terça-feira, 22 de maio de 2012

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DE "PAIDEIA" ?

http://www.diariodoengenho.com.br/?p=6791

Hoje em dia o que mais ouço falar é em educação ecológica.
No meu entendimento há muito tempo deixou de existir educação, restou somente a instrução e assim mesmo voltada exclusivamente para a tecnologia. Os pais não tem mais tempo para educar, as babás não estão preparadas para isto. E então, para quem ficou este encargo?

Quando eu tinha meus sete a oito anos quem cuidou de desenvolver a minha imaginação foram as histórias contadas por minha Vó Finha.  Todas as tardes enquanto ela fazia renda de bilros ia colorindo a minha imaginação com seus contos de fadas que sabia de cor. Ainda hoje tenho saudade daqueles momentos que foram tão importantes para mim.

Aí chegou a pré adolescência com seus romances sentimentais escolhidos criteriosamente pela bibliotecária da escola secundária criada, fundada e dirigida pelo Padre João Gomes da Costa (em Itabaiana-Pb). Depois continuei por minha conta e risco, lendo tudo que me caía nas mãos.

Mas o objetivo deste post não é falar sobre minha formação de mocinha nascida durante a segunda guerra mundial.

E então, qual seria este objetivo?
É que já fui professora ou instrutora ou qualquer coisa que o valha e o que é pior ou melhor, não sei dizer, é que caiu em minhas mãos lecionar a disciplina de ética profissional. Me deparei, ano após ano com alunos desmotivados e eu sem saber o que fazer com eles.


Procurei descobrir o que faziam os professores de filosofia e me deparei com um novo universo. Sim, porque na época em que iniciei meus estudos acadêmicos foi aquela época tenebrosa onde se decidiu que as humanidades não tinham qualquer valor pois não nos forneciam a  base que necessitávamos para fazer uma carreira considerada científico/técnica, e o que o Brasil precisava era de técnicos e não de filósofos ou revolucionários.

 E, aliás, pouca gente se importou com as mudanças introduzidas nos currículos escolares. Os alunos ou s sua maioria estavam preocupados com o mercado de trabalho, com as profissões mais rendosas e onde existiam mais oportunidades de emprego. Não sei se hoje o panorama está diferente, estou afastada da sala de aulas e também tenho outros interesses agora. Mas não me parece que tenha mudado muita coisa.

Hoje se fala à exaustão em ECOLOGIA, AUTOCONHECIMENTO, ESOTERISMO, NOVO MUNDO, NOVA TERRA, NOVA HUMANIDADE.  E então? Voltamos ao ponto de partida. Como transformar o mundo se não podemos transformar os humanos?

Na minha época de professora, conheci alguns filósofos, porque resolvi estudar Filosofia e Antropologia por me achar deficiente nesta área do conhecimento e um dos autores que mais me impressionou foi WERNER JAEGER,  que escreveu um livro chamado PAIDEIA. e, são dele as seguintes palavras



Antes de tudo, a educação não é uma propriedade individual, mas pertence por essência à comunidade.

Werner Jaeger - ”Paideia”


"O homem consegue conservar e propagar a sua forma de existência social e espiritual através das forças com as quais foi possível criá-las, ou seja, através da vontade consciente e da razão.
Uma educação consciente potencialmente até poderia mudar a natureza física do homem e suas qualidades enquanto seu espírito pode conduzi-lo à descoberta de si mesmo, criando oportunidade para o surgimento de formas melhores de vida humana. Esta organização física e espiritual que busca elevar as capacidades humanas para níveis superiores é o que chamamos EDUCAÇÃO.
A educação pertence, por sua essência, à comunidade, cujo caráter imprime-se em cada indivíduo. É, assim, uma consequência da consciência comunitária, com relação a uma ordenação que a rege.
Por outro lado, o desenvolvimento social está condicionado à transformação dos valores  que regem a vida na comunidade humana e a história da educação está diretamente relacionada à vigência e/ou transformação desses valores."
 Devo parar por aqui e continuarei a discutir este tema no próximo post, para não me alongar demais pois o assunto não permite um tratamento superficial. Assim teremos PAIDEA II e mais capítulos se houver necessidade para um melhor entendimento do tema."



"De maneira contundente, o processo de formação deve avançar no fortalecimento de valores fundamentais, a constituírem-se no ideal de justiça social, no desejo de exercício da cidadania, na tolerância às diferenças, no espírito humanitário de respeito e unidade de princípios e crenças, na ação engajada de participação nos rumos políticos da nação e civilização, no amor entre os homens e na defesa da vida e da dignidade. Tal dinâmica formativa pode, não obstante, alicerçar-se talvez em cinco critérios essenciais: primeiro, o critério da justiça, em seguida, o da verdade, depois, o critério da compaixão, seguido pelo critério da solidariedade e, por fim, o critério da tolerância. É preciso, sobretudo, conceber o processo educacional como uma Paideia, a articular a formação do aluno de maneira complexa e integral, favorecendo com que suas potencialidades aflorem e se tornem realidade. É imprescindível e urgente que a dinâmica educativa envolva toda a sociedade, em um vasto movimento formativo, visando cultivar nos jovens alunos – a exemplo da Paideia grega – os princípios basilares e o rico legado da civilização, suplantando, por esta via, toda perspectiva de decadência e crise."  Palavras de Adelino Francisco de Oliveira em  
http://www.diariodoengenho.com.br/?p=6791 

DEUS É ACESSÍVEL?


 Hermes-Brothers-Atitude-Aquario

Amados leitores eu nunca me choquei com o que aprendia a respeito da realidade e cada coisa que aprendia criava uma nova luz que ia iluminar, fazer ressaltar um novo aspecto da verdade que havia antes apreendido. 

E, assim fui seguindo minha curiosidade, tentando achar uma resposta  para as questões que me preenchiam a alma. E a cada nova compreensão da Tradição mais antiga ia colhendo as rosas com as quais consegui formar um buquê, e cada post que faço neste blog é uma rosa deste buquê, que entrego para vocês com todo o meu amor.

Hoje vamos conversar sobre a questão da acessibilidade de Deus.
Como Deus é Aquele que É, isto o torna totalmente inacessível ao homem. Mas em seu infinito amor quis de alguma forma se fazer acessível. Então gerou uma perturbação, um desequilíbrio no Espaço, criando um campo de manifestação que é o campo cósmico.

Este Cósmico, que é a manifestação de Deus e não Deus em Si Mesmo, é a realidade com a qual os místicos trabalham e é em contato com esse campo que o homem tem a possibilidade de ter a sua iluminação ou percepção da Consciência Cósmica.

Agora, vamos escutar a obra prima de Gilberto Gil que tem tudo a ver.