sexta-feira, 4 de maio de 2012

A LEI DO TRIUNFO - NAPOLEON HILL


 
Imagem google


Para os que não o conhecem, ou conhecem pouco, Napoleon Hill foi o responsável por desenvolver uma filosofia, ou melhor, Ciência para o Sucesso. De família humilde, não possuía boa educação (no sentido de ter frequentado boas escolas), e aos 15 anos começou como repórter para jornais de cidades pequenas, na região de Wise County, Virgínia, EUA. 

Foi aí, em 1908,  que teve a oportunidade de entrevistar um dos homens mais poderosos do mundo na época, o industriário Andrew Carnegie, que ficou impressionado com Hill e resolveu lhe dar uma oportunidade única (e não remunerada, diga-se de passagem!). 

A tal oportunidade era conhecer e entrevistar as pessoas mais famosas e bem-sucedidas do seu tempo, mais de 500 homens e mulheres, a maioria milionários, e “descobrir” e difundir a fórmula do sucesso, que Carnegie já sabia existir (por experiência própria)

Napoleon conversou e analisou pessoas como Thomas A. Edison (considerado o maior inventor de todos os tempos), Alexander Graham Bell(cientista e inventor), Henry Ford (empresário, inventor e fundador da Ford Motor Company), John D. Rockefeller (magnata do óleo e filantropo – considerado o homem mais rico de todos os tempos), King C. Gillette (inventor da lâmina de barbear)  e Theodore Roosevelt (o 26° presidente dos EUA), entre outros.

Hill foi bem-sucedido em sua pesquisa e descobriu uma fórmula, um padrão de pensamento (tudo começa com um pensamento…), comportamento e ação compartilhado por todos os seus entrevistados, que foi publicada inicialmente em 1928 como um curso, entitulado “The Law of Success” (conhecido no Brasil como “A Lei do Triunfo“). Em 1937 ele publicou o seu maior best-seller: “Pense e Enriqueça” (Think and Grow Rich), que vendeu mais de 30 milhões de cópias.

As ideias de Napoleon estavam tão a frente do seu tempo que ainda hoje nos chegam frescas e atuais. A esmagadora maioria dos autores modernos de auto-ajuda e crescimento pessoal, assim como palestrantes, coaches e outros profissionais,  tem Napoleon Hill como uma de suas influências principais. A grande sacada de Hill, foi saber explicar de um modo popular e acessível (para quem realmente estiver buscando, é preciso frisar) verdades muito anteriores a ele.

Para elaborar seu "best seller" Napoleon Hill ouviu dezesseis mil pessoas de todas as classes sociais entre elas Thomas Edison (invetor da lâmpada), Theodore Roosevelt (Ex-Presidente dos EUA), F.M.Woolworth (propietário das Lojas Americanas), John Rockfeller(homenageado com o Rockfeller Center) e Andrew Carnegie (homenageado com o Carnegie Hall). 

Num mundo globalizado, regido pela metacompetência e pela prosperidade digital, "A Lei do Triunfo" retrata, numa linguagem clara e profunda, os fundamentos do êxito de homens e mulheres que triunfaram em diversos aspectos e ousaram agregar valores a suas vidas e às vidas alheias. Exemplo claro disso são Henri Ford e Firestone que, atualmente, vivem circulando por aí em forma de automóveis e pneus. 

"A Lei do Triunfo" tem sido adotado por grandes empresas e pessoas empreendedoras em todo o mundo. Essas pessoas sabem o valor de um sonho e não temem as provações aplicadas pela maior universidade da qual temos conhecimento: a vida. 

O livro é permeado, ao longo das suas setecentas e trinta e cinco páginas por pensamentos e poemas que dão um colorido extra a este verdadeiro curso que ensina o caminho do triunfo a partir de experiências realistas de pessoas que jamais desistiram dos seus propósitos.

Napoleon Hill realmente triunfou!

A seguir escolhi alguns trechos de artigos sobre Napoleon Hill que achei relevantes mas que de modo algum substitui a leitura de seus livros para aqueles que realmente desejam ter sucesso em todas as áreas de suas vidas.

Um sucesso editorial que rendeu fama e fortuna ao seu autor, "A Lei do Triunfo" enumera dezesseis leis que podem ajudar as pessoas a transformarem suas vidas de forma surpreendente. São elas:

Dezesseis leis que podem ajudar as pessoas a transformarem suas vidas de forma surpreendente. São elas:

O princípio de tudo:
A Definição de Propósito.
É a velha e batida história (ou não é?): sem saber para onde está indo, não há como chegar 

A maioria das pessoas nunca chega a lugar algum simplesmente porque não sabem aonde querem chegar! A definição de propósito nada mais é do que saber exatamente aonde quer chegar, e dessa forma, tomar as rédeas da própria vida nas mãos.

Qual é a SUA ideia de sucesso? Sucesso não é sinônimo de dinheiro e sim de realização pessoal. As pessoas normalmente confundem as duas coisas porque a realização pessoal frequentemente é recompensada com prosperidade financeira. Fazer o que!  Mas já que dinheiro costuma estar relacionado, tenha sempre em mente duas coisas:

1 – Dinheiro é consequência,

2 – Dinheiro é um amplificador do seu estado emocional e da sua atitude mental. É por isso que se diz tanto que primeiro você deve se sentir bem em seu estado atual, e depois se preocupar com dinheiro. 

Pessoas financeiramente inseguras “com razão” (pobres) quando conseguem enriquecer costumam se manter financeiramente inseguras, “sem razão” (avarentas). É por isso também que se diz que “dinheiro não traz felicidade”. Se o único poder que ele tem é o de amplificar o que você já tem em si, então se você é triste e frustrado sem dinheiro, certamente será mais triste e frustrado ainda com dinheiro…

Por isso, antes de tudo é preciso ter uma visão clara e objetiva daquilo que deseja. E lembrar-se de que o sucesso, em qualquer área da vida (não apenas a profissional) começa sempre na mente. Não há como ser de outro jeito.


Conceito de Master Mind
A origem do Master mind remonta da fundação dos EUA, quando 56 homens resolveram fundar uma nação em torno de um objetivo principal bem definido. Estes 56 homens, liderados por George Washington e seus fieis escudeiros (Thomas Edison, Benjamin Franklin) tinham um objetivo, formar uma nação em cima de 2 pilares muito fortes da liberdade e da oportunidade.
Na Europa do século XVII, existia um fenômeno chamado sangue azul ou nobreza de origem, as pessoas só conseguiam triunfar se tivessem títulos, se tivessem nobreza ou o famoso sangue azul. 

Estes homens que vieram para a América do norte quiseram quebrar isto, quiseram criar um território onde as pessoas pudessem crescer, progredir, independentemente da sua origem, da sua crença ou da sua raça. Por isso a Liberdade e a Oportunidade

Agora se a pessoa quisesse vencer ela precisava vencer 2 grandes inimigos: primeiro vencer a si mesmo e depois vencer as dificuldades interpostas no seu caminho.

Isto foi passando de boca a ouvido, de geração em geração, e chegou um dia através do milionário do aço americano nesta história, Sr. Andrew Carnegie, esta tese, e ele transmitiu para um jovem jornalista, Napoleon Hill, para fazer uma pesquisa. 

Este pesquisador, durante 20 anos de sua vida se dedicou a pesquisar 16.000 grandes empresários mundiais, depois ele aprofundou a pesquisa para 5.000 empresários e depois ele aprofundou ainda mais e acompanhou as 500 maiores fortunas mundiais. Até hoje é uma tradição na América do Norte, listar as 500 maiores fortunas, e aliás esta pesquisa é elaborada atualmente por uma revista chamada Fortune. 

Dentre todas estas teses, no final de ¼ de século ele publicou uma obra chamada “A Lei do Triunfo”, e lá ele lista 17 leis que quando observadas atentamente e colocadas em prática, faz de qualquer pessoa um triunfador. Ou seja, se as pessoas se dedicarem para observar e conhecer estas leis, pode deixar tranqüilamente o resultado por si só. Esta é a tese do mastermind.

E o Napoleon Hill percebeu que os homens triunfadores conseguiam agregar pessoas com Mentes em Harmonia. E depois outros pensadores como o Peter Drucker que transmitiu a ideia que as empresas que conseguirem ter Mentes em Harmonia em torno de um objetivo principal bem definido, cria-se o espírito de corpo, ou seja, a empresa passa a ter uma mente superior que une e orienta a empresa para resultado. Este é o mastermind, é a base acadêmica do nosso treinamento, para as pessoas que querem aprimorar os seus resultados.

As cinqüenta e quatro principais causa de fracasso:
1. O hábito de mudar de idéia conforme as circunstâncias sem objetivos ou metas definidas.
2. Condições físicas congênitas desfavoráveis.
3. Curiosidade e intromissão em relação às atividades alheias.
4. Falta de um objetivo principal na vida.

5. Falta de instrução.
6. Falta de autodisciplina geralmente manifestada através de excessos alimentares, excesso de bebida, indulgência sexual e indiferença pelas oportunidades de progresso.
7. Falta de ambição para almejar sair da mediocridade.

