segunda-feira, 14 de março de 2011

Projeto Natureza Viva

O projeto natureza viva nasceu do sonho de um grupo de pessoas que tinha por objetivo agir localmente o que muitos já pensavam globalmente. Durante quatro anos a ong Centro de Autoconhecimento e Meio Ambiente - Centro AMA atuou junto a uma associação de catadores de material reciclavel a ACARE, localizada no município de Cabedelo.

Em razão de sua natureza de organização não governamental sem fins lucrativos, O Centro AMA encontrou dificuldades na realização de seus objetivos estatutários e de implementar o Projeto Natureza Viva em toda a sua plenitude tendo em vista que durante os quatro anos em que trabalhou para implementar o projeto não recebeu nenhum tipo de contribuição em caráter regular. Por este motivo a diretoria da ong era quem arcava com todas as despesas de sua manutenção e para implementar o projeto, embora tenha levado este mesmo projeto à direção de várias instituições públicas e privadas, que colaboraram apenas de forma pontual. 

Este tipo de participação por parte das instituições não resolveu o problema da associação de catadores nem permitiu que houvesse a expansão da conscientização da população para colaborar de forma mais efetiva,   separando o lixo em suas residências para ser coletado pelos catadores de forma mais segura e eficiente.

 Esta gama de circunstâncias foi fomentando a decepção entre os  associados  da  ACARE.  Assim sendo, em razão das circunstância descritas ficou inviável  a continuidade  do trabalho de implementação do projeto. 

A Coleta Seletiva e o Contexto Social




O Brasil, pela sua peculiaridade de pais com uma população pobre nos centros urbanos a qual, por não possuir capacitação para ocupar cargos qualificados ou porque o grande contingente de trabalhadores desempregados faz com que a concorrência por estes cargos seja muito grande, tem as condições necessárias para que haja uma grande quantidade de moradores de rua e de favelas cuja única fonte de renda ou renda complementar seja a coleta de materiais recicláveis nos lixos dos grandes centros urbanos.

Esta peculiaridade, ao lado da necessidade de aumentar a quantidade de material que precisa ser encaminhado às empresas de reciclagem e que de outra forma iria parar nos lixões ou aterros sanitários, tem feito com que os poderes públicos e outras entidades como as ONGs que se dedicam a buscar soluções para o problema do meio ambiente, tenham procurado aproveitar este contingente de trabalhadores que já realizam este trabalho em condições precárias, dando-lhes apoio para que possam desenvolvê-lo de uma forma mais eficiente e menos insalubre.

APENAS UM MINUTO ...




O planeta terra tem 4.600 milhões de anos. Se condensarmos este período num conceito compreensivo poderemos comparar a Terra a uma pessoa de 46 anos.

Nada se sabe a respeito dos sete primeiros anos de vida dessa pessoa. Embora existam apenas vagas informações sobre o período intermediário, sabemos que a Terra apenas começou a florescer aos 42 anos.

O homem moderno surgiu há 4 horas e há uma hora descobriu a agricultura. A revolução industrial se inciou a um minuto. E, durante esses 60 segundos, o homem moderno fez de um Paraíso um depósito de lixo. 

Ele causou a extinção de 500 espécies animais, saqueou o planeta em busca de combustível e agora contempla com satisfação o planeta à beira da extinção total, prestes a destruir de vez este oásis de vida do sistema solar.

Texto publicado num panfleto do GREENPEACE.

PS.: A nossa mãe Terra sempre vai dar um jeito de se recuperar porque ela já está reagindo as agressões com grandes catástrofes, e o que realmente pode estar em extinção é a espécie humana já que não pode sobreviver sem água potável, produção de alimentos, ar puro e outros bens do planeta. Já o planeta, é um ser vivo e com capacidade de reagir para reequilibrar seus sistemas. Então.... o maior prejudicado é o agressor ...... o filho ingrato... o ser humano .....a bactéria que está infectando o planeta .....

O Sistema em Crise

Imagem Google


O modo como o homem vem agindo, trouxe como consequência uma situação desastrosa para o meio ambiente, afetando o comportamento do planeta, por conseguinte o agravamento da temperatura, a saber, do aquecimento global. Todo esse efeito já está ameaçando a existência da vida no planeta terra. Por isso, faz-se necessário, de cada cidadão, uma tomada de consciência e atitude urgente, a fim de assegurar o futuro das próximas gerações. Sendo assim, precisamos enfrentar cinco grandes desafios:


1) As mudanças climáticas;
2) A preservação da biodiversidade;
3)O acesso à água;
4) O dilema Energético;
5)O tratamento e a reciclagem do lixo.

Como o planeta terra é um ecossistema onde tudo interage, qualquer ação visando colaborar para a solução de um desses desafios vai beneficiar imediatamente a resolução dos demais.

A correlação do aquecimento global, dos desastres ambientais, das enchentes devastadoras, dos furacões, da fome, da miséria e da violência, com as atitudes agressivas dos seres humanos entre si e destes para com o meio ambiente, faz parte da visão de mundo aceita por Naess, entre outros ecologistas, que concebem o mundo como uma teia de fenômenos essencialmente inter-relacionados e interdependentes.(Aveline, 1999)

A competição extremada e o comportamento destrutivo são obvservados apenas na espécie humana, enquanto os demais seres vivem, geralmente, em estado de associação e cooperação.
Esta forma de organização dos seres vivos é propícia à formação de ecossistemas que são totalidades integradas cuja estrutura resulta da interdependência de suas partes que estabelecem vínculos de cooperação mútua onde suas relações caracterizam-se por coexistência e interdependência. (capra, 1990)

Capra afirma que [...} "um organismo que pense unicamente em termos de sua própriasobrevivência destruirá, invariavelmente, seu meio ambiente e, como estamos aprendendo por amarga experiência, acabará por destruir a si mesmo" [...] (op.cit.)

Fonte: trecho da Introdução do Projeto Natureza Viva, elaborado por Josélia Barbosa de Oliveira e Maria do Carmo Araújo Pereira com o objetivo de promover a Implantação da Coleta Seletiva do Lixo na cidade de Cabedelo-Pb, cumulativamente com a Inclusão Social dos Catadores de Recicláveis da Região.