sábado, 24 de março de 2012

Sobre os Florais de Bach

Cartaz do Artista Plástico Al McAllister www.soubem.com 

 "A doença é um conflito entre a personalidade e a Alma" Edward Bach

No texto usado como  referência, do livro de Dr. Márcio Bom Tempo, Medicina Natural, ele enuncia que:
"Segundo o Dr Bach, cada tipo de indivíduo, com suas características pessoais e sua tipologia psíquica e mental, necessita de um ou mais remédios que se identifiquem exatamente com ele. Assim, cada um dos 38 remédios florais tem indicações específicas, que devem ser bem conhecidas, de maneira que se possa escolher aquele ou aqueles remédios que sejam mais apropriados para cada caso.
"Os florais são agrupados em sete categorias:
  1. Para os que sentem medo
  2. Para os que sofrem de indecisão
  3. Para os que sentem desinteresse pelas circunstâncias presentes
  4. Para a solidão
  5. Para os que são excessivamente sensíveis a influências e opiniões alheias 
  6. Para o desalento ou desespero
  7.  Para a excessiva preocupação com o bem-estar dos outros
Começando pelo grupo dos que sentem medo, são cinco os medicamentos:

ROCK ROSE

Helianthemum nummularium

Este remédio floral é aplicado em casos de emergência, quando as esperanças de salvação ou de recuperação são escassas. Sua utilização é indicada em casos extremos, como acidentes, choques emocionais, doenças de início brusco e em todas as ocasiões em que o paciente está aterrorizado com a situação em que se encontra ou quando suas condições inspiram grande preocupação. 

Pode ser usado inclusive quando o paciente está inconsciente: nesse caso, deve-se umedecer seus lábios com o remédio. 

Rock Rose deve ser usado sempre que se caracteriza uma situação de terror: acalma e reconforta  tanto o paciente quanto as pessoas que estão a sua volta. Muito útil para crianças que acordam assustadas depois de um pesadelo.


Sobre os florais de bach Henrique Vieira Filho tem uma visão que comporta os aspectos mitológicos, etimológicos e arquetípicos, assim, para ele,
"A essência  de Bach, Rock Rose, por exemplo, tem seu significado mais facilmente memorizado se pensarmos na lenda da Medusa.
Este mito, popularizado em livros e filmes, nos traz uma figura feminina poderosa, capaz de transformar os seus oponentes em pedra, com um simples olhar. Psicanaliticamente, a interpretação mais aceita seria de “paralisar-se pelo medo”, perante o vislumbre de seu próprio lado oculto, a parte de nós desconhecida ou ainda inaceitável por nosso consciente. Ou seja, o indivíduo se petrifica perante sua própria imagem, num “espelho”.
Situação assemelhada é aquela que trata o floral de Bach de nome Rock rose (obtido do vegetal Rosa rupestre, Helianthemum nummularium). É a essência ideal para aqueles momentos em que se está “paralisado”, sem ação, com medo de tomar alguma atitude efetiva.


Texto extraído de: http://www.sinte.com.br/revistaterapiaholistica/florais/florais-de-bach/284-rock-rose#ixzz1q4oRLNje
Direitos Autorais: SINTE - SINDICATO DOS TERAPEUTAS 
 

OS EFEITOS DA AVALIAÇÃO DO PANDA

http://www.cinema7arte.com/site/?p=1167 


Notei, de uns dias para cá, que a afluência a este blog, diminuiu bastante. Antes, eu me alegrava por perceber que muitas pessoas tinham gosto por temas que também me interessam e assim, ao preparar  um post eu me enriquecia e proporcionava a mesma oportunidade aos que por aqui aportavam. Procurei detectar qual seria o motivo e parece que a diminuição da frequência é devida a uma avaliação do "PANDA" instrumento de avaliação de blogs do Google.


Se o objetivo deste blog fosse ganhar dinheiro eu estaria sentindo no bolso com a tal avaliação, mas, com não é este o meu objetivo, continuarei fazendo tudo como sempre fiz, guiada na escolha dos temas, de acordo com a filosofia do blog e minhas preferências.


Mesmo assim, se algum leitor achar que deve sugerir algum tema de seu interesse estarei disposta a, se possível, atender sua demanda. A todos os leitores, obrigada pela atenção e um grande abraço.