sábado, 5 de maio de 2012

O UNIVERSO É MENTAL



PRIMEIRO PRINCÍPIO DO MENTALISMO SEGUNDO O CAIBALION:
"O TODO É MENTE, O UNIVERSO É MENTAL"

O Todo (a realidade substancial que se oculta no Universo Material) é Espírito, é Incognoscível e Indefinível, em Si Mesmo, mas pode ser considerado como uma Mente Vivente Infinita e Universal.

O Universo é uma Criação Mental do Todo, e este Universo tem sua existência na Mente do Todo, e está sujeito às Leis das Coisas Criadas.

O Universo como um todo, em suas partes ou unidades, tem sua existência na Mente do Todo, em cuja Mente vivemos, nos movemos e temos a nossa existência.

Este Princípio, estabelecendo a Natureza Mental do universo, explica todos os fenômenos mentais  e psíquicos que ocupam grande parte da atenção pública, e que, sem tal explicação seriam ininteligíveis e desafiariam o exame científico.

A compreensão deste Princípio Hermético do Mentalismo, habilita o indivíduo a abarcar prontamente as Leis do Universo Mental e aplicar o mesmo Princípio para a sua felicidade e adiantamento.

O estudante de Alquimia ainda não sabe aplicar inteligentemente a grande Lei Mental, apesar de empregá-la de maneira casual.

Com a chave mestra em seu poder, o estudante poderá abrir as diversas portas do templo psíquico e mental do conhecimento e entrar por elas livre e inteligentemente. Este Princípio explica a verdadeira natureza da força da energia e da matéria, como e por que todas elas são subordinadas ao domínio da Mente.

Um velho Mestre Hermético escreveu há muito tempo:
"Aquele que compreende a verdade da natureza mental do Universo, está bem avançado no caminho do domínio."
Estas palavras são tão verdadeiras hoje, como no tempo em que foram escritas. Sem esta chave mestra, o Domínio é impossível, e o estudante baterá em vão nas diversas portas do Templo.