quarta-feira, 11 de abril de 2012

ECOLOGIA PESSOAL E INTERPESSOAL

Imagem google


À medida que vamos ficando mais velhos, o nosso ego vai ficando mais forte e isto é natural que ocorra porque é uma questão de sobrevivência no mundo em que vivemos. Este fato tem seu lado bom que é tornarmos consciência de nós mesmos, de nosso valor, de nossas capacidades e talentos etc.

Mas, como tudo nesse mundo tem também seu lado negativo, corremos o risco de exagerarmos na dose e passarmos a pensar que somos os melhores, os mais inteligentes, os mais capazes que todo mundo e que todos têm de rezar pela nossa cartilha.

Entretanto, quando passamos a querer impor nosso modo de ser aos outros, surgem os conflitos porque o outro também tem um ego que acha que também é o melhor, o mais inteligente, o mais sábio.

Não é preciso nos anularmos para ser do jeito do outro nem tão pouco impor ao outro nosso modo de ser. Isto é possível quando existe o que chamamos "respeito". Com toda a certeza poderemos dar a nossa opinião a respeito de qualquer questão se formos convidados a fazê-lo. 

Entretanto, não de forma espontânea sem que nos tenham solicitado e mesmo tendo sido solicitados não devemos nos preocupar se nossa orientação vai ser seguida ou não, porque existe uma coisa chamada livre arbítrio que todos têm o direito de exercer.

Se queremos ajudar alguém a melhorar, o melhor método é procurar descobrir as suas qualidades e elogiá-las pois dando realce às qualidades positivas elas se expandirão cada vez mais, o mesmo ocorre com as falhas, se estamos sempre observando-as. Reafirmando-as, sejam as qualidades positivas ou negativas, elas aumentarão, prosperarão.

É muito mais provável que as pessoas mudem para melhor se nós as amarmos e aceitarmos do jeito que são. Deixando de enxergar nelas aquilo que rotulamos como defeitos deixamos de dar força à realidade deles.

Essa é uma das formas pela qual a força ou energia do nosso pensamento e sentimento se realiza. É assim que construímos a nós mesmos e ao mundo ao nosso redor. Temos que ter consciência de que não nos compete mudar ninguém, ou melhor, a única pessoa que temos o poder e a obrigação de mudar é a nós mesmos. 

É importante termos em mente, que este trabalho de transformação se realiza no encontro com o outro, ou seja, nos relacionamentos.

Quanto às outras pessoas, o que temos a fazer é procurar perceber nelas apenas as qualidades positivas para dar-lhes cada vez mais força e realidade.

Na nossa vida, esta lei funciona também assim:
Não devemos estar sempre reclamando do que não temos porque damos mais energia a esta realidade. 

Podemos melhorar cada vez mais se percebermos todas as coisas boas que já possuímos  e agradecermos por estas bênçãos que já recebemos. Assim, ao nosso trabalho de observar pensamentos, palavras e emoções acrescentemos este: observar a forma como nos relacionamos.

Somos pacientes ? Sabemos escutar? Somos agressivos? Sabemos compartilhar? Quais são os sentimentos que estão por traz de nossas atitudes em nossos relacionamentos? E, principalmente, o outro é o espelho que a vida lhe proporciona para ver refletido nele suas qualidades e principalmente seus defeitos.

Trabalhe esta perspectiva e verá grandes transformações ocorreram no mundo à sua volta.
Acredite, eu coloquei em prática e já estou colhendo os melhores resultados possíveis.

Josélia Oliveira.