segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A voz de Deus dentro de nós.




Os conselhos ajudam, não há dúvida ...
Mas não se esqueça de que a solução de nossos problemas está dentro de nós mesmos, na voz silenciosa de nossa consciência, que é a voz de Deus dentro de nós.
Não se deixe enganar : só você será o responsável pelo caminho que escolher.
Ninguém poderá prestar contas por você.
Procure, portanto, viver acertadamente, de acordo com sua consciência.

Massanobu Fukuoka : uma nova agricultura


O agricultor e filósofo japonês Masanobu Fukuoka revolucionou a agricultura. Desde há 50 anos não lavra os seus campos, não tira as hervas daninhas, não poda as árvores, renuncia a herbicidas e adubos químicos.

Não semeia ordenadamente em filas mas lança as suas sementes ao largo. As suas colheitas são abundantes, a sua terra está em perfeito equilibrio, flora e fauna são diversificadas e exuberantes.
Fukuoka espalhou a sua mensagem pelo mundo inteiro.

Na Somália ajudou agricultores de modo a que as suas terras queimadas voltassem a ser campos verdes. Na India, o seu método de fazer agricultura com os meios mais simples abriu novamente perspectivas aos agricultores mais pobres, seguindo desta forma o pensamento de Gandhi.


Em 1998, Masanobu Fukuoka, com a idade de 86 anos, recebeu o Prémio Magsasay (Prémio Nóbel da Paz no Extremo Oriente) para a sua contribuição para o bem da humanidade. Nos últimos 20 anos utilizou o seu método para florestar zonas deserticas.

Na Tailândia, nas Filipinas, na India e nalguns países africanos transformou pequenas regiões desertificadas em paiságens verdes, ricas em diversidade florestal. Em março de 98 começou na Grécia a primeira acção de reflorestação na Europa


Foi um dos pioneiros da agricultura sustentável inspirando os fundadores da permacultura, Bill Mollison e David Holmgren, publicou em inglês "AGRICULTURA NATURAL - Teoria e prática da filosofia verde" (195) e The Road Back to Nature: Regaining the Paradise Lost (1987) e sua obra mais conhecida A Revolução de Uma Palha - Uma introdução à agricultura selvagem.


Masanobu Fukuoka, se baseia numa natureza livre da interferência e intervenção humanas e propõe a recuperar a natureza da destruição causada pela ação dos homens. A forma como descreve não requer altos investimentos e proporciona aos agricultores mais tempo livre, além de ser mais lucrativa. Os livros interessam a agricultores preocupados com o uso crescente de produtos químicos em seus campos e também a todos que buscam uma alimentação saudável.

http://pt-br.protopia.wikia.com/wiki/Masanobu_Fukuoka

Já estão sendo projetadas cidades do futuro



Já existem vários projetos aparentemente utópicos que irão existir em algumas das mais importantes cidades do mundo. Todas estas cidades serão sustentáveis e abrangerão diversos tipos de atividades.

As primeiras cidades que já tem os seus projetos são: Tóquio, Londres, Paris, Taiwan, Masdar e Catar. Estas 'cidades' são como se fossem 'bolhas' dentro da cidade já existente e lá dentro parece existir outro mundo.

As cidades terão Wi-Fi gratuito, dedicação ao transporte público sem engarrafamentos e emissões de gás carbonico. Para o Brasil a cidade eleita foi Curitiba no Paraná, mas que ainda não apresentou projetos futuros.
 
Conheça os 10 princípios básicos das cidades do futuro:
1. Ande a pé! Crie ambientes que privilegiem os pedestres.
2. Propulsão Humana! Crie bons ambientes para bicicletas e outros veículos não motorizados.
3. Vá de ônibus! Forneça transporte público de qualidade com bom custo benefício.
4. Estabeleça Limites! Permita o acesso de veículos em velocidades seguras e em números significativamente reduzidos.
5. Entregue as Mercadorias! Sirva a cidade de maneira limpa e segura ao fazer entregas de mercadorias.
6. Misture! Integre pessoas e atividades diferentes, edifícios e espaços.
7. Preencha os espaços! Aproveite os vazios para criar bairros compactos e atraentes, orientados para as pessoas e para o transporte público.
8. Fique Ligado! Respeite e valorize o patrimônio natural, cultural e histórico do seu lugar.
9. Conecte as quadras! Proporcione caminhadas diretas e produtivas, com quadras e edifícios de pequeno porte.
10. Faça durar! Construa para o longo prazo.

fontes: http://jewosempre.blogspot.com/2011/02/10-principios-basicos-das-cidades-do.html
http://www.luminidesign.com/2011/02/cidades-do-futuro.html
http://www.zevariedades.com/fotos-2/fotos-de-cidades-do-futuro/