terça-feira, 6 de setembro de 2011

NATUREZA CENTRADA EM NÓS MESMOS E NATUREZA CENTRADA EM DEUS




Não estava muito longe na rota espiritual quando me familiarizei com o que os psicólogos chamam ego e consciente, o que eu chamo o eu inferior, e o eu superior, ou a natureza centrada em nós mesmos e a natureza centrada em Deus. É como se fôssemos duas pessoas distintas, ou como se tivéssemos duas naturezas ou duas vontades com dois pontos de vista opostos. 

Nosso eu inferior vê as coisas desde o ponto de vista de nosso bem estar físico somente - nosso eu superior considera nosso bem estar psicológico ou espiritual. Nosso eu inferior nos vê como o centro do universo - nosso eu superior, como uma célula no corpo da humanidade. Quando nos regemos por nosso eu inferior, somos egoístas e materialistas, mas quando seguimos os ditames de nosso eu superior, vemos as coisas de uma maneira realista, e encontramos harmonia dentro de nós mesmos e com os demais.

O corpo, a mente e as emoções são instrumentos que podem ser empregados tanto pela natureza centrada em nós mesmos, como pela natureza centrada em Deus. A natureza centrada em si mesmo utiliza estes instrumentos, mas nunca se é capaz de controlá-los porque existe um conflito constante. Só a natureza centrada em Deus pode controlá-los em sua totalidade.

Quando a natureza centrada em Deus toma lugar, encontramos a paz interior. Enquanto chega esse momento, podemos lograr um controle parcial por meio da disciplina. Pode tratar-se de uma disciplina imposta desde o exterior, através da educação dos primeiros anos, a qual está no subconsciente da natureza centrada em nós mesmos; pode tratar-se de uma disciplina empreendida voluntariamente: a auto-disciplina. Veja bem, se você está fazendo algo que sabe que não deveria fazer e na verdade não deseja fazer, é sinal que lhe falta disciplina. Eu recomendo o desenvolvimento espiritual - e para tanto, a auto-disciplina.

Durante o período de desenvolvimento espiritual, o conflito interior pode ser mais ou menos tormentoso. O meu foi quase normal. A natureza centrada em nós mesmos é uma formidável inimiga e luta com muita força para reter sua identidade. Defende-se de uma maneira astuta e não se pode subestimá-la. Conhece os pontos débeis de nossa couraça e intenta uma confrontação quando menos se espera. Durante estes períodos de ataque, mantenha uma atitude humilde; não se relacione com ninguém, exceto com o sussurrante guia de seu eu superior.

O eu superior tem recebido muitos nomes maravilhosos dos altos líderes religiosos; alguns o chamam a força governante superior, a luz interior ou o Cristo que mora em nós. Quando Jesus disse: "O Reino de Deus está dentro de nós", estava se referindo obviamente ao eu superior. Em outro lugar se diz: O Cristo em nós, nossa esperança de glória, o Cristo que mora em nós. Jesus foi chamado o Cristo porque sua vida foi regida por esta força governante superior.
§
Quando falo de meus passos para a paz interior, refiro-me a eles como um marco de referência, não há nada absoluto quanto ao número de passos; podem aumentar, podem diminuir, é apenas uma maneira de falar do tema. Mas isto é importante: os passos para a paz interior não se dão em uma ordem determinada; o primeiro passo para um, pode ser o último para outro. Simplesmente dêem os passos que lhes pareçam mais fáceis e ao dar os primeiros passos lhes será mais fácil dar outros mais. 

Sou testemunha desta verdade. Espero que nenhum de vocês se sinta levado a sair em peregrinação; não estou tentando inspirá-los a que o façam. Mas podemos compartilhar o modo de encontrar harmonia em nossas vidas. Imagino que ao me ouvir expor alguns dos passos para a paz interior, reconhecê-los-ão como passos que também vocês têm dado.

Fonte: trecho do livro "Peregrina de Paz"

DEUS ME TOCOU .....



Intelectualmente, Deus me tocou muitas vezes como verdade e, emocionalmente, Deus me tocou como amor. Deus me tocou como bondade. 

Deus me tocou como amabilidade. Descobri que Deus é uma força criadora, uma força que motiva, uma inteligência total, o sempre-presente, o espírito que penetra tudo - o qual une tudo no universo e dá vida a tudo. 

Isto me aproximou de Deus. Não poderia estar onde Deus não estivesse. Você está dentro de Deus. Deus está dentro de você.

Fonte : pequeno trecho do livro : "Peregrina de Paz"