quarta-feira, 13 de junho de 2012

NOSSO DESENVOLVIMENTO E AMADURECIMENTO DEPENDE DE NOSSOS RELACIONAMENTOS

Fonte da imagem : http://defensoresdosanimais.files.wordpress.com/2010/09/lince1.jpg


Para as pessoas comuns, é bastante difícil ser feliz vivendo no isolamento. Nosso desenvolvimento e amadurecimento só pode ocorrer dentro de relacionamentos, que podem ser bem ou mau sucedidos. Quais seriam os ingredientes mais importantes para desenvolver e conservar bons relacionamentos? O ingredientes que considero como a base de todo relacionamento bem sucedido são: a confiança e o respeito.

Confiança
. Sem confiança é difícil senão impossível conservar um bom relacionamento. A confiança é a cola que gruda os relacionamentos. Se não tiverem certeza disso, perguntem-se: quantos relacionamentos bons vocês tem com pessoas em quem não confiam? Vocês querem jantar com estas pessoas no fim de semana? Sem níveis básicos de confiança, os casamentos se desfazem, as famílias se dissolvem, as organizações tombam, os países desmoronam. E a confiança vem do fato de uma pessoa ser confiável.

Respeito
Outra questão importante: saber escutar. Muitas pessoas tem o mau hábito de interromper o interlocutor.  E o sentimento que você suscita nas pessoas que você interrompe antes que terminem de falar e já vai dando uma resposta é de que você não estava prestando atenção ao que ela dizia, já que sua cabeça estava ocupada com uma resposta. Outra coisa, se você se recusa a me ouvir é porque não está valorizando a minha opinião. Finalmente, você deve acreditar que o que tem a dizer é mais importante do que eu tenho a dizer. Estas mensagens são desrespeitosas e como interlocutor   não pode enviá-las."

Estas frases que estou citando são do livro O MONGE E O EXECUTIVO de James C.Hunter e eu as escolhi por entender sua importância, principalmente a questão do respeito que significa saber escutar e que nós infringimos seguidamente sem nos darmos conta.

Uma coisa que li e que hoje em dia eu acho da maior importância que seja reconhecida pelas pessoas:

Nossa felicidade não depende apenas de nossas posses materiais.
Se colocarmos o valor das posses materiais no topo de nossas principais necessidades estaremos diminuindo o valor das pessoas, dos sentimentos e das coisas simples em nossa vida, que são mais capazes de nos trazer alegria e felicidade do que qualquer bem material. A posse de bens materiais por si só não são capazes de nos fazer felizes, elas podem trazer conforto, sim, mas alegria verdadeira não nos poderiam dar.

Olhe em torno de nós, os maiores prazeres da vida são totalmente grátis. Exemplo: amor, família, amigos, filhos, netos, o nascer e o por do sol, noites de lua, estrelas brilhando,  criancinhas, os dons dos sentidos: olfato, visão, audição, tato, gosto, saúde, lagos, flores, nuvens, sexo, capacidade de fazer escolhas e a própria vida. E tudo isto é grátis. Saber apreciar estas coisas simples da vida nos faz felizes quaisquer que sejam as circunstâncias nas quais estejamos vivendo. Acreditem.

Agora, quero que apreciem este vídeo, com texto de Rubem Alves, muito sábio e muito poético, comentando sobre relacionamentos afetuosos: