sábado, 9 de junho de 2012

NOTÍCIA MUITO PROMISSORA NO CAMPO DA ENERGIA RENOVÁVEL




O país começa este mês sua primeira grande experiência para aproveitar a energia das ondas do mar. A primeira usina de ondas da América Latina funciona no porto do Pecém, a 60 quilômetros de Fortaleza e será lançada oficialmente durante a Rio+20. Para os pesquisadores, o local é um laboratório em escala real onde serão ampliados os horizontes da produção energética limpa e renovável.
O potencial é grande, asseguram. O litoral brasileiro, de cerca de 8 mil quilômetros de extensão, é capaz de receber usinas de ondas que produziriam 87 gigawatts. Na prática, de acordo com especialistas da Coppe, que desenvolve a tecnologia, é possível converter cerca de 20% disto em energia elétrica, o que equivaleria a 17% da capacidade total instalada no país.


Leia mais em: http://oglobo.globo.com/ciencia/pais-comeca-explorar-energia-limpa-das-ondas-5122838#ixzz1wwsyuIYV

ISTO É VERDADE? MAIS PARECE UM CONTO



Fonte da imagem: http://brasil247.com/pt/247/brasilia247/52099/Mujica-n%C3%A3o-vem-mais-ao-Brasil.htm

ISTO EXISTE? UM PRESIDENTE VIVENDO COM O MÍNIMO NECESSÁRIO E DOANDO O QUE RESTA DOS SEUS HONORÁRIOS COMO PRESIDENTE?

Lí um artigo no Jornal Horizonte MS, que achei uma coisa inusitada, nunca vista ou sabida por mim que ocorra em nenhum lugar do mundo. Por  isso deve ser divulgado, multiplicado, para que as pessoas saibam que mudar esta loucura em que se tornou o mundo do capitalismo selvagem, é possível, com atitudes como esta de um Presidente de um pais pois o maior hierarca de uma nação é a pessoa mais adequada para dar o exemplo aos demais:

Presidente do Uruguai é considerado o mais pobre do mundo

Presidente do Uruguai é considerado o mais pobre do mundoPOSTADO EM 07 Junho 2012 por: Redação Horizonte MS
De acordo com jornal El Mundo, na última terça (6), opresidente uruguaio José Pepe Mujica foi considerado o presidente mais pobre do mundo, mas não devido ao baixo salário ou condições precárias de infraestrutura e sim por seu estilo de vida simples que inclui a doação de 90% de seu salário a pequenas empresas e ONGs do país.

Pepe Mujica (como é mais conhecido), é casado com a senadora Lucía Topolansky que também segue a filosofia do marido e doa maior parte de seu salário. Ambos vivem em um sítio, numa área de classe média próxima a Montevidéu. Mesmo ocupando o mais alto cargo do país, Pepe ainda se dedica ao cultivo de flores e hortaliças. Além desta propriedade, o presidente tem como bem material um fusca azul, avaliado em torno de mil dólares.

Ainda em entrevista ao jornal espanhol, sobre o valor dos 10% que recebe como salário presidencial para viver, Mujica reafirmou que a quantia “tem que bastar porque há outros uruguaios que vivem com menos”. De tudo que tem direito como presidente, usa apenas o serviço de segurança de alguns homens em sua propriedade e um carro oficial utilizado em eventos.  

Este não é o primeiro bom exemplo que parte do presidente uruguaio. Em maio, Mujica ofereceu sua residência presidencial e outro prédio do governo para moradores de rua se abrigarem no período de inverno e em 2011, o presidente assinou a venda de uma casa de veraneio presidencial e utilizou os fundos para o projeto de moradias populares.

Se for marketing, ou não, para se tornar querido pelo público, não se sabe, uma vez que o próprio já declarou que espera cumprir logo seu mandato. Antes de presidente, Mujica militou na guerrilha contra a ditadura no período da juventude e em cargos políticos foi deputado e ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca.  Leia mais...


O presidente do Uruguai, em sua campanha eleitoral apregoou sua teoria de que viver como pobre é a única maneira de libertar-se das pressões da sociedade de consumo. Se você se deixa ser envolvido pela sociedade de consumo, nunca existirá dinheiro suficiente para que você comprar tudo que o marketing de consumo leva você a pensar que aquele produto é indispensável e não algo supérfluo. Então, você é enredado e levado a se endividar para alegria do mercado e dos bancos que financiam um consumo que você não está financeiramente ao seu alcance. Isto se torna uma escravidão. O desejo de consumir se tornará infinito.

E ele dá o exemplo, continua vivendo do mesmo jeito que vivia antes de ser presidente, tem um sítio e um fusca que são todo o seu patrimônio.



O CÂNCER ESTE MONSTRO QUE NOS APAVORA

Célula cancerosa (arquivo)
Célula tronco cancerosa - Fonte :http://www.bbc.co.uk/worldservice/assets/images/2009/08/14/090814123528_ccell226.jp

Hoje estou fugindo um pouco aos temas usuais deste blog mas achei esta informação importante porque o câncer é uma ameaça real a todos os seres humanos em qualquer faixa etária.

Existem alguns mitos espalhados através de uma mídia mal informada de que existem genes de câncer no DNA. Eu também, por falta da informação correta, acreditei nesta estória. Mas felizmente descobri num site publicado por biólogos o http://www.bioconnection.blogspot.com.br/  que desenrola direitinho esta questão.


 Então, como me beneficiei com esta leitura resolvi replicar aqui no blog aquele conteúdo, para conhecimento dos meus leitores:




Não existem genes do câncer!


Looping de Replicação do DNA


Hoje durante uma conversa com amigos escuto a seguinte afirmação.. "Não entendo como ainda não descobriram a cura do câncer. Se até já sabem quais são os genes que causam, já deveriam ter arrumado alguma forma de impedir isso." 

Normal, afinal de contas, se eu ficasse escutando a Fátima Bernardes dizendo que "cientistas isolaram o gene que causa câncer disso ou daquilo" praticamente toda semana também pensaria assim.


Mas afinal existem genes que causam câncer? 

Não neste sentido literal... (ou pelo menos ainda não foram descobertos) o que temos são genes que em algum determinado momento da vida, são danificados, e começam a atuar (serem expressos) de forma descontrolada, fazendo com que a célula entre constantemente em divisão (mitose), originando com o tempo um tumor.
 

Por exemplo, algumas das principais proteínas responsáveis pela regulação do ciclo celular em células de mamíferos são as Ciclinas e as CDK's. Juntas elas formam um complexo proteico fosforilador que irá basicamente dar iníco a fase S do ciclo celular (fase de replicação do DNA, necessária para que existam duas cópias da molécula, e assim a célula poderá se dividir).


Supondo que por algum motivo, ocorra uma mutação no gene de uma das CDK's, e esta comece a ser super expressa, se isso não for corrigido por proteínas da própria célula ela se tornará uma mutante com o ciclo celular desregulado, e, se essa mutante não for identificada pelo sistema imune e eliminada por células especiais (como as Natural Killers), poderá se desenvolver um tumor. 

Mutações e erros no DNA, ocorrem a todo instante no nosso corpo, mas existem mecanismos afim de impedir que o câncer se desenvolva, e a eficiência desses mecanismos variam de pessoa para pessoa, e aí nós temos uma das possibilidades de PREDISPOSIÇÃO GENÉTICA.

Entenderam a diferença? Predisposição não significa possuir um gene causador de câncer, e sim, uma tendência a manter células tumorais vivas, e isso também devido à vários fatores. 

Não seria muito ilógico, evolutivamente falando, que genes causadores de câncer (no sentido literal da frase) existissem? Ainda mais em grande quantidade...
Publicado por Davi Barreto no Blog: http://www.bioconnection.blogspot.com.br/ 

*****************************************************************


Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos e que contou com participação brasileira identificou as alterações epigenéticas que são essenciais para a sobrevivência de células cancerosas. O estudo demonstrou experimentalmente que as células tumorais morrem quando são reativados os genes que haviam sido “desligados” pela anomalia epigenética.

Epigenética é a informação genômica que não faz parte da sequência do DNA. Em geral, as células cancerosas apresentam padrões anômalos de metilação do DNA. A metilação é o principal mecanismo epigenético, no qual um grupo metil é transferido para algumas bases de citosina do DNA. Padrões aberrantes de metilação podem levar as células cancerosas a uma transformação maligna.
Todas as células do organismo possuem a mesma informação genética. O que garante a diferenciação entre elas, possibilitando a formação de vários tecidos, é o fato de determinados genes estarem ligados ou desligados. Essa regulagem é feita por mecanismos epigenéticos, com a metilação de DNA e alterações na cromatina.

“Quando esse mecanismo é desfigurado por uma alteração epigenética, podem surgir várias doenças, em especial o câncer. Quando essa alteração leva a célula a se tornar um tumor, ela perde ainda mais o controle do mecanismo de regulação. A célula começa então a acumular outras mutações que não têm importância nenhuma na gênese do tumor”, explicou.

Distinguir as alterações epigenéticas importantes – que garantem a sobrevivência do tumor – das alterações causadas pela própria presença do tumor é um grande problema para a ciência. “Com as novas técnicas de sequenciamento disponíveis, mapeamos todas as alterações genéticas e epigenéticas. Mas como só analisamos a célula tumoral no fim do processo, não sabemos quais alterações são a causa e quais são consequências”, disse Carvalho.

Gostaram desta informação?
 Meu objetivo foi informá-los de uma coisa que achei que interessa a muita gente, porque, afinal de contas o câncer é uma doença que mata muita gente e existem fatores psicossomáticos que alguns estudiosos acham que estão presentes no início da loucura que parece atacar as células que começam a se multiplicar de forma anômala, desobedecendo à sua programação genética.