sábado, 4 de fevereiro de 2012

O Mito de Quíron

Ficheiro:Chiron instructs young Achilles - Ancient Roman fresco.jpg
Afresco de Herculano - Nápoles, Itália.(Fonte: wikipédia)

"O Mito é a passagem secreta através da qual as inesgotáveis energias do cosmos se derramam numa forma de manifestação humana." - Joseph Campbell


"O Mito descreve padrões da vida por meio de parábolas, histórias e representações iconográficas. A mitologia grega é um exemplo vivo da eternidade e sofisticação da consciência do homem." - Juliet Sharman-Burke e Liz Greene.
Neste post, vamos transcrever o mito de Quíron, rei dos centauros, autoridade espiritual e mestre de todos os heróis da mitologia. Para isto vamos nos valer das palavras que  Juliet e Liz usam para descrever o mito de Quíron.
"O próprio nascimento de Quíron  foi cercado de grande mistério. pois conta a lenda que ele é fruto da união entre Íxion filho de Ares, deus da guerra e de uma nuvem que Zeus modelou à semelhança de sua mulher, Hera para evitar que Íxion tivesse relações com a própria deusa.


O centauro foi educado por Apolo, o deus-sol, e Artemis a deusa-lua e, em virtude de sua sabedoria e profunda espiritualidade, foi sagrado rei dos centauros e recebeu e recebeu a incumbência de ensinar a todos os jovens príncipes das famílias reais gregas os valores espirituais e o respeito às leis divinas, antes mesmo de serem iniciados nas artes marciais ou governamentais.

Quíron foi também um grande curandeiro por conhecer o segredo das ervas e das plantas medicinais. Entretanto, jamais pôde curar a si mesmo. Certa vez seu amigo Heraclés lhe fez uma visita logo após matar a monstruosa hidra de Lerna com suas nove cabeças envenenadas.


Acidentalmente, Heraclés feriu Quíron na coxa com uma das setas que havia sido impregnada com o sangue do monstro.


Por mais que tentasse, Quíron não conseguiu retirar o veneno de seu corpo. Por ser imortal, foi então condenado a viver em sofrimento, tendo que sacrificar sua felicidade terrena devotando-se  inteiramente aos ensinamentos da sabedoria espiritual."

No Tarô mitológico Quíron está relacionado com o Arcano V - O Hierofante e simboliza o mestre espiritual que reside em cada um de nós, o intermediário que estabelece a ligação entre a consciência terrena e o conhecimento intuitivo da lei divina. 


A lei espiritual que Quíron nos transmite é uma lei individual que o homem só poderá encontrar na relação que estabelecer com seu próprio mestre interior. O ferimento de Quíron transformou-o no curandeiro ferido, aquele, que por meio da própria dor, pode compreender e avaliar a dor dos outros. 


O verdadeiro Mestre está aberto para as dores do mundo porque ele também sofre. Quíron traz em si as duas naturezas, a animal e a divina e nós também, como ele, possuímos esta dualidade. Nunca seremos totalmente animais ou totalmente divinos enquanto estivermos no mundo dual da manifestação. Somos uma mistura das duas naturezas e estamos aqui para compreender a conviver com ambas.


" Zeus homenageou Quíron colocando-o na constelação de sagitário. O próprio Asclépio, deus da medicina recebeu ensinamentos de Quíron que o criou e educou." - Wikipédia.