão que é a arte de interrogar a vida...

A expectativa do contato cósmico é o pior inimigo de quem busca esta experiência. Quando há expectativa de iluminação, é certo que ela não ocorrerá.

O Cósmico é Deus Manifestado. Deus em Si, é Aquele que É.

Quando um indivíduo diz, por exemplo, "sempre pensei assim, meu pai pensava assim e morrerei pensando dessa maneira", este é um indivíduo castrador e sem sensibilidade para buscar o novo, para transcender. Então, a ação do carma se fará presente para que, de uma maneira ou de outra, este indivíduo compreenda o sentido dinâmico da Vida. E assim, o carma o conduz para a harmonização Cósmica.

A compreensão neste âmbito  da espiritualidade não é apenas intelectual, é uma compreensão global, da qual o intelecto faz parte. É uma compreensão ampla. Compreender é o objetivo máximo do homem. Quando o indivíduo compreende o sentido do Cósmico, vivendo o "fluxo da vida", vivenciando o NOVO, ele entra em "Estado de Graça"". Do contrário, cria uma "obstrução" no processo cósmico, que deve ser eliminada pela ação do carma, para que o Cósmico funcione como um todo integrado.

Compreender o sentido da vida é estabelecer uma relação harmoniosa com o carma. O sofrimento só advém àqueles que se recusam a entender sua relação com a Vida que é inerente ao Processo Cósmico. Isso é válido para indivíduos e organizações.

O encontro com a Divindade no coração do homem não é um feito devastador. É um encontro na plenitude do silêncio e da liberdade. Daí resulta a compreensão, a sabedoria intuitiva. A sabedoria assim desabrochada revela ao indivíduo uma nova realidade, sutil, poderosa e misteriosa. Ao vislumbrá-la, perceberá uma nova ordem no Universo, bela e profunda.

Só então poderá compreender de fato o sentido oculto da expressão:"Deus do meu coração, Deus de minha compreensão"