8. Falta de saúde, geralmente devida a pensamentos negativos, alimentação imprópria e falta de exercícios. (Tenha em mente no entanto que algumas pessoas, tais como Helen Keller, prestaram grandes serviços à humanidade apesar de males físicos incuráveis.)
9. Influências desfavoráveis do meio ambiente durante a infância. Diz-se que as qualidades fundamentais do indivíduo estão formadas quando ele atinge os sete anos de idade.
10. Falta de persistência para levar a cabo aquilo que foi iniciado.

11. Uma atitude mental negativa como hábito.
12. Falta de controle sobre as emoções do coração.
13. Desejar algo a troco de nada, tal como jogar a dinheiro.

14. Incapacidade de tomar decisões pronta e definitivamente e de mantê-las após serem tomadas.
15. Um ou mais dos sete medos básicos. (a saber: Medo da Pobreza, Medo da Crítica, Medo da Doença e da Dor Física, Medo da Perda do Amor, Medo da Perda da Liberdade, Medo da Velhice, Medo da Morte)
16. Má escolha do cônjuge.

17. Cautela exagerada nos negócios e relacionamentos profissionais.
18. Falta de precaução sob todos os aspectos.
19. Má escolha de sócios nos negócios e relacionamentos profissionais.
20. Má escolha de vocação ou ausência total de escolha.

21.Falta de concentração de esforços na execução de uma determinada tarefa.
22. Hábito de gastar dinheiro indiscriminadamente sem um controle de orçamento entre ganhos e gastos.

23. Incapacidade de organizar e fazer bom uso do TEMPO.
24. Falta de entusiasmo controlado.
25. Intolerância -uma mente fechada baseada particularmente na ignorância ou no preconceito em relação a assuntos políticos, religiosos e econômicos.

26. Incapacidade de cooperar com os outros com espírito de harmonia.
27. A posse de riquezas ou poder não baseados no mérito.
28. Falta de espírito de lealdade para com aqueles que o merecem.

29. Egoísmo e vaidade descontrolados.
30. Hábito de formar opiniões e fazer planos sem conhecer os fatos envolvidos.
31. Falta de visão e de imaginação suficientes para reconhecer oportunidades favoráveis.
32. Falta de disposição para ir um pouco além em um determinado trabalho.
33. Desejo de vingança por prejuízos reais ou imaginários causados por alguém.

34. O hábito de conversar em termos profanos ou vulgares.
35. O hábito de fazer fofocas negativas sobre a vida de outras pessoas.
36. Atitude anti-social para com as autoridades do governo.
37. Descrença na existência da Inteligência Infinita. (Não é “Deus” como concebemos a partir de religiões)

38. Não saber como orar de modo a conseguir resultados positivos.
39. Incapacidade de beneficiar-se pelos conselhos de pessoas mais experientes.
40. Descuido no pagamento de débitos pessoais.
41. O hábito de mentir ou modificar a verdade indevidamente.

42. O hábito de fazer críticas sem ser chamado.
43. O hábito de endividar-se exageradamente.
44. Ganância por bens materiais de que não se necessita.
45. Falta de autoconfiança na proporção adequada para a conquista dos objetivos escolhidos.

46. Alcoolismo ou drogas.
47. Exagero no fumo, especialmente o hábito de fumar um cigarro após o outro.
48. O hábito (do leigo) de ser seu próprio advogado em relação a contratos e assuntos legais.
49. O hábito de endossar notas promissórias de terceiros quando o risco não se justifica.
50. O hábito de procrastinação – deixando para amanhã o que deveria ter sido feito anteontem.

51. O hábito de fugir das situações desagradáveis em vez de enfrentá-las.
52. O hábito de falar demais e escutar pouco. Não se aprende nada falando, mas sempre se aprende quando se escuta quando os outros falam.
53. O hábito de aceitar favores sem oferecer nada em troca.
54. Desonestidade intencional nos negócios e relacionamentos profissionais.





Livros do autor:
  • A Lei do Triunfo - Napoleon Hill
  • Os Degraus da Fortuna - Napoleon Hill
  • Pense e Enriqueça - Napoleon Hill
  • Um Ano para Enriquecer - Napoleon Hill
  • A Chave Mestra das riquezas - Napoleon Hill
  • Chaves para o Sucesso - Napoleon Hill
  • Sucesso e Riqueza pela Persuasão - Napoleon Hill
  • As Chaves para o Pensamento Positivo - Napoleon Hill
  • Você Pode Fazer os Seus Milagres - Napoleon Hill
  • Quem Pensa Enriquece - Napoleon Hill
  • Paz de Espírito, Riqueza e Felicidade - Napoleon Hill
  • As Regras de Ouro de Napoleon Hill - Napoleon Hill
  • Quem Vende Enriquece - Napoleon Hill





Nenhum comentário:

Postar um comentário

seus comentários são sempre bem vindos. Agradeço sua participação.