domingo, 4 de março de 2012

A sabedoria dos ditos "primitivos"

Fonte : Google images

A visão de mundo da Ecologia Profunda não é tão recente assim. Ela já fazia parte do modo de vida original de algumas tribos norte-americanas. Leia mais...

Todos criticam, mas além disso alguma coisa precisa ser feita.


http://www.imagick.org.br/blog/tag/poder-da-mente/

"Poucos duvidam, hoje, do fato de que o pensamento cria e dá forma à realidade, tanto individual quanto coletivamente.   As idéias conscientes e as imagens mentais subconscientes são fatores dinâmicos e poderosos na constante renovação da vida ao nosso redor.
Embora na maior parte dos casos o cidadão não perceba as conseqüências práticas  da sua linha preferida de idéias e imagens mentais, o pensamento só ocorre “depois” dos fatos em uma dimensão secundária. 
O pensamento ocorre, sobretudo, “antes” dos fatos. Ele abre o caminho para os acontecimentos. Ele lhes dá o rumo, conforme ensinam os primeiros versos da antiga escritura budista “Dhammapada”.
Assim, os tipos de pensamento coletivo que alimentamos, e dos quais participamos consciente ou inconscientemente, determinam como nos relacionamos hoje com a realidade política, social e econômica que nos rodeia.
Não é difícil perceber que há um potencial literalmente revolucionário na simples ideia de usar correta e responsavelmente o poder do pensamento, em escala coletiva.  
A mente ― individual ou coletiva ― é como uma lente. Se estiver limpa e bem focada, permite uma boa visão da realidade e nos dá um sentido correto de orientação. 
Por isso, pode-se confiar em que haverá efeitos práticos,  se um número crescente de pessoas  passar a meditar, e a visualizar ― com calma sinceridade e de modo regular ―  um Brasil que será, por exemplo, no futuro próximo:

* eticamente correto;
* politicamente democrático e participativo;
* socialmente justo,
* ecologicamente sustentável; e
* economicamente equilibrado e solidário.
  
Sem pretensões messiânicas, se todos ou uma maioria de nós começar a perceber este fato, esse país ajudará a construir uma civilização global que esteja baseada nos princípios da moderação, da simplicidade voluntária, da cooperação e da não-violência.     


Fonte: http://www.vislumbresdaoutramargem.com/

Tradição Indígena e Ecologia Profunda


Fonte: Google Images

"Em vários aspectos, o mais novo e o mais velho se unem hoje para renovar e ampliar radicalmente nosso modo de enxergar a realidade.
Nas últimas décadas do século 20, a vanguarda da física redescobriu a  filosofia esotérica através de Fritjof Capra,  David Bohm e outros. O químico da NASA Jim Lovelock  descobriu que o planeta Terra pode ser considerado um ser vivo - como pensava o mundo grego-   e criou a teoria de Gaia. 
Na biologia,  Rupert Sheldrake  resgatou velhos conceitos  da filosofia do oriente, especialmente o akasha e a luz astral, através de modernos métodos experimentais.  
Estas mudanças na visão científica do mundo estabelecem as bases para uma relação inteiramente nova entre ser humano e ambiente natural, e nos fazem compreender, também,  que podemos aprender grandes  lições avaliando melhor a filosofia de vida dos primeiros  habitantes da América." Leia mais ...
 Todo este conjunto de posicionamentos fazem parte do que hoje denominamos de Ecologia Profunda e é a visão de mundo que quero viver e vê-la predominando por todo o planeta.